No dia 29 de março, sábado, a Paiol, uma das principais lojas de artesanato e arte popular do Brasil, segue sua trajetória de expansão e inaugura sua quinta unidade na cidade de São Paulo. O novo espaço, localizado no bairro da Vila Madalena, na zona oeste, reforça o compromisso da marca em valorizar a produção criativa brasileira e chega com uma homenagem especial ao Mestre J. Borges, principal expoente da xilogravura nacional.
A abertura da nova loja celebra a diversidade do artesanato brasileiro ao reunir peças de mais de 400 artistas e comunidades artesanais espalhadas pelo país. O projeto, pensado por Lucas Lassen, curador e diretor criativo da marca, traz referências às xilogravuras do artista, cuja obra se tornou símbolo da cultura popular nordestina e um marco na identidade visual do cordel. Além disso, assim como em outras unidades, ele também destaca elementos presentes do Movimento Armorial, como a Onça Caetana, o Anjo e outros personagens célebres que ganham interpretações da artista Andrea Barbosa, do Ateliê Anbar.
“Nossa arte popular é um patrimônio vivo, e figuras como J. Borges – que nos deixou no último ano – são responsáveis por registrar, através de sua arte, fragmentos daquilo que nos une enquanto brasileiros. São esses registros que ficam na memória coletiva e ajudam a formar a nossa identidade. É uma honra poder prestar essa homenagem a um mestre tão significativo”, completa Lassen.
Reforço na Vila
Reconhecida por sua efervescência cultural e por abrigar diversos ateliês, galerias e espaços dedicados à arte, a Vila Madalena foi escolhida estrategicamente pelo fato do bairro já ser identificado como um pólo criativo e de valorização artística em São Paulo. Para o empresário, a expansão da Paiol reflete o crescente interesse pelo artesanato e pela arte popular, que têm conquistado cada vez mais espaço na decoração, na moda e no cotidiano das pessoas.
Lucas Lassen, diretor da marca, fala sobre o aumento da demanda pelo feito à mão – Foto Salvador Cordaro
De acordo com Lassen, à medida que nos cercamos de telas e dispositivos tecnológicos, também cresce o desejo genuíno por mais contato com aquilo que carregue a energia viva de quem o fez. “O artesanato tem sido um elemento central nas discussões sobre brasilidade, sobre a identidade nacional e sobre o que nos torna humanos em um tempo tão digitalizado. O tema foi um dos destaques da Casacor São Paulo, em 2024, e agora do DW! Semana de Design, em 2025. Com isso, na busca pela humanidade das coisas, o feito à mão nos reconecta com o que é orgânico, carregado de história e identidade. Este é um dos motivos que tem impulsionado o crescimento da Paiol”, finaliza.
Serviço
Abertura Paiol Vila Madalena
Quando: 29 de março de 2025, Sábado, das 15h às 19h
Onde: Rua Wizard, 386 – Vila Madalena
Pet Friendly
Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 20h | Sábado, das 9h às 20h | Domingos e Feriados, das 11h às 18h.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
angelo@bacuricomunica.com