A governança de dados é um conjunto de processos ou políticas que definem como uma empresa ou corporação deve manter e gerenciar o ciclo de vida de seus dados. Por meio de diretrizes e práticas bem definidas, o fluxo ou trajetória de um dado é acompanhado desde sua coleta, processamento, armazenamento, consumo e posterior remoção.
Não ter uma governança estabelecida, aliado à falta de adesão por parte da equipe, pode ocasionar um mapeamento de resultados insuficiente e consequentemente em tomadas de decisões menos assertivas.
Ao criar essa política, a empresa define padrões e responsabilidades, garantindo que todos os membros da organização estejam cientes de suas funções neste pilar, além de estabelecer indicadores e métricas. Com uma implementação de governança de dados estruturada, é possível garantir que a jornada de informações de uma empresa seja segura e fomente decisões estratégicas baseada em evidências, melhorando a visão da corporação.
Vale ressaltar que o sucesso da governança de dados como polo para tomada de decisões depende da adesão de todas as áreas. Para isso, é importante aplicar as regras no dia a dia de cada equipe, fazendo com que se torne parte da rotina de todos os colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico.
Implementar uma governança que não converse com todos os públicos dentro de uma empresa dificulta a visibilidade de potenciais resoluções. Criar uma linguagem unificada e regras de qualidade ajuda todos na organização a compreender os termos e padrões de forma semelhante.
Um bom treinamento e alfabetização no assunto permite que o colaborador compreenda o processo como um todo. Sabendo quais informações são coletadas, o motivo da coleta, como isso acontece, como podem ser usadas e se elas são satisfatórias para os objetivos, dá sentido e fornece insights para um plano de ação.
Contudo alguns desafios podem surgir no momento de criar a governança, sejam eles relacionados a cultura organizacional ou a complexidade técnica. Com o aumento da quantidade e variedade de dados, as empresas enfrentam dificuldades em catalogar, organizar e gerenciar informações de maneira eficiente.
Para auxiliar os profissionais existem ferramentas que podem ser utilizadas para otimizar a implementação. Entre elas:
Data Catalogs: para catalogar e classificar ativos. Essas plataformas oferecem uma visão do ecossistema, facilitando a descoberta de informações;
Matadata Management: ferramentas avançadas nessa categoria possibilitam criação e manutenção eficientes de metadados, contribuindo para qualidade e consistência das informações.
Data Quality: ferramenta de qualidade de dados que oferece recursos para identificar, corrigir e prevenir inconsistências, erros e duplicatas.
Data Governance Platforms: oferece visibilidade completa sobre o ciclo de vida dos dados, desde a criação até a destruição, permitindo um controle mais preciso e eficiente.
Master Data Management (MDM): possibilita a unificação de informações críticas, como clientes, produtos e fornecedores, eliminando redundâncias e garantindo uma visão única e precisa desses elementos fundamentais.
Além disso, ferramentas de Inteligência Artificial já estão sendo utilizadas para automatizar tarefas repetitivas e manuais. Na fase de coleta e análise, o uso da IA otimiza o tempo e permite a análise de grandes volumes de informações com maior precisão, identificando padrões suspeitos, alertando sobre possíveis fraudes e indicando riscos ou violações de conformidade. Com os avanços tanto em IA, quanto machine learning, será possível prever riscos em tempo real, baseando-se em informações registradas anteriormente. Tais ferramentas também poderão ajustar automaticamente políticas e procedimentos de compliance.
Sem governança, há atrasos para mapear dados, identificar como estão sendo acessados e utilizados, gerando problemas de catalogação e inconsistências para os profissionais de TI. Aplicar a governança aprimora processos, traz visibilidade, otimiza o tempo e permite que executivos e tomadores de decisão foquem em processos de inovação e consigam vantagem competitiva.
Luciano Silveira é Feature Team Lead na Zallpy Digital
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GABRIELA CAROLINE BARBOSA DA SILVA
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