Quando pensamos em açaí, logo vem aquela combinação clássica que nós, da região sudeste, estamos acostumados: leite em pó, leite condensado e alguma fruta como morango e banana. Aos poucos, as combinações ganharam um plus a mais: paçoca, cremes, guloseimas, etc. Mas, de um tempo para cá, vem surgindo uma nova combinação de salivar a boca: o pistache.
Conhecido como o “ouro verde” na Itália, o pistache conquistou o coração dos brasileiros. Só em 2023, o aumento foi de 97% em comparação ao ano anterior e o valor gasto pelo Brasil na aquisição da oleaginosa foi de US$ 8,8 milhões, segundo um levantamento da fintech de comércio exterior, Vixtra, a partir dos dados da Secretaria de Comércio Exterior.
De cor amarronzada, o pistache tem sabor naturalmente adocicado e levemente torrado, são duas características que diferenciam o fruto de outros sabores. Além disso, o pistache possui uma versatilidade muito grande, e pode ser utilizado em receitas doces e salgadas, o que amplia o leque de opções.
Infelizmente, o pistache não é produzido no Brasil. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o pistache é uma planta originária da Ásia Menor, região compreendida pelo Irã, Síria e Turquia. Para ser produzida, é necessário um considerável número de dias de frio para que o desenvolvimento seja adequado. Ou seja, toda a matéria-prima do pistache é importada, o que faz com que o preço do quilo seja altíssimo.
Segundo um levantamento feito pela fintech de comércio exterior, Vixtra, o quadro de importações do pistache no Brasil voltou a crescer em 2022, quando a semente passou a ser mais utilizada na gastronomia. Em 2022, o resultado foi de US$ 4,5 milhões de importações.
As principais origens do pistache que entra no Brasil são Estados Unidos, em primeiro lugar com 77,7% (US$ 6,8 milhões), seguido da Argentina com 18,2% (US$ 1,6 milhões) e Irã com 4,1% (US$ 400 mil).
O “boom” do pistache
Você pode até não gostar ou nunca provou, mas não tem como negar que o pistache é o ingrediente “da vez” e as sobremesas à base do produto têm conquistado cada vez mais paladares.
Mas foi lá em 2020, quando o pistache não era tão conhecido assim, que a Di Matteo Açaí – franquia no setor de açaiteria e alimentação – decidiu inovar em seu cardápio. Fugindo dos tradicionais complementos que são oferecidos nos estabelecimentos, a rede incluiu o Creme de Pistache Premium, que rapidamente se tornou a marca registrada da rede.
A receita é exclusiva e de alta qualidade, mas segundo Henrique Machado, CEO e fundador da Di Matteo Açaí, é uma receita secreta. Idealizado por ele mesmo, a rede se tornou pioneira ao implantar o creme como acompanhamento quando a internet ainda nem falava sobre a tendência do pistache.
“Desde 2020, quando inauguramos a Di Matteo Açaí, o Creme de Pistache Premium teve uma excelente aceitação pelo seu público, e hoje se consolidou como símbolo da marca e o carro chefe do nosso cardápio”, revela Henrique.
Para além do Creme de Pistache, a marca também inovou a criar receitas de outros cremes exclusivos. “Quanto aos outros cremes exclusivos, foram desenvolvidos por meio de pesquisas e parcerias com grandes indústrias, receitas de família seguindo padrões e inspirações na gastronomia italiana, sempre visando a experiência de sabor inigualável ao nosso cliente”, afirma.
Os demais sabores exclusivos de cremes da Di Matteo são: Creme Ninho Gourmet, Nutella Branca, Creme Waffer com Trufa Branca, Creme Cookies de Ninho e Iogurte Grecco. Hoje, estas receitas são compartilhadas com os franqueados da rede, que seguem à risca seus modos de preparo e, acima de tudo, utilizam apenas produtos de marcas homologadas, garantindo a qualidade e padronização.
Novos produtos Di Matteo Açaí
Embarcando no sucesso do pistache, a Di Matteo Açaí prepara novos produtos para serem incluídos no cardápio da rede. O Gelato de Pistache Di Matteo é a nova receita que fará parte da açaiteria e promete arrancar suspiros dos apaixonados do Creme de Pistache Premium da marca.
A novidade ainda não tem uma data de lançamento prevista, mas Henrique Machado, CEO e fundador da Di Matteo revela que o gelato estará disponível ainda no primeiro semestre de 2025. “Nesse final de 2024, o foco foi em estruturar nosso cardápio, com estratégias e gatilhos de vendas e melhorar a experiência de compra do nosso cliente”, afirma.
A receita do Gelato de Pistache Di Matteo foi desenvolvida por Henrique, que contou com a ajuda de uma empresa italiana parceira da marca junto com um dos seus técnicos em alimentos, usando ingredientes à base de pistache.
“Esses ingredientes são produtos de qualidade premium, caros e muito especiais, com isso ele conseguiu chegar ao resultado esperado, um produto diferente, com sabor muito mais acentuado do Pistache”, finaliza o CEO.
Sobre a Di Matteo Açaí
Fundada em Jales, no interior de São Paulo, em 2020, a Di Matteo Açaí entrou para o franchising em 2022. Em apenas dois anos, ela conta, atualmente, com mais de 30 unidades franqueadas espalhadas pelo estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A empresa estabeleceu sua presença com receitas de cremes exclusivos, com destaque para o creme de pistache premium – sua marca registrada -, tornando-se pioneira ao oferecer a seus clientes, desde sua inauguração, este produto como acompanhamento no mercado de açaiteria. O modelo de negócio da franquia é o loja de rua, com investimento inicial total de R$ 150 mil, e prazo de retorno de 12 a 18 meses. https://dimatteoacai.com.br/
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