No mês que é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Wellbe, startup de gestão de saúde corporativa, apresenta dados que mostram que entre os anos de 2020 e o primeiro semestre de 2024, em média, apenas 21% das mulheres com 50 anos ou mais realizaram a mamografia, justamente a faixa etária mais recomendada pelo Ministério da Saúde para a realização do exame. Outro ponto de atenção trazido no levantamento da Wellbe é que, em 2024, esse percentual foi de apenas 8% das mulheres nessa faixa etária tendo realizado o exame, que é considerado o mais importante para a detecção precoce do câncer de mama.
Os dados refletem mulheres que são beneficiárias de planos de saúde empresariais da base da Wellbe. No mesmo período entre 2020 a 2024, entre as mulheres com idades de 40 a 49 anos, o levantamento mostra que apenas 12% realizaram o exame.
Neste levantamento, a healthtech traz também dados sobre biópsias, que mostram uma leve variação, com 0,20% de mulheres realizando esse procedimento em 2023, em comparação a 0,19% em 2020. O número de mastectomias também se manteve estável ao longo dos últimos quatro anos, com o registro de 0,49%, em 2023, e de 0,50% até setembro de 2024.
Ana Luísa Seleme, head de Gestão de Saúde e Sócia da Wellbe destaca que os dados trazidos no levantamento reforçam ainda mais a importância de campanhas de conscientização a respeito da doença, como é o caso do Outubro Rosa. “As campanhas são muito importantes para que se continue o processo de conscientização das mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outros cânceres. O acesso a exames e a informação são fundamentais para mudar esse cenário. Além das ações governamentais e de entidades, as empresas também podem realizar campanhas de sensibilização com suas funcionárias, buscando estimular a mamografia, que é uma medida preventiva, uma vez que auxilia no diagnóstico precoce da doença”, ressalta Ana.
Consultas e Hemogramas
Além dos exames específicos para o diagnóstico do câncer de mama, a Wellbe também analisou o acesso a cuidados gerais de saúde entre mulheres. Dados revelam que apenas 37% das mulheres acima de 18 anos realizam consultas médicas anualmente. Embora tenha havido um aumento desse percentual ao longo dos anos, é um percentual considerado baixo, mais ainda considerando uma amostragem que tem acesso a planos de saúde.
Quanto aos exames básicos, como hemogramas, a média de mulheres que os realizam anualmente é de apenas 36%. Infelizmente, essa taxa tem mostrado uma tendência de diminuição nos últimos anos, indicando uma lacuna significativa nos cuidados preventivos.
Papanicolau
Em relação ao exame de Papanicolau, apenas 10% das mulheres com 25 anos ou mais realizaram o exame nos últimos anos, com uma queda significativa nas taxas de adesão, especialmente em 2024 com apenas 3,59% das mulheres fazendo esse procedimento. Essa baixa adesão ao Papanicolau é alarmante, pois esse exame é vital para a detecção precoce de câncer de colo de útero.
A healthtech Well Be, que atua na eficiência da gestão em saúde para operadoras, empresas e corretoras, atualmente, gerencia 10 milhões de vidas em sua plataforma de BI. Desde 2022, a atuação da Wellbe permite também o monitoramento de serviços ligados ao bem-estar psicológico no ambiente corporativo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LITIANE MARGUERITA KLEIN DE OLIVEIRA
litiane.oliveira@dialetto.com.br