Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • RECEITAS
  • TECNOLOGIA
  • DIVERSOS
  • SHOPPING
  • CASA E DECORAÇÃO
  • MODA E BELEZA
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • BEM-ESTAR
  • ALIMENTAÇÃO
  • PET

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Chlorella a Alga Poderosa Para um Detox Profundo do Corpo

28/07/2025

Porque Meu Gato Me Morde de Leve Entenda o Comportamento

28/07/2025

Sandália masculina: Leveza e estilo para o verão

28/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • RECEITAS
  • TECNOLOGIA
  • DIVERSOS
  • SHOPPING
  • CASA E DECORAÇÃO
  • MODA E BELEZA
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • BEM-ESTAR
  • ALIMENTAÇÃO
  • PET
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Após a Nova Lei do SAC, entenda o que mudou no atendimento ao cliente
TECNOLOGIA

Após a Nova Lei do SAC, entenda o que mudou no atendimento ao cliente

08/12/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

No final do ano passado, entrou em vigor um novo decreto, que estabeleceu novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para empresas como instituições financeiras, seguradoras, operadoras de telefonia fixa e móvel e empresas de banda larga e TV por assinatura, com foco especial nos canais integrados. Com a expansão das vendas omnichannel, que se baseia na concentração de todos os canais utilizados por uma empresa, agora, o atendimento ao cliente deve contemplar diferentes meios de comunicação, já que durante anos, a lei previa apenas a interação limitada a canais tradicionais, como telefone e e-mail.

Agora, as companhias também devem disponibilizar aos consumidores opções como sites, aplicativos, chatbots e outras plataformas digitais, incluindo WhatsApp e Instagram. Além disso, essas opções devem ser gratuitas e disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, e mesmo com a inclusão de atendimentos pela internet e por SMS, o decreto estipula que o SAC deve manter um atendimento humano por, no mínimo, oito horas diárias.

Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk, uma empresa LWSA, afirma que a preocupação com a satisfação e a confiança dos consumidores foi o catalisador da modernização da Lei e ainda afirma que não se trata apenas de se adaptar às novas regulamentações, mas também às exigências do consumidor. “As empresas que abraçam estratégias omnichannel não apenas atendem a lei, mas também vão conseguir otimizar seus fluxos internos e fidelizar os clientes. No final das contas, negócios bem-sucedidos são aqueles que asseguram que seus clientes sejam atendidos por meio do canal de sua preferência”, destaca.

Aline Goldsztejn, Diretora Jurídica da LWSA ressalta que além de eventual impacto trabalhista que a lei trouxe, o qual pode ser mitigado com a terceirização dos serviços, observando as regras de teleatendimento e demais normas regulamentadoras. “É igualmente importante analisar o grau de maturidade e adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/18) e o nível de segurança cibernética adotados, considerando o acesso aos dados pessoais de clientes, sendo indispensável a observância dos mais altos níveis de sigilo e confidencialidade em seu tratamento e armazenamento”.

Ricco ainda explica que a necessidade de adaptação das antigas normas surgiu em resposta às transformações impulsionadas pela tecnologia e às crescentes expectativas do consumidor, que se tornam cada vez mais exigentes e pagam mais caro por uma melhor experiência – referindo-se ao estudo CX Trends 2023. “A era digital trouxe consigo uma nova perspectiva de atendimento. Com o crescimento do comércio eletrônico e a realidade dos múltiplos canais, o atendimento telefônico mostrou-se insuficiente para atender às necessidades atuais”. 

Após a Nova Lei
Ricco ressalta que neste primeiro ano após a implementação da Nova Lei do SAC, fica evidente que as mudanças foram significativas e que as empresas estão mais preparadas para atender as demandas em um mundo cada vez mais digital e dinâmico. “Os clientes têm à disposição uma gama de opções de atendimento mais acessíveis e eficientes, garantindo uma experiência satisfatória. A modernização das regras trouxe maior transparência, facilidade de acesso aos canais de contato, e um foco ainda mais acentuado na satisfação do cliente”, destaca.

No entanto, o especialista faz um alerta: “a evolução não para por aqui. Com as mudanças contínuas com o cliente no centro dos negócios e no cenário tecnológico, é preciso continuar atento a se adaptar e inovar para permanecerem relevantes. A Nova Lei do SAC é um passo importante, mas apenas o início de uma jornada em direção a um atendimento ao cliente cada vez mais excepcional”, finaliza.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Limites legais do rastreamento de celulares no Brasil

18/07/2025

Como Jogar Lotomania: Guia Completo para Apostar e Ganhar

04/06/2025

CP Games se destaca no principal encontro de iGaming do Brasil

06/05/2025
EM DESTAQUE

Decoração De Banheiro Pequeno 40 Ideias Lindas

29/05/20252

Promun Dog Para Que Serve? Aumente a Imunidade do seu Cão

21/07/20251

O que vestir no verão masculino: Looks leves e despojados

18/07/20251

Aptamil AR Para Que Serve? A Solução para o Refluxo do Bebê

04/07/20251

Decifrando Rótulos Um Guia Prático Para Fazer Compras Inteligentes

04/07/20251
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Decoração De Banheiro Pequeno 40 Ideias Lindas

29/05/2025

Promun Dog Para Que Serve? Aumente a Imunidade do seu Cão

21/07/2025

O que vestir no verão masculino: Looks leves e despojados

18/07/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Política Editorial
  • CONTATO

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.