Desde 2008, o mês de novembro é denominado no Brasil como “Novembro Azul”. A data visa chamar a atenção para a conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata. De acordo com as informações mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no País, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Ciente do papel que as empresas têm em ajudar os colaboradores a receberam mais informações e esclarecimentos sobre o tema, a FESA Group, mais completo ecossistema de soluções integradas de RH da América Latina, promove ações de conscientização, uma vez que a doença é a segunda com maior causa de morte entre homens.
Para abordar o tema de forma eficiente, a FESA Group sugere alguns caminhos informativos, como palestras e workshops com profissionais especialistas sobre temas relacionados à saúde, autocuidado e a importância do protagonismo de cada um. Outras sugestões são campanhas com materiais informativos em e-mails ou banners em corredores, banheiros e demais pontos de passagem com ações interativas e competições que promovam a saúde e bem-estar do grupo. Exames disponíveis nos locais de trabalho, como coletas de sangue, e parcerias com instituições de saúde para descontos aos colaboradores também são ações muito bem-vistas.
“É importante que as empresas se mostrem próximas aos colaboradores e preocupadas também com questões que vão além do dia a dia profissional. Em especial no caso do câncer de próstata, não é comum a doença apresentar sintomas em sua fase inicial e somente as consultas e exames preventivos podem salvar vidas. Por isso é tão fundamental ações de conscientização no ambiente corporativo”, diz Fernanda Azzi, Diretora de RH da FESA Group.
Outro benefício é o fortalecimento do relacionamento entre empresa e funcionário, ajudando a fomentar uma cultura organizacional de responsabilidade, empatia e comprometimento, o que também leva à redução do absenteísmo relacionado a doenças diagnosticadas tardiamente e com tratamentos mais severos.
Para colaboradores já em fase de tratamento da doença, além de oferecer apoio emocional, com um ambiente acolhedor e empático, é fundamental que haja suporte organizacional. Dentre as iniciativas possíveis, estão: flexibilidade da jornada de trabalho por conta do tratamento, retorno gradual, auxílio em relação ao plano de saúde quando necessário.
“O respaldo da empresa pode ser decisivo para que o colaborador enfrente esse momento com mais confiança e segurança, o que contribui tanto para sua recuperação quanto para o emocional de toda a equipe”, comenta a Human Capital da FESA Group.
De forma geral, é importante que as empresas foquem não apenas em temas específicos quando se fala de saúde, mas sim na melhor qualidade de vida, com o colaborador assumindo o protagonismo de sua vida.
“Acreditamos que estes incentivos fazem com que os times mantenham um bom nível de saúde física e mental, o que ajuda a impactar de forma positiva a sua performance no dia a dia. E, olhando financeiramente e a longo prazo, temos menor chance de estouros nos custos da sinistralidade junto ao convênio médico. É, sem dúvidas, uma via de mão dupla que beneficia ambos lados”, comenta Fernanda Azzi.
Sobre a FESA Group
A FESA Group é um ecossistema único de soluções de RH, ancorado em relações humanas, tecnologia e ciência de dados. Por meio de suas 7 frentes de atuação, oferece soluções de ponta a ponta para aquisição e gestão de talentos nas empresas. No âmbito corporativo, a FESA Executive Search oferece recrutamento consultivo de executivos e board members, FESA Asap atua no recrutamento consultivo de profissionais em início de carreira gerencial, FESA Governança Corporativa avalia e forma Conselhos de Administração, e FESA Advisory oferece consultoria estratégica para desenvolvimento de lideranças e design organizacional. Todas essas áreas possuem projetos da FESA Diversidade e Inclusão, com soluções para ampliar a diversidade nas empresas. No âmbito de inovação, a FESA XFour surge como um hub de startups para acelerar HR Techs, e no âmbito social, o FESA C.R.O.M.A Institute apresenta programas de voluntariado com projetos educacionais e de qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. A FESA Group está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e consultores especializados em suas áreas de atuação, e um escritório em Monterrey (México) para atender à demanda internacional. Para mais informações, consulte o site.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Carina Rossi Morpurgo
carina.morpurgo@fsb.com.br