É necessário ter fôlego para acompanhar as mil e uma ideias que surgem na cabeça de Glenda Kozlowski. A jornalista esportiva e ex-campeã de bodyboarding nunca quis saber de calmaria. Repórter esportiva, narradora, apresentadora e empresária, ela está sempre atrás de novas fases e projetos. Após uma passagem pelo noturno “Melhor da Noite”, que comandou entre 2023 e 2025, a apresentadora retorna à sua principal área de atuação: o esporte. Recentemente, ela voltou ao comando do “Show do Esporte”, que vai ao ar aos domingos, na Band. “Acho que a minha carreira sempre foi assim, em movimento. Isso que é bom. Fui atleta, trabalho na área esportiva e se tem uma coisa que eu aprendi na vida é estar em movimento. Sou inquieta, tenho um milhão de ideias por dia. Estou sempre querendo conectar, realizar, criar. Tenho muita energia na Band e na minha vida particular”, valoriza Glenda, que confessa não ter dificuldades para dormir após um longo dia de trabalho. “Quando coloco a cabeça no travesseiro, não demoro 10 segundos para dormir (risos)”, completa.
A Glenda que retorna ao “Show do Esporte” ganhou algumas características e aprendizados novos, após substituir Fausto Silva na grade do horário nobre. A apresentadora valoriza o período no “Melhor da Noite” por encarar uma produção diária, ao vivo e mesclando entretenimento, jornalismo e esporte. “Estou mais forte profissionalmente e mais corajosa para ir em busca dos meus objetivos. O desafio era gigante. Como eu disse na época, eu estava prestes a surfar uma onda de Nazaré, daquelas enormes. E acho que o resultado foi bom. O que mais me deixa feliz é o carinho que recebo das pessoas por onde passo e nas minhas redes sociais. O aprendizado é saber que vale a pena mergulhar de cabeça quando algo aparece na nossa vida da noite para dia. Estar vulnerável é estar aberta ao aprendizado e criar novas oportunidades”, aponta,
De volta aos estúdios do “Show do Esporte”, Glenda também retoma a parceria com Elia Júnior. O programa debate as rodadas do Campeonato Brasileiro e também traz uma ampla cobertura da Fórmula 1, principal produto esportivo da grade da Band. “Sentia falta da alegria, das brincadeiras, de dar bom dia sorrindo. Um programa esportivo é mais leve, permite sorrir mais, entrar na onda dos memes, contar histórias positivas, de superação, raça, histórias essas que me emocionam. E acho o esporte um grande lugar para exemplos, transformação, inclusão. Um lugar que nos faz rejuvenescer o espírito”, aponta.
Na Band desde 2020, Glenda carrega também no currículo uma passagem de mais de 20 anos pela Globo, onde comandou produções, como “Esporte Espetacular” e “Globo Esporte”. Ela, que acompanhou diversos ciclos da Seleção Brasileira, se mantém esperançosa quanto ao futuro da equipe brasileira na Copa do Mundo de 2026. “O mundo mudou bastante. A comunicação mais ainda. O calendário do futebol virou uma coisa de maluco. Seleção lida com grandes paixões, fanatismos. Um quebra-cabeça difícil de montar, mexer e aproximar do público. Já vi outras Seleções sendo extremamente questionadas e vitoriosas. Já vi outras Seleções aplaudidas e perderem. Eu sou prática. Eliminatórias: qual o objetivo? Se classificar para a Copa do Mundo. Ponto final”, opina.
“Show do Esporte” – Domingo, às 12h, na Band.
Mente esportiva
O esporte está ramificado em diversas áreas da vida de Glenda Kozlowski. Mesmo à frente do “Melhor da Noite”, a apresentadora nunca esteve longe da área, tanto na vida pessoal quanto profissional. “O esporte é minha vida. Eu nunca ficarei afastada. Meu ciclo de amizade é no esporte, cresci nesse meio e é meu assunto preferido. Abri uma agência de consultoria de projetos, estratégia e negócios na área de esportes, bem-estar e saúde. Tenho muitos projetos para 2025 ligados a esses temas”, explica.
Nos últimos anos, Glenda tem aproveitado todos os contatos e conhecimentos que adquiriu na área para ampliar sua atuação esportiva na frente e por trás das câmeras. Por isso mesmo, futebol e outras modalidades nunca deixaram de ser um dos assuntos preferidos da jornalista onde quer que seja. “Me olho como uma profissional múltipla. Sou uma comunicadora, alguém que gosta de conversar com a pessoa do outro lado da tela. Adoro sentar na sala de estar do povo e falar sobre diversos assuntos: esporte, cultura, saúde e moda também. Tem a hora do comportamento, da brincadeira que traz a gargalhada, mas tem a seriedade do jornalismo. Gosto de rir, chorar, contar histórias. Sou uma profissional camaleoa. O ‘Melhor da Noite’ me deu ainda mais certeza disso. Adoro novas oportunidades e desafios. Eu adoro a tevê aberta, sou filha dela”, valoriza.
Instantâneas
# Antes de se tornar jornalista, Glenda foi bodyboarder profissional e conquistou quatro títulos mundiais.
# Em 2016, ela se tornou a primeira narradora esportiva da Globo, ao transmitir ginástica artística e rítmica nos Jogos Olímpicos do Rio.
# Glenda participou do filme “Os Trapalhões e a Árvore da Juventude”.
# A jornalista reúne mais de 900 mil seguidores no Instagram.
GLENDA KOZLOWSKI, que comanda o “Show do Esporte”, da Band, por Caroline Borges | TV Press