POETAS PLURAIS é nome da antologia na qual a Editora Calêndula reuniu poetas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília para um lançamento conjunto e reafirmar seu compromisso com a poesia e a pluralidade de vozes. De São Paulo, Adriano de Almeida e Fábio Brazil estarão presentes e farão leituras e performances no dia do lançamento.
A Calêndula, editora capixaba, nasceu em 2023 sob a direção editorial de Wilbett de Oliveira e já apresenta um catálogo com 13 títulos, incluindo “Mãos de Deus”, biografia autorizada do Padre Júlio Lancellotti escrita por Luiz Eduardo de Carvalho – lançamento em breve – e que também estará disponível no dia do evento, com a presença do autor.
“Poetas Plurais é uma reunião de preciosas amostras da obra de sete importantes poetas brasileiros, todos já publicados por outras editoras e que vêm afirmando seus nomes no contínuo de suas produções, é um encontro de diferentes vozes que reafirmam a grande diversidade de escritas e percepções de poesia no contexto da poesia contemporânea” afirma Luiz Eduardo de Carvalho, que assina a editoração do livro.
Entre as vozes plurais do livro, o paulistano Fábio Brazil, autor de Ponto de Partilha – 30 anos de poesia – já é conhecido por seu trabalho junto ao Caleidos Cia, onde desenvolve a criação de dramaturgia para dança por meio da poesia. Outro paulistano, Adriano de Almeida, que estreou em prosa com o livro Entulhos (Patuá, 2015), também estará presente no evento de lançamento no dia 19 de abril, no Instituto Caleidos.
Na apresentação de Poetas Plurais, o ensaísta e professor de Literatura da Universidade Federal da Paraíba Arturo Gouveia adverte: “Com textos em processo de descoberta, outros já em inegável maturidade, o livro reúne uma pluralidade de propostas e arranjos que devem ser examinados pelo bom gosto da leitura, mas também por um certo rigor crítico. É nessa tensão entre o prazer da recepção e a análise que reside o melhor desfrute da arte.”
No evento de lançamento, além da leitura dos poemas presentes na antologia, cada autor performando seus poemas para o público, será proposto um Aparelho de Poesia – evento realizado pelo Caleidos há mais de 15 anos –, no qual a leitura se espalha pelos presentes e os poemas se misturam num momento de criação lúdica e coletiva.
SERVIÇO:
Lançamento de POETAS PLURAIS
Livro reunião de poetas, editora Calêndula (ES)
Autores: Fábio Brazil e Adriano de Almeida (São Paulo), André Luis Soares, Flávia Joss, Júnia Paixão, Mell Ranaut e Wanderley Wasconcelos.
No Instituto Caleidos – rua Mota Pais, 213 – Lapa – São Paulo – SP
Início: 19h – Leituras e performances: 21h
Entrada franca