Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025

Como declarar pró-labore e lucros no Imposto de Renda 2025

14/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Como a inteligência artificial generativa pode ser integrada em empresas de marketing?
TECNOLOGIA

Como a inteligência artificial generativa pode ser integrada em empresas de marketing?

16/09/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A popularização de ferramentas e soluções digitais criadas a partir de tecnologias disruptivas como a inteligência artificial corrobora o movimento de transição que consolida a nova fase Web3 na internet. Antes do furor provocado no mercado pelo lançamento do ChatGPT, em 2022, vimos uma tentativa (em andamento) de inserção de outras iniciativas, como o metaverso do Facebook (agora Meta). 

O uso de tecnologias disruptivas é uma realidade inegável para empresas no momento atual de transição do espaço web, principalmente no setor de marketing. A corrida pela adoção de soluções como o ChatGPT é prova dessa transformação, em que ferramentas utilizam sistemas autônomos de linguagem comum para desenvolver imagens, vídeos e textos. 

Dessa forma, apresento cinco setores vitais do marketing onde a IA generativa desencadeará mudanças estruturais no processo de execução de atividades nos próximos anos. Antes disso, fica a reflexão: será que alguma profissão corre risco com o domínio da inteligência artificial? 

 

IA generativa na automação de atividades 

Recursos como o ChatGPT criam parâmetros de produção de conteúdo no espaço web, os quais são aperfeiçoados de forma constante com base em atividades anteriores exercidas pela ferramenta. Isso possibilita sua integração na automação de processos do marketing, por exemplo, permitindo a customização autônoma de campanhas e a personalização de mensagens. 

 

Uso na publicidade paga 

Segmentos como a publicidade paga também já sentem os impactos do uso de ferramentas de inteligência artificial, que são usadas para gerar anúncios automaticamente. O aprendizado permanente dessa tecnologia permite ainda a otimização de anúncios baseada no gerenciamento inteligente de dados. 

 

Copywriting 

O copywriting é a força motriz que impulsiona o marketing, desempenhando tarefas cruciais de redação publicitária. Com a adesão de ferramentas de IA generativa nesse segmento, é possível criar blog posts com personalização da atividade, incluindo desde o tom da escrita até técnicas de SEO. Isso vale para a criação da descrição de produtos de e-commerce, uma tarefa já desempenhada pela inteligência artificial com maestria. 

 

SEO também será afetado? 

O SEO é responsável por direcionar campanhas, além de delimitar o público-alvo e posicionar a publicação de forma competitiva nos motores de busca. O uso de inteligência artificial nessas atividades consiste em pesquisar palavras-chave e personalizar conteúdos. 

 

Vídeos automáticos 

Além de textos, a cada dia, as ferramentas de IA generativa apresentam sólida evolução no desenvolvimento de imagens e vídeos de alta qualidade.  
 

Assim como a chegada do computador nas redações jornalísticas (substituindo as antigas máquinas de escrever), ferramentas de inteligência artificial devem reestruturar profundamente setores estratégicos como o marketing. No entanto, ainda é precipitado concluir que a tecnologia apresenta uma verdadeira ameaça a determinadas profissões. Por outro lado, há de se concordar que uma reorganização dessas funções não deve ser descartada em um futuro breve. 

 

*Adilson Batista é especialista em inteligência artificial – adilsonbatista@nbpress.com.br  

Sobre Adilson Batista 

Nascido em 1976, na cidade de São Paulo, Adilson Batista é um especialista em inteligência artificial que une três capacidades distintas em seu trabalho: design, tecnologia e estratégia de negócios. Foi vice-presidente da Wunderman e diretor de estratégia digital da Young & Rubicam, atualmente VML. Foi fundador e CEO da agência digital Today e hoje ele está à frente de sua consultoria, a Adbat, e de projetos voltados para negócios digitais. Para mais informações, acesse: https://www.linkedin.com/in/adilson/ ou https://www.adbat.com.br/. 

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação 

Tel.: +55 11 99419-5757 

E-mail: adilsonbatista@nbpress.com.br 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
deborahfecini@nbpress.com.br

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood Benefícios segue inovação acelerada e anuncia mais duas funcionalidades para transformar a gestão de RH

13/05/2025

Painéis de LED impulsionam negócios e se consolidam como ferramenta estratégica no varejo e serviços

13/05/2025
EM DESTAQUE

Pós-Black Friday: planejamento de 2024 deve começar agora, diz especialista

13/12/20230

Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde

10/05/20250

Na pele do carrancudo José Inocêncio, Marcos Palmeira analisa reta final de “Renascer”

27/06/20240

Coca-Cola FEMSA Brasil oferece vagas de trabalho temporário e efetivo na fábrica em Itabirito (MG)

29/11/20240

Paulista North Way Shopping recebe a Semana da Mulher

13/05/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025

Como declarar pró-labore e lucros no Imposto de Renda 2025

14/05/2025
CONTATO

E-mail: noticiassitesblogs@gmail.com

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.