O novo ano já bate na porta e junto com a esperança vem a preocupação com as contas de janeiro, IPTU, material escolar,IPVA, matrícula e mensalidade escolar. Apesar de ser esperado, as despesas na maioria das vezes são ignoradas no final de ano. E então, aparece a mesma cena: dívidas logo em janeiro e preocupação de como sair de tal situação. “Os gastos de início de ano não são poucos, por isso precisamos ter um planejamento financeiro bem estruturado para você conseguir arcar com todas as despesas sem prejudicar o seu orçamento”, frisa a analista e educadora financeira Ellen Silvério.
Uma boa dica é ter uma planilha para organizar ganhos e gastos é outra prática que faz toda a diferença. “Dessa forma, não se perde com tantas despesas e conseguir fazer um planejamento financeiro para se organizar melhor. Assim, voce define prioridades com mais facilidade, assim como administrar melhor não só as contas do começo do ano, mas também todas as suas finanças ao longo dos meses seguintes”, sugere.
Além disso, compre de maneira consciente durante o fim de ano. Evite parcelar suas compras, assim como pensar apenas no momento. “A alegria do gasto, da compra pode ser passageira, as contas continuarão lá por alguns meses. Sempre pense no dia de amanhã, emergências podem acontecer e você precisa se precaver”, diz a especialista.
Em qual situação parcelar?
Há a possibilidade de pagar à vista, o que pode ser uma boa, pois há mais possibilidades de desconto. “Em relação aos impostos, em geral, é possível obter bons descontos caso o pagamento seja realizado à vista. Além disso, se você tem carro, além do IPVA, também precisa se organizar para a renovação do seu seguro. Para quem tem filhos e precisa fazer a renovação da matrícula escolar das crianças, ainda no final do ano pode procurar a escola para negociar o pagamento antecipado dos valores de matrículas e mensalidade, o que também pode garantir descontos consideráveis”, esclarece.
Lembre-se, despesas envolvidas, como a compra do uniforme e do material escolar para o ano que vai começar. “Dependendo da escola onde seus filhos estudam, esses itens podem aumentar o valor da mensalidade.Para comprar o material escolar, pesquise os preços em diversas lojas com cuidado e escolha as opções mais em conta, considerando a relação custo – benefício. Não vale a pena comprar uma mochila por um valor baixo em janeiro e ter que comprar outra poucos meses depois porque o material do produto era de má qualidade e acabou estragando”, orienta Ellen.
Portanto, para evitar muitos contratempos, o planejamento financeiro é a melhor opção. “Para quem tem dúvida, pode contratar um educador financeiro, o profissional irá estudar seu caso e mostrar as melhores alternativas de organização, além de te ajudar a montar um modelo de planilha que te atenda e seja de fácil compreensão”, finaliza.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline Beatriz Batista Lourenço
alinelourencojor@gmail.com