Bitcoin (BTC) é uma forma de dinheiro digital. Existe na sua própria rede que facilita transações online seguras diretamente entre contas, sem exigir um intermediário – como um banco ou empresa de cartão de crédito – para mediar e validar as transações. Isto significa que duas pessoas podem enviar BTC uma para a outra de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia, sem nunca ter que consultar um banco ou serviço de transferência de dinheiro.
Este ativo digital revolucionário foi lançado em 2009 por uma pessoa ou grupo de pessoas com pseudônimo chamado Satoshi Nakamoto. O lançamento do Bitcoin desencadeou o fenômeno global de criptografia e blockchain, e continua sendo a maior criptomoeda em capitalização de mercado atualmente. Já se questionou se é possível converter btc to brl, ou seja, Bitcoin para Real Brasileiro?
É possível converter Bitcoin em Real Brasileiro?
Resposta simples e objetiva: sim, e é muito fácil. Uma das maneiras mais fáceis de sacar sua criptomoeda ou Bitcoin é usar uma bolsa centralizada como a Binance. A Binance possui um botão “comprar/vender” fácil de usar e você pode escolher qual criptomoeda deseja vender e o valor e é tão fácil de usar que não precisará perder muito tempo para aprender com funciona o app. Para curiosidade, saiba que o valor de conversão mais alto de todos os tempos de Bitcoin é R$327.970,6, ou seja, se tivesse 1 bitcoin, este era o valor que iria conseguir transferir para sua conta bancária.
O que é Bitcoin e por que deve estar a par do que se passa?
Bitcoin é uma moeda nativa da Internet que possui uma variedade de características que a diferenciam do dinheiro não digital. Crucialmente, o Bitcoin é descentralizado por design, o que significa que não pertence ou é controlado por ninguém – é aberto, público e funcionalmente não censurável. Da mesma forma, qualquer pessoa pode usar Bitcoin e contribuir para o desenvolvimento colaborativo de seu software. Mais de 10.000 máquinas em todo o mundo (chamadas nós) executam o software Bitcoin que fornece à rede suas funções essenciais. Operar em uma base tão vasta torna o Bitcoin geograficamente descentralizado – uma qualidade que, por sua vez, torna o Bitcoin extremamente difícil de encerrar caso algum governo ou organização queira tentar.
Ao contrário do real brasileiro e de outras moedas fiduciárias, o bitcoin não é apoiado por um governo. Não existe nenhuma entidade ou organização que garanta o seu valor além do consenso do público sobre o seu valor – que é indicado a qualquer momento pelo preço de mercado do BTC. Algumas pessoas acreditam que o Bitcoin é valioso especificamente porque não é controlado pelo governo.
Outros são atraídos pela oferta fixa do bitcoin e pelos mecanismos de política monetária automatizados e altamente transparentes. A moeda emitida pelo governo pode ser criada indefinidamente, muitas vezes motivada por preocupações políticas. Isto muitas vezes causa problemas como inflação e declínio do poder de compra. Em contraste, nunca haverá mais de 21 milhões de bitcoins, e o seu calendário de inflação foi codificado na rede desde o lançamento.
A história das pizas mais caras da história
18 de maio de 2010. O dia em que Lazlo Hanyecz se senta em frente ao computador num fórum semelhante ao reddit e faz uma publicação que viria a ser um marco na história da Bitcoin. A publicação dizia” Estou disposto a pagar 10 mil bitcoins por um par de pizas… talvez duas das grandes, de forma a ter sobras para o dia seguinte. O meu objetivo é receber comida em troca de bitcoins, sem que tenha de a encomendar ou preparar”. Já deve ter percebido que Lazlo conseguiu as pizas, mas porque isto teve tanto impacto?
Passados 4 dias, um jovem fez as pizas chegarem a casa de Lazlo ficando assim com os 10 mil bitcoins em suas posse que hoje estão avaliadas em quase 600 milhões de dólares. O inacreditável de toda a história? Lazlo conseguiu provar o seu ponto: que seria transformar algo completamente digital em alto tangível e nada melhor que duas pizas para matar a fome.
O que é o blockchain e para que serve?
Um blockchain é um tipo de banco de dados distribuído que armazena uma lista em constante crescimento de registros organizados, chamados de blocos. Esses blocos são conectados através de criptografia. Cada bloco contém um hash criptográfico do bloco anterior, um registro temporal e os dados das transações. O blockchain funciona como um “livro-razão digital” descentralizado, público e distribuído, utilizado para registrar transações em múltiplos computadores. Uma característica notável é que não deixa rastros, o que torna o Bitcoin e outras criptomoedas singulares.
O Bitcoin não apenas transformou a forma como entendemos e utilizamos o dinheiro, mas também abriu portas para uma nova era de inovação financeira e digital, desafiando sistemas tradicionais e empoderando indivíduos globalmente.