Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Agilidade no atendimento e flexibilidade: os benefícios da telemedicina para pacientes que precisam de ajuda psicológica
BEM-ESTAR

Agilidade no atendimento e flexibilidade: os benefícios da telemedicina para pacientes que precisam de ajuda psicológica

fatimabrasil28/01/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Assunto ainda considerado como tabu e cheio de preconceitos pela grande maioria da população, o cuidado com a saúde mental e emocional muitas vezes fica em segundo plano justamente pela falta de conscientização e estigma sobre o tema. 

 

Mas graças à telemedicina, os avanços são reais nessa área, segundo a psicóloga Gitana Mara Medeiros, que atende pela plataforma PicDoc.

“A telemedicina revolucionou a saúde e trouxe um impacto muito positivo para o cuidado com a saúde emocional, especialmente em um mundo onde a falta de tempo, deslocamento e outras desculpas muitas vezes são obstáculos para buscar ajuda”, ressaltou Gitana, que também atende presencial em Balneário Camboriú.

Um estudo do Distrito Healthtech Report 2023 apontou que a telemedicina é uma das áreas mais importantes da saúde digital, com projeções globais de crescimento de 18,8% até 2030.

Benefícios do atendimento online
Acessibilidade, flexibilidade nos horários e custo-benefício são os principais benefícios no tratamento psicológico a distância. Com a ajuda da tecnologia, é possível acessar profissionais de saúde mental de qualquer lugar, eliminando a necessidade de deslocamentos longos e também beneficiando tanto quem vive em áreas remotas quanto quem tem uma rotina intensa.

Outro ponto importante é o auxílio que a teleconsulta oferece para algumas pessoas que têm dificuldade de buscar ajuda presencialmente, seja por vergonha, ansiedade ou preconceito. 

“A telemedicina permite que o paciente realize a consulta no conforto da sua casa, o que reduz o desconforto inicial e pode tornar a experiência menos intimidadora”, lembrou a psicóloga.

Além disso, a agilidade no atendimento ganha pontos quando o assunto é a telemedicina, principalmente em plataformas como a PicDoc, onde não é necessário agendamento prévio nem pagamento de mensalidade.

“Muitas vezes, é mais fácil conseguir uma consulta online do que presencial, especialmente em situações em que o paciente sente necessidade urgente de conversar com alguém”, ressalta Gitana.

A PicDoc iniciou as operações em 2022 e, desde então, mais de 30 mil pacientes já foram atendidos pela plataforma em todo o Brasil. São mais de 4 mil médicos parceiros, mais de 60 especialidades atendidas, além de outros profissionais da área da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. 

Preconceito e estigma
Infelizmente ainda existe um forte preconceito em relação à busca de ajuda psicológica ou psiquiátrica. Frases como “é frescura”, “é coisa da cabeça”, “você só precisa ser mais forte” ou ainda “psicólogo é coisa de gente louca” perpetuam a ideia de que problemas emocionais não são legítimos ou graves. 

“Se temos arritmia, pressão alta, problemas com obesidade ou diabetes, por exemplo, vamos procurar ajuda médica. Precisamos entender que a nossa saúde mental também precisa de cuidados. É necessário conscientizar a população e educá-la a reconhecer os sinais de problemas emocionais. Diferente de uma dor física, os sinais da saúde mental nem sempre são óbvios e, por isso, são subestimados”, ressalta a especialista.

Alguns sinais que o paciente precisa ficar atento e que podem indicar problemas de ordem emocional: alterações de humor persistentes; fadiga constante e falta de energia; problemas com o sono; dificuldade de concentração; alterações de apetite; sensação de sobrecarga ou falta de controle; reações emocionais exageradas; isolamento social; sintomas físicos sem explicação médica; pensamentos negativos ou sensação de desesperança.

Dicas de como cuidar da saúde mental
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença. Gitana deu algumas orientações sobre como fortalecer a saúde mental e ressaltou a importância de reconhecer as emoções. 

“Procure ter a percepção de se sentir e avaliar o que está passando. Ignorar emoções como tristeza, raiva ou frustração pode agravar o problema. Além disso, estabeleça uma rotina equilibrada, alimente-se de forma saudável, pratique atividade física regularmente e evite a sobrecarga. Respeite seus limites e evite assumir mais compromissos do que consegue administrar. Cuidar da saúde mental é um ato de coragem, não de fraqueza”, finalizou a especialista. 

Sobre o Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. Desde 2023 é reconhecida oficialmente no calendário brasileiro como lei federal (Lei 14.556/23). 

Em 2025 o tema é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é estimular pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas a apoiarem ações concretas que coloquem a saúde mental como prioridade coletiva. 

Com informações: Agência Nacional de Saúde Suplementar

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Geziane de Mattos Diosti
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde

10/05/2025

Mais precisão diagnóstica para reduzir cirurgias desnecessárias de tireoide é aposta da ATA em novo guideline

10/05/2025

ACG Home Care valoriza os Enfermeiros e oferece oportunidade como franqueado

10/05/2025
EM DESTAQUE

Shopping Eldorado promove arrecadação de brinquedos e adoção de Pets

19/12/20230

Fundação Amazônia Sustentável participa do Fórum de Ciência e Inovação 2023

23/10/20230

Presidente da França, Emmanuel Macron, inaugura o Institut Pasteur de São Paulo na USP

31/03/20240

Pernambuco: período de defeso da piracema termina dia 28 de fevereiro

07/11/20230

Refúgio Natural em Pedro do Rio: Um Paisagismo Integrado ao Bioma da Mata Atlântica

31/10/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.