Alguns projetos já começam com um potencial gigantesco. Ainda recém-chegada ao vídeo, Bella Campos não subestima a intensidade que o impacto do remake de “Vale Tudo” poderá ter em sua trajetória profissional ao final das gravações. Na pele da vilã da nova novela das nove Maria de Fátima, a atriz de 27 anos se dedica para aproveitar a vitrine e os holofotes da personagem icônica na teledramaturgia brasileira. Para isso, ela reuniu uma equipe extensa por trás das câmeras para auxiliá-la durante o longo processo. “Tenho fonoaudióloga, preparadora corporal, preparadora geral, acompanhante no set e uma profissional que me ajuda a bater o texto em casa. É uma personagem bastante complexa e a estudei muito antes de fazer o teste”, defende.
Toda essa equipe por trás tem um forte motivo. Há apenas uma semana no ar, Bella já experimentou a repercussão massiva da novela das nove antes mesmo da estreia. Ainda durante o período de divulgação das chamadas da trama assinada por Manuela Dias, a atriz foi confrontada com uma série de críticas sobre seu possível desempenho no vídeo. “Não tem como a gente falar muita coisa sobre chamada. É só um clipe, na verdade. A gente sabe o volume das cenas que estão sendo gravadas. O que conta mais, agora, é o ‘feedback’ da direção e da Manuela Dias, que estão assistindo às cenas”, rebate.
O burburinho e a curiosidade sobre Maria de Fátima são compreensíveis. Bella, que revive o famoso papel interpretado originalmente por Gloria Pires, encarna uma das principais vilãs da dramaturgia. A novela traz a trama de 1988, originalmente criada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, para os dias atuais. A relação entre mãe e filha com visões opostas sobre o caminho a se vencer na vida desencadeia um embate sobre se vale tudo para ser bem-sucedido e, ao mesmo tempo, honesto no Brasil.
Enquanto Raquel, papel de Taís Araujo, uma mulher batalhadora, típica mãe brasileira, acredita que é possível ganhar a vida com integridade e de forma honesta, sua filha, Maria de Fátima, se dispõe a fazer qualquer coisa para alcançar o sucesso e abandonar a vida simples que leva em Foz do Iguaçu, no Paraná. “A Maria de Fátima é uma mulher movida pela ambição, determinada a conquistar seus objetivos a qualquer custo. Ao mesmo tempo, é uma personagem cheia de camadas, que carrega suas dores e vulnerabilidades, o que a torna tão fascinante. E o que mais me encanta nela é essa força, essa coragem de seguir em frente, mesmo que isso signifique enfrentar julgamentos. Acho que, como mulher, também me identifico com essa garra de querer mais, de não me contentar com o que está estabelecido, mas sempre buscando me manter fiel aos meus princípios”, ressalva.
Natural de Cuiabá, no Mato Grosso, Bella surgiu para o grande público em 2022, quando interpretou a Muda de “Pantanal”. Logo depois, integrou o elenco de “Vai na Fé”. Com apenas duas novelas no currículo, a atriz encara o maior desafio de sua carreira até o momento. “Tenho troca com a direção o tempo todo, com a Manuela Dias, então é uma dedicação do tamanho que a personagem exige que seja”, aponta Bella, que tem trabalhado para amenizar seu sotaque em cena. “Tenho sotaque de Cuiabá que é diferente do da Maria de Fátima, o que também é diferente da minha personagem anterior, que era carioca. Isso me ajuda, por exemplo, a falar a palavra ‘porteiro’”, completa.
“Vale Tudo” – de segunda a sábado, às 21h30, na Globo.
Novas pautas
Originalmente exibida em 1988, a trama de “Vale Tudo” ganha não só novos atores, mas também novas roupagens em diversos enredos. O racismo, por exemplo, estará na história entre Maria de Fátima e Odete Roitman, papel de Débora Bloch. “‘Vale Tudo’ é uma obra tão icônica que acho que ela merece ser recontada inúmeras vezes. A relação da Maria de Fátima com a Odete nessa versão foi muito debatida porque ela é racista e a Maria agora é preta. Mas o racismo está cada vez mais sutil na sociedade. Não é o fato de a Odete conviver com a Maria de Fátima que muda o fato dela ser racista, até porque a Maria está a serviço dela”, ressalta.
Instantâneas
# Antes de estrear em “Pantanal”, Bella estava escalada para a temporada 2020 de “Malhação”. O projeto, porém, foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19.
# Para viver Maria de Fátima, Bella passou por dois testes de elenco.
# No segundo semestre, a atriz lançará o longa “Cinco Tipos de Medo”.
# Sucesso na internet, Bella reúne quase 10 milhões de seguidores no Instagram.
BELLA CAMPOS, a Maria de Fátima de “Vale Tudo”, da Globo , por Caroline Borges | TV Press