Com a Semana Santa se aproximando, a busca dos consumidores por chocolates e ovos de Páscoa tem crescido. Porém, a surpresa com os valores pode ser amarga, pois 70% da lavoura mundial de cacau, que está em uma região da África, vêm sofrendo com crises climáticas desde 2023, o que, consequentemente, eleva o preço dos produtos.
Segundo dados do IPCA de fevereiro, o preço da barra de chocolate aumentou 16,53% em 12 meses. Nesse mesmo período, o preço do cacau aumentou 189%, chegando ao pico de 300%, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia). A alta atingiu desde produtores artesanais até as grandes marcas de produtores de chocolate e, claro, os consumidores.
Santa semana para a alimentação fora do lar
Segundo a pesquisa da Abrasel do mês de março, em comparação ao mesmo período do ano passado, 71% dos empresários do setor de alimentação fora do lar esperam aumentar o faturamento no feriado da Semana Santa. O otimismo com a movimentação está, principalmente, na extensão do feriado, que neste ano emenda com o Dia de Tiradentes — na segunda-feira.
Entretanto, o alto custo dos insumos é um desafio para os empreendedores, que evitam alterar o cardápio para não perder a clientela: segundo levantamento da Abrasel, 91% dos empresários do setor não conseguiram repassar integralmente o aumento da inflação nos últimos 12 meses.
Esse é o caso da Elisa Dayrell, proprietária da Espetacular Doceria, em Belo Horizonte (MG). “A gente não está conseguindo repassar totalmente os aumentos de custo para os preços do cardápio. Por isso, estamos ajustando o mix de produtos, mesmo que alguns itens acabem ficando com uma margem de lucro menor do que a de costume. Estamos tentando encontrar um ponto de equilíbrio, porque, do jeito que está, não é bom nem para o cliente, nem para o nosso negócio.”, comenta.
A situação da Marília Lima, sócia da confeitaria Cenoradas, em São Paulo (SP), não é muito diferente, apesar de ter tomado medidas para lidar com o aumento, como estocar cacau, por exemplo.
“A primeira coisa que fiz foi tentar guardar o fruto antes do aumento, porque eu sabia que isso aconteceria. Isso me ajudou a não ser tão atingida pelo aumento do preço do cacau, mas agora, infelizmente, não teve jeito e hoje já estou gastando mais para ter a matéria-prima para os produtos”, afirma.
Estratégias empresariais
Para contornar o aumento dos preços, muitos empresários estão optando por usar sabores diferentes, criar produtos ou utilizar insumos que emulem o sabor do ingrediente principal, como os itens sabor chocolate.
Elisa, da Espetacular Doceria, comenta que deve adotar ações para aumentar as vendas e tentar cobrir os custos com o cacau. “Estamos fazendo ovos recheados de doce de leite e estamos usando o caramelo para substituir o cacau, quando possível”. Além disso, ela comenta ter diversificado as formas de pagamento e adiantado a divulgação da venda de ovo para atender melhor o público.
Com os preços dos ovos de Páscoa elevados, os clientes estão buscando alternativas. Esse fenômeno foi observado pela Marília, da Cenoradas, que decidiu investir em novos produtos. “Eu percebo que a cada ano as pessoas estão comprando mais lembrancinhas, coisas que remetem a Páscoa, mas não necessariamente um ovo de Páscoa para presentear”. Por isso, para esse ano, ela conta com cenourinhas, bombons em formato de coelhinho e outros produtos em sua cesta.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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