Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - NEGÓCIOS - Conheça os 7 perfis impermanentes que irão moldar os comportamentos em 2025
NEGÓCIOS

Conheça os 7 perfis impermanentes que irão moldar os comportamentos em 2025

fatimabrasil18/02/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Pensando em garantir um amanhã menos resistente à mudanças é que a Neura, curadoria de estudos comportamentais e porquês, lança a pesquisa A Permanência da Impermanência. No levantamento, foram mapeadas as sete principais formas de enxergar a vida por meio dos diferentes perfis impermanentes, que são: pessimistas, otimistas, utopistas, progressistas, relativistas, idealistas e protagonistas. Ainda de acordo com a Neura, esses grupos irão moldar os comportamentos da população em 2025, redefinindo o futuro e a forma como cada um se relaciona com a sua própria existência.

 

Com base no estudo, feito em parceria com a PiniOn, plataforma de pesquisa com mais de 3 milhões de usuários, em 2024, 80% da população acredita que é possível se preparar para viver mais e melhor, mas apenas 4% das pessoas relatam que sempre se planejaram para isso. O estudo traz também análises e reflexões sobre o desafio de diminuir a influência de termos perenes, como envelhecimento e longevidade, e oferece novas possibilidades para pessoas, negócios e marcas por meio do conceito da impermanência. 

 

“Os perfis impermanentes levantados são personificados por formas distintas de encarar a vida. O tempo não é a coisa mais relevante do passado e o envelhecimento não é o condicionante para o presente. A impermanência que é (e deve ser) o fator condicionante para o futuro”, afirma Andre Cruz, fundador e CEO da Neura e expert em Neurociência. Veja um pouco mais sobre cada perfil, abaixo.

 

Impermanente pessimista:

O primeiro de todos e o mais representado (com 38% dos correspondentes) é aquele que acredita que não há o que fazer para almejar uma vida melhor e mais longeva e, por isso, acaba, muitas vezes, revivendo o passado. O impermanente pessimista entende que a sua história já está toda traçada, com destinos bem definidos, e que qualquer esforço para tornar a jornada diferente será em vão. 

 

“Durante a pesquisa, vimos que esse grupo é mais representado por mulheres jovens que estão entre seus 18 e 24 anos. Ao analisar, percebemos que questões como a pressão social para terem responsabilidades no lar, na família, cuidado e, ao mesmo tempo, no trabalho são impulsionadores desse pessimismo”, complementa Bruno Stassburger, pesquisador de cultura e comportamento da Neura.

 

Impermanente otimista:

Em segundo lugar, com 19% dos entrevistados, domina o mais otimista. “Ao contrário do anterior, esse grupo acredita que a idade não existe e que, desde que a mente continue lúcida, ainda há muito a se viver. Ao trazer uma visão leve de futuro, essas pessoas aproveitam mais o presente. Por conta disso, vimos o perfil mais presente e homens com mais de 60 anos, que já viveram bastante para aceitar tudo o que a vida propõe e não se preocuparem com o que virá”, afirma Bruno.

 

Impermanente utopista:

Com 18,4% das respostas, esse perfil é formado por pessoas que projetam sua vida como se nunca fossem morrer. “Esse grupo, muitas vezes, enxerga o futuro como uma certeza, independente do que se faz no presente para que isso aconteça. Um grande exemplo disso são as Age Techs, empresas que investem no desenvolvimento e envelhecimento humano e tornam possível alcançar saúde e vitalidade duradouras”, completa Andre Cruz.

 

Impermanente progressista:

Representando 9,1% dos respondentes, os progressistas são aqueles que encaram a vida de forma responsiva. Por querer viver mais e melhor, essas pessoas já mudaram (ou estão em processo de mudar) os hábitos para uma vida de maior qualidade.

 

Impermanente relativista:

Por medo ou resistência ao futuro, esse perfil (7%) costuma negar o envelhecimento. O grupo possui uma visão voltada para o passado e, por isso, preferem morrer antes de se tornarem “velhos” pensando em não experienciar fases da vida que envolvem perda de liberdade, vitalidade e independência.

 

Impermanente idealista:

Com 5% das respostas, esse perfil é recorrente em pessoas de 25 a 39 anos da classe A. Apesar de ter vontade de viver mais e melhor, essa parte ainda não mudou hábitos para isso. Além disso, acreditam que a existência, de alguma forma, oferece caminhos para adiar o que se entende como fim.

 

Impermanente protagonista:

Com 4% dos correspondentes, o perfil protagonista foi o menos relevante em termos de respostas na pesquisa. Preferido por pessoas com visão aplicada

ao futuro, da classe A e enquadradas no grupo de 25 a 39 anos de idade, são aqueles que sempre se planejaram para uma vida mais longeva e a enxergam como algo passível de adaptação e mudança. 

 

“Entender as diferentes maneiras de encarar a existência é o primeiro passo para começar a mudar hábitos e se desprender das antigas amarras da vida. A sociedade mudou e, agora, exige uma nova dinâmica cultural que não pode ser ignorada. A vida não é uma linha contínua, mas sim uma jornada. A morte não é apenas o nosso ponto de chegada. Somos diferentes, impermanentes e flexíveis e, por isso, precisamos nos permitir viver o momento e aceitar as mudanças”, finaliza Andre Cruz. 

 

Sobre a Neura:

A Neura é uma curadoria de estudos comportamentais e porquês. Foi fundada por Andre Cruz, Expert em Neurociência e Comportamento e pioneiro em aplicar a  tecnologia da Neurociência na estratégia e na pesquisa comportamental. A Neura mapeia dinâmicas culturais, decodifica informações em conhecimento e traduz em estratégia de negócios. Sua metodologia proprietária une pesquisas de mercado com a tecnologia da neurociência  para obter dados que ajudam  a compreender as decisões emocionais –  os códigos não ditos – que estão  no subconsciente e inconsciente das pessoas.  Com cases de sucesso com empresas como Itaú, Boticário, Premier PET, Unilever e Linea Alimentos. a Neura realiza levantamentos e mapeamentos relacionados com temas como novos hábitos, comportamento de compra, clima organizacional, experiência do colaborador, consumidor e usuário, cultura e estilos de vida. Mais informações basta acessar o site da organização. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAYTE LUCHTEMBERG LOPES
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025
EM DESTAQUE

Grandes marcas escolhem espaços disruptivos para experiências imersivas

21/02/20250

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sábado (16) com fortes chuvas na região Sudeste

15/09/20230

Mês da Consciência Negra: afrofestival anima pontos icônicos de São Paulo

26/11/20230

Férias chegando? Confira 6 atividades práticas para entreter as crianças durante o período

04/12/20240

Black Friday: aumenta busca por eletrodomésticos e eletrônicos

07/11/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.