Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Ao longo do mês de maio, MadeiraMadeira compartilha promoções imperdíveis para você conquistar o lar dos seus sonhos

13/05/2025

Iguatemi Esplanada lança 6ª edição do Collections com colecionáveis da marca suíça Kuhn Rikon

13/05/2025

Paulista North Way Shopping recebe a Semana da Mulher

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Uncategorized - Abracrim solicita providências urgentes ao governador e ao corregedor-geral de Polícia Civil do Piauí para apurar busca e apreensão irregular em residência de advogado criminalista
Uncategorized

Abracrim solicita providências urgentes ao governador e ao corregedor-geral de Polícia Civil do Piauí para apurar busca e apreensão irregular em residência de advogado criminalista

13/03/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) solicitou, na última segunda-feira (11), ao govenador do Piauí, Rafael Tajra Fonteles e ao corregedor-geral de Polícia Civil, providências formais e o afastamentos dos delegados de Polícia Civil responsáveis, em caráter de urgência, ante a ação ilegal do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACO) da Policia Civil do Piauí que realizou busca, apreensão e a prisão do advogado Phillipe Andrade da Silva em sua residência, sem que o mesmo fosse sequer investigado ou alvo de  qualquer mandado de busca ou prisão.

No documento assinado pelo presidente nacional da Abracrim, Sheyner Asfóra, e pelo presidente da Abracrim-PI, Antônio Mendes Moura, a entidade relata que: “A ação desastrosa do Delegado de Polícia Civil Laercio Evangelista, que presidiu o Inquérito Policial indicando erroneamente o endereço do advogado como sendo o de um dos investigados (induzindo a erro a autoridade judiciária que deferiu a medida), assim como a ação do Delegado Charles Pessoa, que, juntamente com três agentes de polícia civil, deu seguimento à busca e apreensão e realizou a prisão do advogado mesmo após a identificação do mesmo como pessoa completamente estranha àquelas constantes no Mandado de Busca e Apreensão e Prisão, demonstram o total despreparo desses profissionais, devendo tais condutas serem repudiadas com veemência e alvo de apuração rigorosa pelos órgãos de correição e de controle externo da atividade policial. Além da já mencionada e inaceitável ação policial, a falta de preparo do Delegado de Polícia Civil e demais agentes envolvidos no cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão salta aos olhos, uma vez que o submeterem a situação vexatória, mantendo-o deitado ao chão durante a busca em sua residência e conduzindo-o preso até a Delegacia de Polícia, local onde permaneceu sob custódia policial durante toda manhã”.

A Abracrim destaca em seu pedido que o domicílio do advogado é inviolável, pela Constituição Federal, e que a advocacia criminal brasileira não pode ser criminalizada. “Não se admite que em plena democracia e sob os auspícios do primado constitucional assegurando que “o advogado é indispensável à administração da justiça” (art. 133 da CF), a advocacia criminal possa ser criminalizada de tal forma, não se admitindo que se confundam investigados com aqueles que exercem o múnus da defesa dos direitos do cidadão e da cidadã. É de se observar que o domicílio não só do advogado, mas de qualquer cidadão, é inviolável, conforme o art. 5º, XI, da CF, salvo quando houver situação que autorize sua violação – o que não houve. No presente caso, a situação é ainda mais drástica, tendo em vista que o advogado Phillipe Andrade da Silva não era nem sequer investigado e sua residência também lhe serve de escritório, tendo o mesmo sido submetido ao constrangimento de ter seu lar e local de trabalho invadidos sem qualquer justificativa”. 

Por fim, a Abracrim requisitou às autoridades competentes do Piauí que a investigação e apuração do fatos sejam urgentes e que seus responsáveis, após o devido processo legal, sejam punidos. “Atuando na defesa das prerrogativas dos advogados, a Abracrim requer que sejam adotadas PROVIDÊNCIAS URGENTES com a determinação da apuração dos fatos para, ao final, todos os responsáveis pela ação desastrosa, ilegal e em total desrespeito à advocacia e aos preceitos legais, sejam exemplarmente punidos na forma da lei”, conclui o documento.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

O futuro do varejo: como a IA está transformando a experiência do consumidor

07/05/2025

GABA: Seu Guia Completo de Benefícios e Uso

17/02/2025

Detectando vazamentos em áreas com difícil acesso: soluções inovadoras

16/01/2025
EM DESTAQUE

Marketplace da Medprev chega em Belo Horizonte e inova com operação online 

03/02/20240

FPM: último repasse de outubro será de R$ 3,7 bilhões

26/10/20230

Porto de São Sebastião bate novo recorde de movimentação de cargas

22/01/20240

Vermifugação em cães: desvendando mitos, verdades e sua influência no bem-estar

04/04/20240

Elanco faz o lançamento oficial de Zenrelia no Comdev 2024

27/10/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Ao longo do mês de maio, MadeiraMadeira compartilha promoções imperdíveis para você conquistar o lar dos seus sonhos

13/05/2025

Iguatemi Esplanada lança 6ª edição do Collections com colecionáveis da marca suíça Kuhn Rikon

13/05/2025

Paulista North Way Shopping recebe a Semana da Mulher

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.