A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os dados oficiais de desempenho do franchising em 2024, surgindo com uma receita 13,5% maior que a do ano anterior. Com um faturamento de mais de R$273 bilhões, o franchising se mantém em destaque não somente como opção de segunda renda e lucro extra, mas como um nicho assertivo de retorno financeiro que tem atraído cada vez mais investidores.
“Essa expansão se deve a uma combinação de fatores estratégicos e operacionais. O franchising oferece suporte e uma base estável ao franqueado, além de um modelo de negócios já consolidado. Esse conjunto de pontos aumenta a credibilidade do setor e, por consequência, o número de franqueadores e franqueados”, explica Jorge Gonçalves, advogado e conselheiro empresarial.
Segundo as pesquisas, todos os segmentos apresentaram percentuais de crescimento consideráveis. A liderança ficou à cargo do segmento de saúde, beleza e bem-estar, que apresentou um faturamento superior a R$64,8 bilhões. A ascensão do setor é nítida na atuação de algumas marcas, a exemplo da Acuidar, franquia de cuidadores especializados que conquistou o patamar de maior rede da América Latina e acumulou uma receita de R$177 milhões, com mais de 100 unidades inauguradas. A Unhas Cariocas, maior rede de esmalterias do mundo, conforme atesta a ABF, também se posicionou como highlight no setor. O faturamento de R$ 54,5 milhões, somado aos mais de 675 mil serviços realizados no período, atestam seu patamar de referência internacional no mercado de nail care.
A esfera de alimentação e food service também se solidificou com um desempenho massivo no período. Com receita de mais de R$ 46,8 milhões, redes como ATW Delivery Brands, Itália no Box, Loucos por Coxinha e Instituto Gourmet reafirmaram a expansão do nicho.
Para além dos setores de maior destaque, outras franquias apresentaram desempenho relevante em esferas paralelas. Como exemplo, é possível citar a Seguralta, que assumiu o posto de terceiro lugar no ranking de micro franquias.
Os dados apresentados não são o limite – segundo a ABF, a projeção para 2025 é de um aumento de 8% a 10% na receita final. Com isso, o investimento no franchising se reforça como opção certeira de lucratividade. A seguir, confira marcas para iniciar sua trajetória no setor que mais cresce no país.
Acuidar
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o mercado de franquias em 2020, contando hoje com mais de 250 unidades inauguradas.
Investimento inicial: a partir de R$ 38 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Prazo de retorno do investimento: 6 a 15 meses
ATW DELIVERY BRANDS
ATW Delivery Brands é uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. Dentre muitas marcas, a empresa mantém em seu portfólio a N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, a rede Brasileirinho Delivery e sua mais recente aquisição, o Zé Coxinha.
Investimento inicial: R$299 mil
Faturamento médio mensal: R$240 mil
Prazo de retorno do investimento: de 12 a 24 meses
Escova Express
A Escova Express é a rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas. Com atendimentos que dispensam agendamento prévio otimizando o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas.
Investimento inicial: a partir de R$200 mil
Faturamento médio mensal: R$60mil a R$80 mil
Prazo de retorno do investimento: 18 meses
Espaço Make
Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$10 reais, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional.
Investimento inicial: a partir de R$120 mil
Faturamento médio mensal: entre R$40 mil e R$50 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir do 12° mês
Instituto Gourmet
Completando nove anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.
Investimento inicial: a partir de R$ 294 mil
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Itália no Box
Fundada em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com um conceito claro: oferecer massas italianas de qualidade, em caixinhas, a preços acessíveis e repletas de afeto. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas, utilizando 40 toneladas de massa por ano.
