A CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais) celebrou 50 anos de fundação da CMI em uma cerimônia especial que reuniu empresários, lideranças e autoridades em Belo Horizonte. O evento, no dia 27 de novembro, foi marcado pela entrega dos certificados do Programa de Qualidade e Excelência Empresarial (PQEX) e por homenagens a ex-presidentes da entidade.
Fundada em 1974, a CMI/Secovi-MG iniciou suas atividades como Clube de Dirigentes de Empresas Imobiliárias (CDEI), na sala de visitas da casa de Maurício Chebly, um de seus idealizadores. Hoje, a entidade é referência no fortalecimento do mercado imobiliário mineiro, representando mais de 20 mil empresas.
Durante a noite de celebrações, ex-presidentes foram reconhecidos com a Medalha Mérito Imobiliário, um tributo às contribuições para o fortalecimento do mercado imobiliário mineiro. Em um momento especial, o presidente do Creci-MG, Alexandre Rennó, recebeu a medalha em nome de seu pai, já falecido, trazendo emoção à homenagem. Os outros ex-presidentes homenageados foram Ariano Cavalcanti de Paula, Emídio Teles de Carvalho Filho, Evandro Negrão de Lima Jr., Ivan Silva dos Santos, Marco Aurélio Camelo (representado pelo filho, Eduardo Camelo) Marcus Vinicius dos Santos Castro, Mário Ohana e Otimar Ferreira Bicalho.
A presidente da CMI/Secovi-MG, Cássia Ximenes, que também recebeu a comenda, relembrou a trajetória de meio século da entidade e reforçou a importância da capacitação profissional e da inovação no setor. “Celebrar os 50 anos da CMI/Secovi-MG é mais do que olhar para o passado; é reconhecer a força do mercado imobiliário mineiro e a importância de cada empresa, colaborador e parceiro que contribuiu para essa trajetória”, destaca.
A atuação de Cássia Ximenes no mercado imobiliário e como vice-presidente da Fecomércio foi amplamente destacada por Nadim Donato, presidente da Fecomércio, que ressaltou sua liderança e impacto positivo no setor. Marcelo de Souza, presidente do Sebrae, também enfatizou a importância do comércio para a economia de Minas Gerais, aproveitando para exaltar a trajetória inspiradora de Cássia e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do mercado.
O governador Romeu Zema participou virtualmente do evento com uma mensagem especial, destacando o impacto do setor imobiliário no desenvolvimento e na geração de empregos em Minas Gerais. O encontro também contou com a palestra de Ariano Cavalcanti de Paula, presidente do Sicoob Imob.vc, que abordou o cenário econômico e o papel do imóvel como ativo seguro em momentos de instabilidade.
Ariano apresentou os resultados da cooperativa de crédito, que registrou um crescimento expressivo mesmo em um cenário desafiador: 23% de aumento nos ativos totais e 65% na carteira de crédito. Com 6.558 cooperados ativos em cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a cooperativa também se destacou pelo investimento em capacitação. Ao todo, 1.063 alunos participaram de cursos na Unisecovi, com bolsas integrais oferecidas pelo Sicoob Imob, reforçando o compromisso com o desenvolvimento profissional do setor.
Na sequência, 32 empresas receberam as certificações PQEX 2024 nas categorias Azul, Prata e Ouro. A certificação Master foi concedida à JKM Seguros Prime, que registrou a maior pontuação, seguida da Carmem Seguros e RB Imóveis. Também foram homenageados os alunos que mais participaram dos cursos: Julia Cristina Coelho de Souza (GPO Netimóveis – primeiro lugar), Hélcio Costa (Carmem Seguros – segundo lugar) e Simone Ribeiro Martins (Gold Imóveis – terceiro lugar).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
joaoalbuquerque@interfacecomunicacao.com.br