A Colgate, marca líder no mercado de higiene bucal, lança o movimento nacional “Juntos Contra a Carência Dental” para conscientizar a sociedade sobre o tamanho da carência de saúde bucal no Brasil, um problema pouco discutido no país. E o foco do movimento, lançado na semana do Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, é o combate à cárie, doença não transmissível mais presente no mundo e que atinge milhares de brasileiros, especialmente crianças e adolescentes. A agenda da campanha conta com ações de distribuição de kits, orientações de profissionais, disponibilidade de materiais educativos sobre saúde bucal e mobilização da sociedade.
A carência dental é a falta de prevenção e tratamento da cárie, doença não transmissível mais prevalente do mundo e responsável pelo início de diversas outras complicações. Além disso, é a causa de perda de qualidade de vida e de outros problemas bucais para brasileiros de diferentes classes sociais. Segundo estudo Global Burden of Disease, a cárie não tratada, em dentes permanentes, atinge 2,4 bilhões de pessoas em todo o mundo (35% da população global) e 530 milhões de crianças (¼ da população global de crianças) nos dentes “de leite” (dentes decíduos). Dados da Pesquisa Nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde mostram que a cárie é um dos principais problemas hoje de saúde bucal no país: 53,4% das crianças de até 5 anos tiveram algum dente afetado por cárie, 76,1% dos jovens entre 15 e 19 anos tiveram algum dente afetado por cárie, e 99,1% dos adultos de 35 a 44 anos tiveram algum dente afetado por cárie.
“Com apoio de profissionais da área da odontologia, essa iniciativa não visa apenas a saúde bucal, mas também contribui para a saúde geral e o bem-estar, pois o problema em questão pode dar origem a diversas outras complicações. É uma oportunidade única de unir esforços em um movimento para combater a cárie em prol de sorrisos mais saudáveis e um futuro com mais oportunidades.”, destaca a Adriana Anido, vice-presidente de Marketing da Colgate-Palmolive.
A cárie dentária é uma condição de saúde pública persistente e presente em todo o Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (BRASIL, 2010), 17,2 milhões, o equivalente a 52% dos pequenos, de zero a nove anos, nunca foram atendidos em um consultório odontológico. Esses dados revelam que a maioria dos brasileiros, especialmente crianças e adolescentes, enfrentam desafios significativos relacionados à saúde bucal, incluindo cáries não tratadas e falta de acesso a cuidados odontológicos adequados.
Ações concretas contra a carência dental
A Colgate traduz o seu compromisso contínuo com a promoção da saúde oral em diferentes ações práticas que ajudam no combate à cárie. O programa Sorriso Saudável Futuro Brilhante, por exemplo, foi lançado em 1994 no Brasil, com o objetivo de educar crianças sobre a importância da higiene bucal e incentivar práticas saudáveis desde cedo, oferecendo kits de higiene bucal e materiais educativos. Mais de 20 milhões de crianças já foram impactadas positivamente ao longo dos anos pelo programa de 2013 a março de 2024. Outra iniciativa da Colgate é a van educativa itinerante que ajudou a divulgar a educação para a saúde bucal em regiões com maior vulnerabilidade social para 9,8 mil crianças apenas em 2023. O objetivo é que esse alcance seja ainda maior, atingindo 50 mil crianças em 2024.
A companhia também mantém parceria com o programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil, da Associação Brasileira de Odontologia, que acompanha mais de um milhão de crianças desde 2015. Nesse projeto, a Colgate também atua fornecendo os kits de escovação do Sorriso Saudável, Futuro Brilhante. A iniciativa visa prevenir doenças e conscientizar as comunidades mais carentes e afastadas das grandes metrópoles sobre a necessidade de uma higiene bucal adequada desde a infância.
Além disso, a empresa é parceira e apoiadora da ONG Turma do Bem desde 2020, auxiliando no tratamento e no acompanhamento odontológico de qualidade para jovens. O apoio da Colgate ajuda a instituição a proporcionar um tratamento odontológico de qualidade para mais de 5 mil jovens, de 11 a 17 anos. Em 2024, o objetivo é dobrar o número de jovens atendidos pelos Dentistas do Bem, por meio de apoio à Mega Triagem, evento que será realizado em diversas regiões do país para selecionar os jovens aptos a participar do programa, também serão fornecidos materiais educativos sobre higiene oral.
Em conjunto com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) a CP realiza uma ação conjunta para desenvolver a educação para a saúde bucal e combater a cárie e outros problemas bucais, com mais de 1 milhão de crianças beneficiadas pelos kits de escovação desde 2015, além de 2 mil indígenas atendidos pelos mesmos kits por meio do programa O Sorriso nas Aldeias, no Tocantins. Com o Doutores das Águas a Colgate atua junto a crianças das comunidades ribeirinhas das bacias do Rio Negro e Madeira, na Amazônia, distribuindo kits de higiene bucal que complementam as ações sociais da organização com crianças em situação de vulnerabilidade social.
“A Colgate convida todos os brasileiros a participarem da campanha para juntos compartilharmos informações sobre cárie dentária visando sua prevenção em todo o País. Essa luta é uma responsabilidade compartilhada!”, pontua. Na campanha encabeçada por Colgate, com estratégia em parceria com as agências WPP@CP e BCW, as mensagens e ações também serão difundidas por meios de comunicação, influenciadores e profissionais da saúde. A companhia também conta com mais de 35.000 profissionais de inovação no mundo dedicados à pesquisa e desenvolvimento de produtos que proporcionem às pessoas e ao planeta um futuro mais saudável.
Para conferir o calendário de ações e informações sobre o cenário da saúde bucal no Brasil, basta acessar o site.
Sobre a Colgate-Palmolive
A Colgate-Palmolive Company é uma empresa em crescimento, inovadora e responsável, que projeta um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta. Com foco em Cuidados Bucais, Cuidados Pessoais, produtos para Casa e Nutrição Animal, que são comercializados em mais de 200 países e territórios sob marcas como Colgate, Palmolive, elmex, hello, meridol, Sorriso, Tom’s of Maine, EltaMD, Filorga, Irish Spring, PCA SKIN, Protex, Sanex, Softsoap, Speed Stick, Ajax, Axion, Fabuloso, Soupline e Suavitel, bem como Hill’s Science Diet e Hill’s Prescription Diet. Somos reconhecidos por nossa liderança e inovação na promoção da sustentabilidade e bem-estar da comunidade, incluindo nossas conquistas na redução do desperdício de plástico e promoção da reciclabilidade, economia de água, conservação de recursos naturais e melhoria da saúde bucal das crianças por meio do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que alcançou mais de 1,6 bilhão de crianças desde 1991. Para obter mais informações sobre os negócios da Colgate-Palmolive e como estamos construindo um futuro com mais motivos para sorrir, visite link.