Os tradicionais ovos de chocolate que fazem parte da Páscoa do brasileiro representam a importância de uma cadeia de transporte eficiente para garantir a qualidade dos chocolates, que tanto sofrem com a variação de temperatura. Preservar as características do produto – desde sua entrada na fábrica até a chegada na mesa do consumidor – requer soluções de refrigeração cada vez mais avançadas para assegurar que seus atributos sensoriais, segurança e qualidade sejam mantidas ao longo do percurso, da fabricação ao consumo.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), cada brasileiro consome em média 3,9 kg por ano. Este número impõe um desafio logístico considerável, no qual a gestão da temperatura eficiente durante o transporte é fundamental para que os produtos como barras, bombons, trufas e ovos de Páscoa cheguem aos pontos de venda e, consequentemente, às mãos dos consumidores em perfeitas condições.
A Thermo King, líder global em soluções de controle de temperatura para o transporte, assume um papel essencial nesse cenário, fornecendo tecnologias de ponta que atendam às rigorosas demandas da indústria do chocolate. A empresa se destaca por sua expertise em oferecer soluções térmicas que garantem a preservação da textura, do brilho, do sabor e da vida útil do produto durante todo o percurso, desde as linhas de produção até os pontos de venda e o consumidor final.
“A excelência na cadeia de suprimentos do chocolate depende da aplicação de tecnologias que proporcionem controle térmico preciso. Recursos como sensores de temperatura de alta precisão, sistemas de controle automatizados e unidades de refrigeração com capacidade de resfriamento rápida e uniforme são indispensáveis para evitar problemas como Fat Bloom (esbranquiçamento da gordura) e Sugar Bloom (cristalização do açúcar), que comprometem a qualidade e a atratividade do produto” afirma Claudio Biscola, Gerente de Vendas LATAM da Thermo King.
Além disso, a companhia desenvolve e fornece soluções de refrigeração para o transporte que incorporam tecnologias de ponta para atender às necessidades específicas do transporte de produtos sensíveis à temperatura, como o chocolate. Essas soluções garantem o controle preciso da temperatura, desde a refrigeração em carretas que percorrem longas distâncias até sistemas de refrigeração em veículos urbanos de entrega. A conectividade e a telemetria permitem o monitoramento em tempo real das condições de temperatura e umidade, otimizando a segurança e a eficiência da cadeia de distribuição.
“Procuramos investir constantemente em tecnologias que proporcionam maior confiabilidade, eficiência energética e sustentabilidade, além de integrar tecnologias de refrigeração do transporte com as soluções de climatização em instalações de armazenamento e distribuição, garantindo um ambiente de temperatura controlada em todas as etapas da cadeia de suprimentos e preservando a experiência positiva do consumidor ao adquirir e saborear o chocolate”, conclui Claudio.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
sarah.abrao@cdicom.com.br