Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das Mães no Shopping Eldorado tem bolsa Sephora exclusiva e brindes extras para clientes Prime

11/05/2025

Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

11/05/2025

Dia das Mães: Shoppings do Rio e Niterói celebram a data com sorteios de carros e iPhone

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Uncategorized - Brasil tem 25,4 milhões de pessoas trabalhando por conta própria, segundo o IBGE
Uncategorized

Brasil tem 25,4 milhões de pessoas trabalhando por conta própria, segundo o IBGE

fatimabrasil12/10/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

No Brasil 25,4 milhões de pessoas estão trabalhando por conta própria. O número ficou seguro frente ao trimestre anterior e caiu 2,0% no ano — menos 509 milénio pessoas. Os dados são da Pesquisa Vernáculo por Exemplar de Domicílios Contínua, do IBGE. Na opinião do professor Riezo Almeida, coordenador do curso de Ciências Econômicas do IESB, em Brasília, as pessoas estão em procura de maior flexibilidade, principalmente no pós-pandemia. Segundo o técnico, além de trabalhar as pessoas procuram ter estabilidade na vida, com vida social, cultura e lazer. 

“Uma das coisas que mudou hoje é a forma de você trabalhar. Então muita gente prefere estar trabalhando como autônomo para conseguir ter uma renda nos dias e nos horários que preferem do que estar no emprego formal. Eles querem mais independência e autonomia”, observa.

O economista Aurélio Trancoso acrescenta mais um argumento: essa informalidade começou ainda na pandemia, quando as pessoas foram para dentro de lar e começaram a fazer coisas que sabiam fazer para lucrar qualquer verba. 

“Infelizmente, nós ficamos mais pobres no pós-pandemia. A situação é bem delicada. Você tem muita gente procurando emprego, o índice de desemprego ainda é muito alto no Brasil, você está aí com 7.8, se não me engano, de desempregados e as pessoas têm que se virar. E elas começaram a trabalhar lá na pandemia. Tiveram algum sucesso e passaram a exercer isso”, avalia.

O técnico também destaca que o valor da contratação está muito menor do que era na idade da pandemia. Com isso, ele diz que o empresário, além de ele estar contratando com valor mais plebeu, a procura também é muito grande. “A oferta de emprego é menor do que a quantidade de pessoas que querem trabalhar, naturalmente o preço cai, a remuneração cai. Então isso aí está fazendo com que as pessoas comecem a ir para a informalidade”, ressalta.

Trabalhadores na informalidade

De pacto com o levantamento, a taxa de informalidade foi de 39,1 % da população ocupada — ou 38,9 milhões de trabalhadores informais —, contra 38,9% no trimestre anterior e 39,7% no mesmo trimestre de 2022. 

Júlia Carneiro é professora e moradora de Patos de Minas (MG). No início da pandemia, ela ficou desempregada posteriormente não conseguir fechar turmas para as suas aulas do Ensino Fundamental. “O trabalho era pela prefeitura, eu sempre pegava aulas por contrato — e com a pandemia não houve contratação”, explica.

A professora conta que, por morar com os pais, teve a sorte de não ter pretérito por dificuldades financeiras em lar, mas que, por outro lado, a situação não foi favorável à sua saúde mental. “Foi angustiante, fiquei bem deprimida, sem saber o que fazer. As minhas despesas pessoais eu fui pagando com as economias que eu já tinha e decidi não ficar parada”. 

Foi logo que a Júlia decidiu furar o próprio negócio de cosméticos. “É algo que eu amo, comprar e usar. Então seria mais fácil começar por algo que gosto e conheço bem. Hoje tenho o meu espaço em casa e trabalho com produtos a pronta entrega, cestas, presentes”, conta. 

Desemprego

Segundo o IBGE, existem hoje 8,6 milhões de pessoas desempregadas no país. A taxa de desemprego corresponde a 8,0%, só no segundo semestre de 2023. “O custo de vida aumentou e as pessoas passaram a ganhar menos e essa informalidade ela tem tudo a ver com essas pessoas que realmente precisam trabalhar, precisam sustentar suas famílias e acabaram indo para a informalidade que eles acabam ganhando mais”, reforça Trancoso.. 

O professor Riezo Almeida, coordenador do curso de Ciências Econômicas do IESB, em Brasília, faz um alerta. “Cada vez mais as pessoas querem ter a sua autonomia. Então, autonomia e independência financeira estão relacionadas diretamente com esse trabalho autônomo”. Segundo Riezo, a pessoa precisa remunerar os impostos para ter os benefícios de aposentadoria, ter a renda dentro do seu estilo de vida. Ele diz ainda que “muitos empregos hoje em dia têm uma precarização, principalmente esses de plataforma, onde o trabalhador, mesmo sendo autônomo, trabalha muito mais horas em relação ao trabalho formal”.

Pixel Brasil 61

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

O futuro do varejo: como a IA está transformando a experiência do consumidor

07/05/2025

GABA: Seu Guia Completo de Benefícios e Uso

17/02/2025

Detectando vazamentos em áreas com difícil acesso: soluções inovadoras

16/01/2025
EM DESTAQUE

Atriz Patricia Pillar marca presença no 1º Festival de Cinema de Xerém

03/05/20240

Menu estrelado no Baile da Vogue

19/02/20250

Cursos de soft skills e de preparação para certificações estão crescendo com as organizações passando a gerir talentos com base em habilidades

03/10/20240

Diebold Nixdorf registra receita total de US$ 3,7 bilhões em 2023 com crescimento expressivo nas áreas bancária e de varejo

14/03/20240

Rê Tinta e a revolução escolar: Elisa Lucinda e Estevão Ribeiro levam as crianças para uma jornada de empoderamento por meio da educação

01/05/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das Mães no Shopping Eldorado tem bolsa Sephora exclusiva e brindes extras para clientes Prime

11/05/2025

Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

11/05/2025

Dia das Mães: Shoppings do Rio e Niterói celebram a data com sorteios de carros e iPhone

11/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.