Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

09/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

09/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita
BEM-ESTAR

Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita

fatimabrasil27/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

A ansiedade é a queixa mais comum entre as mulheres durante atendimentos psicológicos e psiquiátricos, afetando 33,5% delas, de acordo com um novo estudo da Telavita, pioneira em soluções digitais para a área da saúde mental no Brasil. A análise, baseada em 14.204 consultas realizadas entre março de 2024 e fevereiro de 2025, também revelou que quase 20% dos casos exigem acompanhamento intensivo, evidenciando a gravidade do cenário.

O levantamento indica ainda que as mulheres buscam mais apoio psicológico do que os homens, representando 64,48% dos atendimentos. Além disso, 2,1% das mulheres atendidas relataram ideação suicida, evidenciando a necessidade urgente de medidas de prevenção e suporte à saúde mental feminina. Problemas de relacionamento e insônia também surgem como fatores relevantes que impactam o bem-estar emocional, muitas vezes relacionados à sobrecarga mental e emocional.

“Os dados destacam o impacto da ‘carga mental’, que se refere ao esforço cognitivo constante para administrar tarefas diárias, incluindo demandas domésticas, relações interpessoais e pressões profissionais. Mulheres que acumulam múltiplos papeis estão mais suscetíveis a transtornos de ansiedade, depressão e burnout. Como reflexo desse esgotamento, 66% das mulheres relataram crises de ansiedade e 34,7% mencionaram episódios de choro sem motivo aparente”, explica a psicóloga e Head de Gestão Clínica da Telavita, Aline Silva.

A complexidade dos casos também é maior entre as mulheres, com 43,3% dos atendimentos femininos classificados como moderados, em comparação com 37% dos atendimentos masculinos. Além disso, 21,8% das mulheres relataram sintomas de alto impacto, enquanto entre os homens essa taxa foi de 15,6%, reforçando a necessidade de políticas voltadas para a saúde mental feminina.

Diferenças de gênero 

As estatísticas revelam padrões distintos entre homens e mulheres. Enquanto elas apresentam taxas mais altas de ansiedade e esgotamento emocional, os homens relatam mais problemas relacionados ao uso de substâncias e comportamentos impulsivos. Problemas emocionais ligados a relacionamentos são duas vezes mais frequentes entre mulheres do que entre homens, demonstrando como a carga emocional e afetiva afeta sua saúde mental. “A ideação suicida também é ligeiramente maior entre as mulheres, ressaltando a importância de estratégias específicas de acolhimento e prevenção”, completa Aline.

Impacto demográfico

A análise regional revelou que os estados do Norte e Nordeste registram os piores índices de saúde mental entre as mulheres. O Amazonas se destaca negativamente, com 6,97% das mulheres atendidas relatando ideação suicida. No Acre, mais da metade das pacientes apresentou sintomas de impacto médio. No Amapá, 10% dos casos foram classificados como de alta complexidade, exigindo acompanhamento contínuo. Na Bahia, 9,2% das mulheres enfrentaram sintomas de alto impacto, e em Alagoas, a ideação suicida foi superior à média nacional. Esses números sugerem que fatores socioeconômicos e a falta de acesso a serviços de saúde mental estão agravando os quadros psicológicos nessas regiões.

“Diante desse cenário, criar espaços seguros para que as mulheres possam expressar suas emoções sem julgamentos é essencial, assim como a distribuição equitativa das responsabilidades domésticas e profissionais. O acesso facilitado a tratamentos psicológicos, a normalização da busca por suporte profissional e a implementação de políticas laborais mais flexíveis são medidas fundamentais para aliviar a sobrecarga mental e emocional das mulheres”, finaliza a especialista.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Louise Barbosa Favaro
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Com o aumento de doenças que afetam a saúde mental, prezar por bem-estar no ambiente de trabalho é essencial

09/05/2025

“Meu mundo apagou”: CEO da 4Us relata descoberta de câncer e os sinais ignorados pelo medo

09/05/2025

Fujifilm marca presença no 17º Congresso Brasileiro de Dor

09/05/2025
EM DESTAQUE

DINAMO Networks está entre os líderes globais de HSM e revela aumento de 30% na procura por guarda segura de chaves criptográficas neste início de ano

11/04/20240

Fãs de Gusttavo Lima participam da criação de novo perfume do cantor

18/12/20240

Longevidade na força de trabalho alerta sobre previdência privada para assegurar bem-estar financeiro futuro

17/12/20240

A Tecnologia no Empreendedorismo é tema da próxima edição do ACISA Cast

11/04/20240

Secret Outlet inicia nova fase da empresa com mudança de CEO

02/12/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

09/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

09/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

09/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.