Atenção ao cuidado do bebê prematuro
Com o objetivo de informar e capacitar equipes médicas sobre os cuidados e desafios relacionados aos bebês prematuros (todo recém-nascido que nasce antes de completar 37 semanas de gestação), não só durante a internação, mas também após a alta hospitalar, além de levar às famílias informações sobre os principais cuidados com estes “pequenos” pacientes, a SPSP criou a campanha “Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro”, promovida pelo Departamento Científica de Neonatologia da SPSP.
De acordo com Celso Moura Rebello, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPSP e coordenador da campanha, a prematuridade continua sendo um importante problema de saúde, sendo uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil, ao lado das malformações congênitas e das doenças infecciosas. “Esta ação é, portanto, uma maneira de mostrar apoio a essas famílias e destacar a necessidade de melhorar a assistência médica para os bebês prematuros, que muitas vezes necessitam ser cuidados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal por períodos longos, de semanas ou meses, no caso dos nascidos extremamente prematuros”, afirma o neonatologista.
Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas SPSP, ressalta que, como existem riscos diretamente relacionados à prematuridade, é fundamental que equipes de médicos e outros profissionais de saúde estejam devidamente capacitados para o atendimento a essa população, para que sejam efetuadas todas as condutas necessárias, desde tratamentos até o acompanhamento desses bebês, tanto hospitalar quanto pós-hospitalar, na busca constante para se diminuir agravos à saúde que podem estar relacionados à prematuridade. “Queremos alertar também a sociedade como um todo para a realização de um pré-natal adequado desde o início da gestação, uma vez que existem patologias maternas que estão associadas a um risco maior de prematuridade”, finaliza Barsanti.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA RODRIGUEZ CRISTALINO
contato@veritecomunicacao.com.br