O avanço da inteligência artificial tem transformado diversos setores, e o mercado de cobrança não é uma exceção. Com o crescente número de brasileiros endividados – 73,51 milhões de pessoas, segundo o último levantamento do Serasa –, as empresas do setor têm buscado soluções para otimizar a recuperação de crédito sem comprometer a experiência do consumidor. Neste cenário, a IA surge como uma ferramenta para automação dos processos, aliada a um atendimento mais empático e personalizado.
“A digitalização do setor de cobrança é fundamental para que possamos atuar de forma mais assertiva e empática com os consumidores. A tecnologia não apenas otimiza processos, mas também permite um atendimento personalizado, respeitando o momento financeiro de cada cliente”, afirma Thiago Oliveira, CEO do Grupo Ótima Digital, um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, telecomunicações, CPaaS e IA proprietária.
Por meio da estratégia de cobrança humanizada, combinada com multicanalidade, é possível reduzir a inadimplência e melhorar a relação entre empresas e consumidores. O uso de chatbots, agentes virtuais e plataformas inteligentes permite que os clientes escolham o canal de atendimento mais conveniente, como WhatsApp, SMS, e-mail ou telefone, garantindo um processo menos invasivo e mais acessível.
“A multicanalidade é fundamental para empresas que desejam melhorar seus índices de recuperação de crédito sem comprometer a relação com os clientes. Nosso objetivo é transformar a cobrança em um processo mais eficiente e amigável, permitindo que os consumidores regularizem suas finanças de maneira acessível e justa”, destaca o executivo.
Entre os canais utilizados, o WhatsApp tem se consolidado como uma ferramenta eficaz dentro da estratégia de multicanalidade. Com mais de 200 milhões de usuários ativos no Brasil, o aplicativo ficou no TOP 10 dos mais baixados em janeiro de 2025, segundo a AppMagic – que somou estimativas das lojas App Store e Google Play.
Diante disso, a plataforma facilita a comunicação direta entre empresas e consumidores no mercado de cobrança, permitindo o envio de lembretes sobre dívidas e vencimentos, oferta de opções de renegociação em tempo real e o compartilhamento de boletos e informações de pagamento. Esse formato agiliza o processo e torna a experiência do cliente mais acessível e menos invasiva.
“A inteligência artificial integrada a canais como o WhatsApp torna o atendimento mais rápido, eficiente e humanizado. A ideia é que a cobrança deixe de ser vista como um processo negativo e passe a ser uma solução acessível para que o consumidor regularize sua situação financeira com tranquilidade”, conclui Silva.
Sobre o Grupo Ótima Digital
No mercado desde 2001, o Grupo Ótima Digital é um dos maiores distribuidores de mensageria do Brasil, oferecendo soluções inovadoras para gestão e automação de comunicações para os setores público e privado. Com base no tripé tecnológico ‘telecomunicações, CPaaS e Inteligência Artificial’, facilita a aproximação entre empresas e clientes, governo e cidadãos. Homologada pela Anatel, a Ótima é broker oficial das operadoras para SMS e RCS e business partner do Google e Facebook. Como diferencial competitivo, destacam-se as soluções nativamente integradas desenvolvidas e mantidas por mão-de-obra 100% própria, garantindo uma experiência intuitiva e Omnichannel.
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MICHELE CARVALHO DE SANTANA
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