A AIVA Lubrificantes, empresa do grupo Argenta, apresenta ao mercado o resultado de investimentos realizados em inovação no desenvolvimento de produtos da marca que é referência no segmento: o lançamento dos cinco produtos da linha Protector, voltados aos setores automotivo, agrícola e industrial. Segundo a empresa, a linha deve representar em torno de 25% do faturamento neste ano e atender em grande parte o Sul do Brasil e o mercado Latam, e o plano é chegar a 50%.
Para dar suporte à expansão em vendas, a fábrica de graxas passará por ampliação, já que a produção de graxas é a atividade mais significativa da AIVA. O objetivo é aumentar a produção de 400 toneladas para 700 toneladas mensais.
A empresa está investindo cerca de R$ 30 milhões até o final deste ano nas operações para expansão de portfólio, em eficiência, expansão da capacidade e da área fabril e em automação industrial — no caso da linha Protector, foram agregados recursos tecnológicos direcionados a envase e rotulagem dos produtos. Do total, aproximadamente R$ 1,2 milhão foram voltados ao laboratório de controle de qualidade, no ano passado, o que permitiu otimizar o tempo de análises e garantir a confiabilidade dos resultados seguindo padrões internacionais, inclusive visando a obtenção de certificações.
“O lançamento da Protector tem uma importância muito grande. A nossa linha de graxas é o que temos de melhor no mercado. Somos uma marca homologada por diversos parceiros, grandes players do setor industrial. Desenvolvemos um produto de altíssimo padrão que atende os níveis mais rigorosos de qualidade e tecnologia”, afirma o Diretor Executivo, Ricardo Nunes. A empresa prevê mais lançamentos ao longo de 2025, incluindo lubrificantes industriais, para motocicletas, linhas leve e pesada, além de fluídos de transmissão.
Em sua unidade, em Alvorada, a AIVA foca suas atividades na indústria de lubrificantes e graxas, além de oferecer soluções em economia circular, a partir da coleta, rerrefino e produção de óleo básico. Pioneira no setor, é a única que também atua no ramo de produção de óleos lubrificantes acabados na região Sul.
Criada em 1961 como Indústria Petroquímica do Sul, a AIVA foi incorporada à Argenta em 2023, tornando-se referência na coleta e produção de óleos básicos. Possui filiais em Campo Largo e Cascavel (PR) e em Tio Hugo, Ijuí e Canoas (RS). Os produtos abastecem, ainda, mercados no Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia.
Conheça mais sobre a linha de graxas Protector
Produzida seguindo processos técnicos e industriais precisos e de forma sustentável, a nova linha Protector, da AIVA, apresenta soluções tanto para aplicações básicas quanto complexas na proteção de componentes. São cinco versões para diferentes necessidades:
CH2 – É à base de sabão de cálcio, ideal para mancais de chassis automotivos, pinos de molas, maquinário agrícola e outras aplicações que não operam em altas temperaturas. Como vantagem, apresenta estabilidade estrutural, resistência à oxidação e à ação da água, fácil bombeabilidade e proteção anticorrosiva.
CH2 Grafite – Similar à CH2, mas com adição de grafite para maior permanência entre superfícies em contato. Indicada para cabos de aço, engrenagens abertas e trilhos ferroviários. Traz as mesmas características da CH2 em vantagens.
Lítio MP2 – Graxa NLGI 2 à base de sabão de lítio, é voltada para mancais planos, rolamentos, correntes e uso automotivo e industrial até 150ºC. É resistente à oxidação e à lavagem pela água, tem estabilidade estrutural e proteção anticorrosiva.
Lítio MP2 EP – Similar ao Lítio MP2, mas com aditivos de extrema pressão (EP) para suportar cargas, impacto ou vibração. É indicada para equipamentos industriais de alta demanda e sob condições extremas.
Complexo de Lítio – Graxa NLG2 superior, resistente a baixas e altas temperaturas, com excelente estabilidade química e propriedades de extrema pressão. É usada em aplicações automotivas e industriais, de -12ºC a 200ºC. Entre as vantagens, alta resistência à oxidação, fácil bombeabilidade e proteção antidesgaste sob elevadas cargas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALANA GABRIELA PAULS HAEUSER
alana@dinamicaconteudo.com.br