Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

11/05/2025

Dia das Mães: Shoppings do Rio e Niterói celebram a data com sorteios de carros e iPhone

11/05/2025

Sugestões de restaurantes do ParkShopping São Caetano para comemorar o Dia das Mães

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Uncategorized - Casos de SRAG caíram nas últimas 6 semanas
Uncategorized

Casos de SRAG caíram nas últimas 6 semanas

fatimabrasil23/11/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em nível nacional caíram nas últimas seis semanas e mantiveram-se estáveis nas últimas três, afetando principalmente crianças até dois anos e idosos acima de 65 anos. Porém, há um crescimento de longo prazo em oito estados, são eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com aumentos notáveis entre adultos em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia, principalmente devido à Covid-19. Os dados são do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na última quinta-feira (23) referente a Semana Epidemiológica 46 (12 a 18 de novembro).

O infectologista Werciley Júnior da Rede de Hospitais Santa Lúcia aponta que o aumento de casos nesses estados se da há uma diminuição na vacinação, especialmente nas doses de reforço, e observa que muitas pessoas com sintomas da doença não estão realizando as testagens e acabam transmitindo o vírus para outros. O especialista aconselha que, para ajudar na redução de casos é essencial que as pessoas com sintomas realizem testes, evitem o contato com outros e continuem a vacinação como medida de controle.

“Voltar muitas vezes, as orientações de higiene de mãos e o uso de máscaras, isso continuamente tem que ser feito e elevar esse cuidado, principalmente com as pessoas idosas e imunossuprimidos que tem baixa defesa”, explica.

O Boletim aponta uma pausa no aumento de casos de SRAG em adultos e uma redução em crianças e adolescentes, impulsionada pela diminuição ou estabilização de casos de Covid-19, especialmente em idosos nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. 

Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe avalia que nos estados da região Sul e na Bahia há sinais de desaceleração no ritmo de crescimento de casos. Embora o aumento ainda não tenha sido completamente interrompido, observa-se uma diminuição progressiva semana após semana.

“Então é um indício que já pode estar iniciando um processo de interromper esse ciclo de aumento. A gente espera que isso se confirme nas próximas atualizações e possa iniciar um processo de queda. Mas por enquanto, ainda é um sinal de aumento, mas um aumento em um ritmo cada vez mais lento nesses estados”, avalia. 

Renata Costa, empresária de 45 anos e moradora de Catalão (GO) conta que pegou Covid-19 logo após tomar a primeira dose, em agosto de 2022. Ela comenta que os sintomas foram fortes e que precisou ficar de cama por 5 dias. Hoje, Renata já tomou 3 doses da vacina, contando com a bivalente e diz que pretende tomar as doses de reforço.

“E a importância pra mim da vacina foi extrema, porque antes quantas pessoas morreram por falta da vacina, a partir do momento que a população começou a tomar a vacina, as mortes foram reduzidas”, avalia.

De acordo com o estudo, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 9,1% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 64,1% para Covid-19. Entre as mortes, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 0% para influenza A e B; 2,2% para VSR; e 92,3% Covid-19.

No ano epidemiológico de 2023, foram registrados 161.154 casos de SRAG no Brasil. Desses, 63.458, testaram positivo para vírus respiratórios, 81.573 foram negativos e 7.901 ainda aguardam resultados. Dos casos positivos, 7,4% são de influenza A, 3,9% de influenza B, 34,1% de VSR e 33,5% de Covid-19. Nas últimas quatro semanas, a distribuição entre os casos positivos foi de 1,3% para influenza A, 0,3% para influenza B, 9,1% para VSR e 64,1% para Covid-19. O InfoGripe ressalta que os dados recentes podem mudar nas próximas atualizações. 

Pixel Brasil 61

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Dia das Mães no Shopping Eldorado tem bolsa Sephora exclusiva e brindes extras para clientes Prime

11/05/2025

O futuro do varejo: como a IA está transformando a experiência do consumidor

07/05/2025

GABA: Seu Guia Completo de Benefícios e Uso

17/02/2025
EM DESTAQUE

Dia Mundial do Cuscuz: Mais que um prato, uma celebração à cultura brasileira

20/03/20250

A Syntec do Brasil lança T@urus SR potente endectocida contra parasitas

19/10/20230

Agência Móvel da Sabesp retorna ao Raposo Shopping para negociação de dívidas

10/09/20240

McDonald’s capacitou mais de 35 mil mulheres por meio de seus programas de desenvolvimento profissional

08/03/20240

Noivos: como escolher o terno ideal

23/10/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

11/05/2025

Dia das Mães: Shoppings do Rio e Niterói celebram a data com sorteios de carros e iPhone

11/05/2025

Sugestões de restaurantes do ParkShopping São Caetano para comemorar o Dia das Mães

11/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.