A culinária peruana é considerada uma das melhores da América Latina e do mundo. A mescla das tradições indígenas (astecas e maias) com a tradição dos colonizadores espanhóis tornou a cozinha peruana uma gastronomia única. Se você pretende conhecer o Peru e se enquadra no tipo de viajante que gosta de imergir na cultura local, nada melhor do que o bom e velho turismo culinário.
Destinos gastronômicos imperdíveis no Peru
Nas regiões norte, centro e sul do país, a gastronomia é um reflexo da identidade, pois tem uma relação estreita com o território onde se desenvolvem as receitas, os ingredientes e as tradições.
Entre os principais destinos gastronômicos do país, a cidade de Lima é tida como a melhor escolha para os amantes da culinária. Nela, há restaurantes premiados, como o Central e o Maido, que celebram a biodiversidade do Peru, incorporando ingredientes nativos no dia a dia da cozinha.
A cidade de Cusco, próxima de Machu Picchu, também oferece uma variedade de pratos típicos, além de bons lugares para desfrutar de trilhas e saber mais da história arqueológica do país.
Os pratos mais famosos da gastronomia peruana
Um dos melhores exemplos é o da pachamanca, cuja receita tem origem milenar, do povo Wari. Foi dessa preparação que surgiu uma receita que pode variar conforme o destino nos Andes peruanos, como em Ancash, Ayacucho, Junín, Huancavelica e Huánuco. Além disso, essa preparação também envolve – em alguns casos – uma celebração, porque esse prato é também uma forma de agradecer à terra.
Entre os pratos mais instragramáveis da gastronomia peruana, o ceviche é o mais conhecido, feito com peixe cru marinado em suco de limão e temperado com cebola roxa, pimenta e coentro. O Peru também tem uma grande variedade de pratos à base de milho, como a humita, um estilo de pamonha feita com milho verde, queijo e temperos.
O Pulpo Parrillero é um prato sofisticado e cheio de sabor, onde o polvo é primeiro cozido para garantir maciez e depois finalizado na grelha, resultando em uma textura suculenta por dentro e levemente crocante por fora.
Tradição e modernidade na cozinha peruana
Ao viajar pelo Peru, é interessante observar como técnicas ancestrais, como o uso de fogões a lenha e panelas de barro, convivem com equipamentos modernos que trazem mais praticidade ao dia a dia.
Muitos chefs peruanos, ao trazerem pratos tradicionais para o mundo contemporâneo, incorporam tecnologias de cozinha mais rápidas e eficientes que ajudam a otimizar o preparo de alguns pratos mais demorados.
Utilizar fogão industrial para cozinhar mais rapidamente, char broiler para os grelhados, processadores industriais e panelas, como as tradicionais de barro e a panela de pressão elétrica são mecanismos de preservar os sabores, texturas e características marcantes dos pratos.
Quem visita o Peru se depara com uma imersão completa, já que o país se esforça para preservar as raízes astecas. Desde os restaurantes cinco estrelas, até os mais simples que usam ingredientes como milho e mantêm receitas que envolvem formas de preparo que misturam as tradições com técnicas mais modernas.
A gastronomia peruana como patrimônio cultural
No Peru, a cultura culinária é um patrimônio popular que representa a identidade das diferentes culturas que a compõem. Quando um país recebe um prêmio por sua gastronomia, toda a sociedade que contribui para o desenvolvimento desse setor também o recebe.
Viajar pelo Peru também significa experimentar aromas que não podem ser descritos e que devem ser degustados, vivenciados e explorados. Esse é um dos motivos pelos quais a gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo e chama a atenção de turistas de todo o planeta.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br