Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - NEGÓCIOS - Contrato de Seguro
NEGÓCIOS

Contrato de Seguro

fatimabrasil23/01/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O seguro rural é um verdadeiro instrumento de política agrícola, na medida em que possibilita a mitigação dos inúmeros riscos da atividade agrária. A contratação de um seguro acaba evitando ou minimizando o endividamento do produtor pela frustração do empreendimento e isso certamente traz uma maior tranquilidade em meio as incertezas presentes na atividade rural.
Dentre as espécies de seguro rural, uma das mais comuns é o seguro agrícola que tem o objetivo de cobrir as explorações agrícolas contra perdas decorrentes principalmente de fenômenos meteorológicos. Nesse seguro se inserem várias modalidades, como o seguro de custeio, de produção, de faturamento ou receita, etc.
Apesar de vários produtores se preocuparem em contratar o seguro agrícola para garantir a reparação de possíveis danos por riscos predeterminados, não é raro que após a comunicação do sinistro a seguradora crie embaraços para o pagamento da indenização. Muitas vezes é atribuído ao produtor o descumprimento de suas obrigações ou até mesmo questionada a existência do sinistro.
Em casos de negativa indevida de indenização pela seguradora, o produtor rural deve se recorrer ao Poder Judiciário para buscar a efetiva indenização securitária, sendo que o contrato de seguro agrícola será interpretado conforme o Código de Defesa do Consumidor.
O entendimento dos Tribunais é de que o produtor rural se adequa à definição de consumidor quando o assunto é contratação de seguro rural, na medida em que ele o faz para proteger seu próprio patrimônio, mesmo que vise resguardar insumos utilizados na atividade produtiva.
Sendo ele consumidor, é verificado que nessa relação o produtor é parte vulnerável em face da seguradora, que detém privilégio técnico, jurídico e econômico, os quais muitas vezes são utilizados em prejuízo do produtor rural, que nem mesmo pode discutir as cláusulas do contrato de seguro.
Na prática, o Código de Defesa do Consumidor prevê mecanismos que ajudam a proteger os direitos do produtor rural, inclusive permitindo que ele se recorra ao Poder Judiciário sem ter que assumir o dever de provar tudo o que alega, desde que sua reclamação seja convincente ou que ele esteja em desvantagem, o que se dá na maioria dos casos, nos quais a seguradora que está em posse das provas e possui melhores condições para apresenta-las em juízo.
Isso não significa que o produtor rural não precise reunir provas que estejam ao seu alcance para comprovar os fatos apresentados. Por isso, quando se deparar com a negativa da indenização securitária, ele deve se recorrer primeiramente a uma orientação por meio de um advogado especializado que irá orientá-lo adequadamente sobre os passos a serem seguidos junto à Seguradora, como também para que não perca o prazo para propor a ação.
Esperar ou deixar para depois não é uma boa escolha para o produtor, pois, se bem orientado por um bom advogado, poderá providenciar laudos e relatórios técnicos a tempo e ingressar com a ação com provas consistentes, a fim de demonstrar que a recusa da seguradora é indevida.
Portanto, havendo conflitos envolvendo o seguro agrícola, o contrato deve ser interpretado de forma que beneficie o consumidor segurado, sendo de extrema importância que ele receba orientação jurídica adequada logo após a recusa da seguradora para escolher a melhor estratégia e garantir o direito à indenização do seguro.

Marcella Leite de Andrade, advogada, sócia do ALE Advogados, especialista em direito civil e processual civil, família e sucessões e direito do agronegócio.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUENIA MICHELLE QUEIROZ DANTAS
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Empréstimo de fora é mais vantajoso para o produtor rural, defende consultor de crédito..

12/05/2025

Explosão na Procura por Limpeza Pós Obra em Guarulhos Surpreende o Setor da Construção

12/05/2025

Imposto de renda: quais os maiores erros que levam à malha fina?

12/05/2025
EM DESTAQUE

Primeiro AME Mulher de SP abre com capacidade para 1,1 mil consultas ao mês

30/10/20230

Power Shopping Centerminas funcionará em horário especial nesta quarta (20/11)

18/11/20240

Mais de 20 mil moradores rurais de Goiás serão beneficiados com programa de saneamento

21/11/20230

Onde comprar ração para calopsita em BH

13/02/20250

Minas Shopping promove evento gratuito de Halloween na sexta-feira, 27 de outubro

25/10/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.