A CASACOR Pernambuco 2024 está marcada por uma homenagem especial ao centenário de Abelardo da Hora, um dos maiores ícones da arte pernambucana. No espaço “Artesanato de Pernambuco – Galeria Abelardo da Hora”, assinado pelas arquitetas Camilla Pereira e Ana Maria Freire, do escritório Fábrica Arquitetura, a obra do artista é celebrada em cada detalhe, em um ambiente de 58 metros quadrados que se destaca como uma vitrine do artesanato local.
A mostra de arquitetura chega à sua reta final com seus últimos dias de visitação. O espaço pode ser visitado pelo público até o dia 3 de novembro. A loja está localizada no térreo da CASACOR, onde a visitação é gratuita. O piso conta também com restaurante, café, bar, espaço imersivo e lounge de entrada.
O ambiente da Galeria Abelardo da Hora, projetado para ser a loja oficial do Centro de Artesanato de Pernambuco, faz uma imersão completa na obra de Abelardo, desde os traços rígidos e marcantes de suas primeiras pinturas até as formas sinuosas de suas esculturas, elementos reinterpretados no design do espaço. A homenagem ressalta a importância do artista, que completaria 100 anos em 2024, como uma das figuras mais relevantes do expressionismo brasileiro.
Nesta última semana da CASACOR, os visitantes ainda têm a chance de conferir de perto o projeto que une arquitetura e arte de forma única. O espaço é todo dedicado a Abelardo, com peças do acervo pessoal do artista e elementos que reinterpretam suas obras, como o piso em mosaico, inspirado na pintura “Frevo”, e os móveis desenhados pelas arquitetas.
As cores do ambiente – branco, cinza, preto e marrom – evocam a paleta do barro, símbolo do artesanato pernambucano, criando uma atmosfera que reflete o legado cultural e artístico do homenageado. São parceiros do ambiente a Klant Engenharia, Morhar, Refinare, Finestra, Boa Vista, Inova, Clima Clean, Argo Design e Selva Creative Design.
O conceito de sustentabilidade também está presente na Galeria. As estantes e vitrines, desenhadas com vidro reciclável, além de destacar as peças expostas, permitem a entrada de luz natural, reduzindo o consumo energético. “O uso do vidro reflete nosso compromisso com soluções sustentáveis e também traz leveza ao ambiente, permitindo que a arte e o artesanato ganhem destaque”, comenta Ana Maria Freire.
HOMENAGEM – Para Clara da Hora, neta de Abelardo, a homenagem vai além de uma simples exibição de suas obras. “O Fábrica Arquitetura fez uma leitura contemporânea e muito sensível da obra do meu avô. Os elementos de expressão e concretismo, presentes em sua trajetória, estão de forma sutil e atual no projeto. O resultado é fantástico e comprova a relevância perene de sua arte”, elogia Clara.
Com essa proposta, o ambiente não só presta tributo a Abelardo da Hora, mas também valoriza o artesanato pernambucano, inserindo-o em um diálogo com a arquitetura moderna. Segundo André Teixeira Filho, diretor-presidente da ADEPE, o envolvimento da loja do Centro de Artesanato neste projeto reforça o papel do governo em apoiar os artesãos locais. “Iniciativas como essa destacam nossa cultura, fortalecem nossa economia criativa e criam um elo entre passado e presente, sempre com foco na sustentabilidade”, pontua o gestor.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DE ARAUJO RIBEIRO
mariana@agenciacoreto.com