A biometria está moldando o futuro do acesso digital, combinando segurança robusta com uma experiência simplificada para milhões de usuários. Levantamento da Aware por meio de entrevistas com 1 mil usuários de aplicações de autenticação biométrica nos EUA revela que 80% se autenticam pelo smartphone para acessar aplicativos. Do total de usuários entrevistados, 50% se autenticam com biometria diariamente, a outra metade utiliza este recurso frequentemente ou sempre.
Além do smartphone, a autenticação por biometria é feita no tablet (30%), laptop/computador (28%), smart home devices (18%), relógios (smartwatches, etc.) 18%, quiosques (aeroporto, estádios) 8% e outros meios 10%.
Os detalhes deste levantamento estão reunidos no Relatório de Confiança do Consumidor em Biometria de 2024 sobre a confiança no uso da biometria, liberado pela empresa e que sinaliza um caminho claro para a adoção em massa da tecnologia à medida que ela se torna mais integrada a dispositivos utilizados no cotidiano, como smartphones e laptops.
No entanto, os consumidores têm uma consciência acentuada da sensibilidade de seus dados biométricos e estão procurando usar a biometria de provedores que possuem políticas claras sobre o gerenciamento de dados.
O comportamento dos usuários com a biometria e suas preocupações, incluindo as tendências deste mercado, estão entre as principais descobertas da Aware a partir de uma entrevista com mais de 1 mil consumidores nos EUA e uma combinação de dados com insights de especialistas, incluindo outras tendências importantes sobre as percepções e o uso da autenticação biométrica pelos consumidores.
A equipe da Aware conduziu o estudo com base em perguntas destinadas a descobrir as percepções dos consumidores, o conhecimento, uso e preocupações sobre autenticação biométrica, e apurou que a esmagadora maioria (75%) acredita que os dados biométricos são seguros ou muito seguros em comparação com as senhas tradicionais.
“A maioria dos entrevistados concorda que a tecnologia biométrica se tornará mais prevalente nos próximos cinco anos. Isso não é totalmente surpreendente, dado que os consumidores geralmente reconhecem a superioridade da biometria sobre senhas nas áreas de segurança, conveniência e velocidade de acesso”, comenta Mario Cesar Santos, VP Global de Soluções da Aware.
“No entanto, o que é notável é que um grande percentual dos entrevistados declarou que está mais disposto a confiar em algumas organizações do que em outras, com base em uma capacidade demonstrada de coletar e gerenciar dados biométricos de maneira responsável. Claramente, o desejo por conveniência e velocidade está vencendo, porque o aumento nos casos de uso está se expandindo. Achamos que há uma grande oportunidade para as marcas aproveitarem os benefícios de oferecer biometria ao se comunicar com os seus clientes, abordando suas preocupações sobre o uso de dados e oferecendo opções alternativas de autenticação”, afirma o executivo.
Na avaliação de Santos, as empresas estão buscando maneiras de impulsionar a fidelidade à marca, oferecendo ótimas experiências ao usuário combinadas com o máximo em segurança. A autenticação biométrica pode ser a resposta, e se elas estão hesitando é porque não têm certeza se ela será aceita, e isso não deve ser uma preocupação”, comenta Hunter. “Nosso estudo demonstra claramente que os consumidores estão muito confortáveis com a biometria, mostrando que as empresas podem colher mais benefícios de fidelidade do cliente se trabalharem com os parceiros certos e se posicionarem como excelentes administradores de dados biométricos.”
Para acessar ao relatório da Aware, clique AQUI.
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WILIANS GEMINIANO RODRIGUES
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