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Movimentos de compra e venda empresariais representam períodos sensíveis na gestão, pois exigem um reforço no fortalecimento da marca perante o mercado. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pela empresa multinacional de consultoria e gestão McKinsey Brasil, essas operações podem ser responsáveis por até 75% do crescimento de uma instituição. No entanto, muitas empresas não conseguem atingir esse potencial, atribuindo parte desse insucesso às estratégias relacionadas à cultura organizacional e ao processo comunicacional. O mesmo estudo aponta que, aquelas que priorizam esses fatores, aumentam em 50% as chances de atingirem as metas de sinergia, alcançando o lucro projetado.
Por afetar todo o ecossistema da companhia, tanto interno quanto externo, a comunicação de fusões e aquisições (M&A) é fundamental para que o projeto transcorra com tranquilidade e seja bem-sucedido. “Planejar como será difundida a operação, tanto para o mercado quanto para os funcionários, com ações e cronogramas bem estabelecidos, é primordial para a consolidação, ou não, desse tipo de operação. Por isso, o trabalho em conjunto entre as equipes de comunicação, agências e departamentos jurídicos é o segredo do sucesso”, afirma Silvana Piñeiro, jornalista fundadora da Smartcom Inteligência em Comunicação, agência que há 15 anos trabalha na divulgação de operações de M&A.
A gestão da narrativa e das informações é um fator sensível nesses momentos. O ideal é respeitar o timing do fechamento da operação, bem como dos eventuais trâmites jurídicos, para que a divulgação seja assertiva e contribua positivamente para a sua consolidação. É importante que todos os players tenham acesso a informações transparentes e unificadas sobre a operação, evitando a desinformação. “Um deslize ou vazamento de informações pode colocar toda operação em risco”, completa a especialista em comunicação empresarial, Silvana Piñeiro.
Segundo um levantamento da Harvard Business Review, entre 70 e 90% das fusões e aquisições falham por conta de dificuldades na integração das empresas, problema que a presença de um planejamento de comunicação eficaz ajuda a resolver.
Para os clientes e fornecedores, o trabalho bem feito de assessoria de imprensa e comunicações direcionadas trazem tranquilidade e esclarecem como as mudanças impactarão, ou não, a dinâmica produtiva, o que minimiza possíveis instabilidades comerciais e logísticas. Já para os investidores, a comunicação transparente e just in time é estratégica, visto que pode atrair novos investimentos e manter o interesse dos já existentes.
A transparência foi destacada pela pesquisa realizada pela plataforma especializada em coleta e visualização de dados, a Statista já em 2021, quando evidenciou a importância da transparência e veracidade dos dados propagados durante processos de fusão e aquisição de empresas e sinalizou que 34% das operações falham devido às estratégias e objetivos que não foram bem articulados. Para evitar isso, a sinergia do board e a clareza nas decisões evitam a insegurança entre os funcionários, transmissão de [DCP1] informações precisas, o que enfraquece o famoso rádio peão, que fragiliza a cultura organizacional e compromete a operação. “O auxílio de profissionais da comunicação tem um impacto positivo na manutenção da cultura empresarial, por meio da propagação dos valores e objetivos da companhia, além de reafirmar o compromisso com a transparência e uma gestão humanizada, tão valorizada atualmente”, finaliza Silvana Piñeiro.
Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360° com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre outros.
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MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
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