Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Tecnologia que impulsiona, não substitui: a revolução silenciosa na produção de veículos automotores

15/05/2025

Circo de Roma chega ao Grande ABC e estaciona no São Bernardo Plaza Shopping

15/05/2025

Prêmio Essas Mulheres Maravilhosas 2025 – 45ª Edição – Sucesso Total

15/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - NEGÓCIOS -   Comunicar bem é fundamental  para o sucesso de operações de M&As
NEGÓCIOS

  Comunicar bem é fundamental  para o sucesso de operações de M&As

23/10/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

 

https://fia.com.br/blog/ma-o-que-e-tipos-exemplos-e-etapas-do-processo/

Movimentos de compra e venda empresariais representam períodos sensíveis na gestão, pois exigem um reforço no fortalecimento da marca perante o mercado. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pela empresa multinacional de consultoria e gestão McKinsey Brasil, essas operações podem ser responsáveis por até 75% do crescimento de uma instituição. No entanto, muitas empresas não conseguem atingir esse potencial, atribuindo parte desse insucesso às estratégias relacionadas à cultura organizacional e ao processo comunicacional. O mesmo estudo aponta que, aquelas que priorizam esses fatores, aumentam em 50% as chances de atingirem as metas de sinergia, alcançando o lucro projetado.
Por afetar todo o ecossistema da companhia, tanto interno quanto externo, a comunicação de fusões e aquisições (M&A) é fundamental para que o projeto transcorra com tranquilidade e seja bem-sucedido. “Planejar como será difundida a operação, tanto para o mercado quanto para os funcionários, com ações e cronogramas bem estabelecidos, é primordial para a consolidação, ou não, desse tipo de operação. Por isso, o trabalho em conjunto entre as equipes de comunicação, agências e departamentos jurídicos é o segredo do sucesso”, afirma Silvana Piñeiro, jornalista fundadora da Smartcom Inteligência em Comunicação, agência que há 15 anos trabalha na divulgação de operações de M&A.
A gestão da narrativa e das informações é um fator sensível nesses momentos. O ideal é respeitar o timing do fechamento da operação, bem como dos eventuais trâmites jurídicos, para que a divulgação seja assertiva e contribua positivamente para a sua consolidação. É importante que todos os players tenham acesso a informações transparentes e unificadas sobre a operação, evitando a desinformação. “Um deslize ou vazamento de informações pode colocar toda operação em risco”, completa a especialista em comunicação empresarial, Silvana Piñeiro.
Segundo um levantamento da Harvard Business Review, entre 70 e 90% das fusões e aquisições falham por conta de dificuldades na integração das empresas, problema que a presença de um planejamento de comunicação eficaz ajuda a resolver.
Para os clientes e fornecedores, o trabalho bem feito de assessoria de imprensa e comunicações direcionadas trazem tranquilidade e esclarecem como as mudanças impactarão, ou não, a dinâmica produtiva, o que minimiza possíveis instabilidades comerciais e logísticas. Já para os investidores, a comunicação transparente e just in time é estratégica, visto que pode atrair novos investimentos e manter o interesse dos já existentes.
A transparência foi destacada pela pesquisa realizada pela plataforma especializada em coleta e visualização de dados, a Statista já em 2021, quando evidenciou a importância da transparência e veracidade dos dados propagados durante processos de fusão e aquisição de empresas e sinalizou que 34% das operações falham devido às estratégias e objetivos que não foram bem articulados. Para evitar isso, a sinergia do board e a clareza nas decisões evitam a insegurança entre os funcionários, transmissão de [DCP1] informações precisas, o que enfraquece o famoso rádio peão, que fragiliza a cultura organizacional e compromete a operação. “O auxílio de profissionais da comunicação tem um impacto positivo na manutenção da cultura empresarial, por meio da propagação dos valores e objetivos da companhia, além de reafirmar o compromisso com a transparência e uma gestão humanizada, tão valorizada atualmente”, finaliza Silvana Piñeiro.
 
Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360° com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre outros.
 

 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Chega a Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, projeto de empreendedorismo gratuito que oferecer capital de R$ 1.500,00 para 3 empreendedores

15/05/2025

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Como declarar pró-labore e lucros no Imposto de Renda 2025

14/05/2025
EM DESTAQUE

Decisão inédita no TRF3 suspende trava de dois anos para nova adesão à transação tributária

14/04/20250

Empreendedorismo feminino: Conheça a história de mulheres que estão à frente de franquias

15/11/20240

Renova Nome reverte situações de Negativação e inadimplência

20/10/20230

Nicolas Costa: O Favorito de Empresários, Socialites e Artistas! Conheça o Vídeo Maker das Estrelas de Nova York

11/03/20240

O TEMPO E A TEMPERATURA: sexta-feira (3) de chuvas em São Paulo e Minas Gerais

02/11/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Tecnologia que impulsiona, não substitui: a revolução silenciosa na produção de veículos automotores

15/05/2025

Circo de Roma chega ao Grande ABC e estaciona no São Bernardo Plaza Shopping

15/05/2025

Prêmio Essas Mulheres Maravilhosas 2025 – 45ª Edição – Sucesso Total

15/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.