Nascido na República Armênia, Arthur Haroyan é ator, diretor e roteirista formado em Artes Dramáticas pela escola Incenna de São Paulo e em língua e literatura russa pela Universidade Estadual da Armênia.
Com mais de 25 espetáculos no seu país, no Brasil, há 16 anos, fez parte do elenco de diversos espetáculos e fundou seu próprio grupo teatral “ARCA”. Ainda trabalhou na Escola Armênia, deu aulas particulares de idiomas e atuou como intérprete.
Inspirado por Aracy Balabanian, descendente de armênios que fez história na TV brasileira, Arthur cruzou o Atlântico e desembarcou no Brasil aos 24 anos com o objetivo de se tornar ator.
As diferenças culturais, as dificuldades de se estabelecer como imigrante, a distância da família, a falta de dinheiro, o idioma não foram obstáculos suficientes para fazer Arthur desistir do seu sonho de infância, quando assistindo “Mulheres de Areia” na ex-União Soviética, decidiu que seria ator.
O ator conta que a infância vivida durante a guerra em seu país não o impediu de brincar com os amigos encenando as novelas brasileiras e, reconhece na sua criação não só traços das mulheres de sua família, mas também de mulheres como Nazira, Zoraide, Carminha, personagens da nossa teledramaturgia.
O português ele aprendeu através das produções brasileiras, revistas de fofoca, filmes legendados e praticando com os amigos, a quem sempre pedia para corrigi-lo.
Hoje, aos 41 anos, Arthur dá vida ao vilão Yuri, aliado de Mavi (Chay Suede) em Portugal e personagem determinante para o destino de Rudá (Nicolas Prattes) na atual fase de “Mania de Você”, trama do horário nobre da TV Globo.
Arthur já passou por outras produções como: “Carinha do anjo” (SBT), “Entre o céu e a terra” (TV Brasil), como apresentador em “Um armênico na cozinha” (Chef TV Brasil e Canal 10, México). Atuou também nos curta metragens “O que vem depois do adeus”, “Um gole de conhaque ou um perfume qualquer”, “Chamada não atendida”, “Dehatsi” e no longa-metragem “A face escura da lua” (distribuição O2), além de diversos trabalhos publicitários.
Outro grande sucesso de Arthur é o livro autobiográfico, “O Armênico”, publicado pela editora The Books, em 2020, com três edições esgotadas e, que em pouco tempo, se tornou um bestseller no Brasil. Arthur conta suas histórias em paralelo com as novelas brasileiras que estavam sendo exibidas em seu país. O autor também fala sobre suas participações no “Programa do Jô” da TV Globo, em 2013 e 2015.
Enquanto aguarda os rumos do seu Yuri em “Mania de Você”, Arthur prepara uma edição especial do seu livro, mas que dessa vez tem um sabor muito especial, pois a novela referência desse novo capítulo, que fará parte da nova edição, é “Mania de Você”, em que ele atua. É a realização de um sonho. A edição especial, ainda sem data de lançamento, traz histórias do seu dia a dia atualmente e segundo ele, são divertidíssimas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ MERCHED FIALHO FURTADO
beatriz@merchedcomunicacao.com.br