O mercado de suplementos na América Latina tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da conscientização sobre a saúde e bem-estar, além da busca por prevenção de doenças e melhoria do desempenho físico. Estudos revelam que os consumidores a nível Latam estão cada vez mais atentos à relação entre dieta e saúde, refletindo diretamente na expansão do setor.
Segundo Francisco Neves, diretor geral da Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos, alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos, os principais objetivos dos consumidores ao utilizar suplementos incluem: melhoria da estética corporal, aumento de massa muscular, redução de gordura corporal e recuperação pós-exercício. Para ele, tal comportamento é induzido pelo desenvolvimento econômico dos países LATAM e pelo aumento do poder de compra, tornando os suplementos mais acessíveis e a um público diversificado.
“Há também as diferenças entre os mercados da região. No Peru, por exemplo, a suplementação é amplamente associada a práticas preventivas de saúde, enquanto na Colômbia, os consumidores valorizam experiências interativas e informações detalhadas sobre os produtos. Essas diferenças culturais, inclusive, são fundamentais para as marcas que desejam expandir sua atuação no setor”, explica Neves.
Além disso, de acordo com YouGov, os hábitos digitais também têm um papel crucial nessa transformação. Conforme a pesquisa, os consumidores latinos-americanos estão mais receptivos às estratégias de marketing digital do que a média global, o que reforça a importância de campanhas publicitárias bem direcionadas. Redes sociais como Instagram, YouTube e WhatsApp são as principais fontes de informação sobre suplementos, e a interação com influenciadores desempenha um papel fundamental na tomada de decisão de compra.
Outro ponto destacado pelo especialista é a crescente preocupação dos consumidores com a qualidade dos produtos, onde benefícios comprovados, marca confiável e naturalidade são fatores que influenciam a decisão de compra. Segundo a Associação Nacional de Anunciantes do Chile, 67% dos consumidores comparam e cotam antes de comprar e 50% sempre olham revisões ou avaliações antes de decidir.
“O consumidor latino-americano está cada vez mais exigente. Ele busca informações detalhadas sobre os produtos e quer marcas que ofereçam mais do que apenas suplementos: ele procura uma experiência confiável e baseada em ciência”, destaca Neves.
A Pronutrition acredita que o setor de suplementação na América Latina continuará em expansão nos próximos anos e torna-se indispensável que empresas do segmento estejam à frente de estudos e insights para acompanhar as transformações e atender às demandas de forma eficiente. Por isso, a indústria se mantém antenada nas tendências e tem o compromisso de desenvolver suplementos inovadores para diferentes marcas da América Latina, que atendam à crescente demanda dos consumidores.
“O futuro do mercado está diretamente ligado à capacidade das marcas de compreenderem as particularidades culturais e comportamentais da região. Empresas que souberem se adaptar e inovar, investindo em educação do consumidor, terão uma vantagem competitiva sólida. Com experiência em diferentes países da América Latina por meio da nossa exportação, a Pronutrition acompanha de perto essas dinâmicas e entende os desafios e oportunidades desse mercado”, conclui o diretor.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA REBELO ALVES
giovanna.rebelo@mgapress.com.br