Investimento inicial: R$ 120 mil
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Prazo de retorno do investimento: 18 meses
Loucos por Coxinha
Nascida no Rio Grande do Norte, em 2014, a Loucos por Coxinha é uma rede de franquias que se destaca no mercado brasileiro com um conceito de fast-food especializado em mini coxinhas, churros e Kibe de alta qualidade. A marca adota 04 modelos de negócio testados e aprovados, que estão em plena expansão. Com sua excelência na cadeia de produção, logística e gestão da rede e com foco em proporcionar uma experiência única aos clientes, a Loucos por Coxinha atrai franqueados em diversas regiões do Brasil, consolidando sua presença no mercado, chegando a 11 estados e 45 cidades.
Investimento inicial: a partir de R$ 131 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
Prazo de retorno do investimento: 12 a 24 meses
Love Gifts
A Love Gifts é uma rede de franquias em destaque no mercado de presentes e decorações criativas, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Atualmente a rede conta com mais de 80 franquias espalhadas por todo o Brasil. Em 2024 a rede fechará com faturamento de R$ 25 milhões.
Investimento inicial: R$ 16.900 mil (modelo home based)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
Prazo de retorno do investimento:12 a 14 meses
Marketing Bag
A Marketing Bag é uma franquia líder especializada em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora, consistente em inserir materiais promocionais nas embalagens de pão, proporciona às empresas uma forma eficaz e acessível de alcançar o seu público-alvo. Através de uma rede em expansão de franqueados, a Marketing Bag segue revolucionando o setor publicitário no Brasil.
Investimento inicial: R$6.990 mil
Faturamento médio mensal: R$ 14 mil
Prazo de retorno do investimento: 1 a 4 meses
Mary Help
Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial, a rede faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura. A rede possui quatro chancelas de excelência da ABF em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços.
Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno do investimento: 12 a 14 meses
Monabu
A Monabu é uma rede de franquias no mercado de beleza e acessórios, fundada com o propósito de conectar mulheres ao universo do bem-estar e do empoderamento feminino, com um modelo estruturado para atender às demandas do segmento e um portfólio que alia qualidade e preço acessível. Liderada pelas empreendedoras Aline Campos e Vanea Aristimunho, a marca reúne acessórios exclusivos e produtos de beleza em um espaço único, oferecendo desde bijuterias finas, bolsas em couro legítimo, até uma linha completa de skincare e maquiagens das marcas mais desejadas.
Investimento inicial: a partir de R$ 249 mil
Faturamento médio mensal: R$125 mil
Prazo de retorno do investimento: 13 e 24 meses
Prioridade 10
A Prioridade 10, fundada em 2014, é uma rede de franquias de lojas especializadas em oferecer produtos de qualidade por preços acessíveis que, em 2023, obteve um faturamento de R$ 200 milhões. Com uma variedade de produtos que vão desde itens como: vestuário, brinquedos, presentes e produtos sazonais, a marca é uma excelente opção para investir o capital e tornar-se um empreendedor de sucesso.
Investimento inicial: R$795 mil
Faturamento médio mensal: R$197 mil
Prazo de retorno do investimento:18 a 24 meses
Seguralta
Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a marca já atendeu mais de 270 mil clientes. Para mais informações sobre franquias ou cotações, acesse http://www.seguralta.com.br
Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil
Faturamento médio mensal: R$15 mil
Prazo de retorno do investimento: 12 a 20 meses
SuperGeeks
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias, indo da criança ao idoso. Com unidades em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, a SuperGeeks democratiza o acesso ao conhecimento essencial para o futuro.
Investimento inicial: R$ 170 mil
Faturamento médio mensal: lucratividade média de 25% a 35%
Prazo de retorno do investimento: de 28 a 36 meses
Tem Jeito
Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em 2015 em Campina Grande – PB pelo empresário Evandro de Macedo Filho, que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento.
Investimento inicial: R$ 129 mil
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno do investimento: 24 meses
Unhas Cariocas
Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a Unhas Cariocas preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com a técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos.
Investimento inicial: a partir de R$115 mil
Faturamento médio mensal: R$80 mil
Prazo de retorno do investimento: entre 12 a 24 meses
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA DO PATROCINIO DE SOUZA
mariana@luckyassessoria.com.br