De vendedora de doces ao gerenciamento de milhões: a inspiradora jornada de Ana Paula Carvalho
Empreendedora desde criança, ela se tornou sócia e assessora de investimentos da AVG Capital, escritório parceiro do BTG Pactual e com atendimento exclusivo à clientes Private
Ana Paula Carvalho, empresária e sócia da AVG Capital, escritório parceiro do BTG Pactual, é um exemplo de determinação e superação. Planejadora financeira certificada CFP® (Certified Financial Planner), formada em Administração pela PUC SP e MBA em Finanças pela FGV, com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, ela gere hoje uma carteira de investimentos que ultrapassa R$ 250 milhões. Porém, antes de se tornar uma referência no mercado, Ana trilhou um caminho marcado por desafios e conquistas, desde sua origem humilde até o atendimento de clientes do segmento Private.
Filha de um metalúrgico e de uma comerciante, Ana cresceu em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo. Teve uma infância simples e marcada por algumas dificuldades financeiras. Sua veia empreendedora surgiu cedo. Aos 8 anos, determinada a realizar o sonho de comprar um vestido do jeitinho que queria para o Natal, encontrou uma vaga como ajudante em uma papelaria do bairro. Com o salário de dois meses, comprou o tecido mais bonito que encontrou e mandou confeccionar o vestido da forma como imaginava. Essa foi sua primeira lição sobre o poder da independência financeira.
Aos 10 anos, montou uma barraquinha de doces em frente à sua casa para juntar dinheiro e ajudar nas despesas de casa. Logo depois, começou a auxiliar sua mãe na venda de salgados e bolos, desenvolvendo desde cedo a habilidade de se relacionar com o público.
Aos 14 anos, ingressou formalmente no mercado de trabalho, em uma confecção no Brás, onde aprendeu habilidades comerciais e administrativas que a acompanhariam por toda a vida. Mas os desafios aumentaram. Aos 17, Ana engravidou precocemente, adiando os planos de graduação para se dedicar à maternidade e ao casamento. Determinada, voltou a estudar dois anos depois, ingressando na graduação no ano 2000, conciliando trabalho, estudos e a administração de um lar, e aliado a isso a dificuldade em pagar uma faculdade conceituada, dedicando o seu salário integralmente às mensalidades.
Em 2001, ingressou no banco BCN, pois se sentia estagnada na empresa que havia ingressado 7 anos atrás. Em 2001, ficou grávida da sua segunda filha e ainda assim não trancou a faculdade, fazendo o máximo que podia para se formar.
Em 2004, o banco BCN foi incorporado pelo Bradesco e ela trabalhou por 1 ano numa agência do segmento Empresas, mas sentia a necessidade de ser especialista numa área do banco. E em 2005, surgiu uma oportunidade de ingressar no departamento de Investimentos do banco, no qual aprendeu na prática noções básicas de investimentos e com muita dedicação, assumiu desafios crescentes, desde o suporte a agências até a gestão de grandes carteiras de clientes.
No entanto, 2008 trouxe novos obstáculos: um divórcio litigioso e um período financeiro difícil em que chegou a ficar com dívidas. Na época, ela lembra que acabava utilizando o cheque especial todos os meses para o pagamento das despesas ou recorrendo a outras linhas de crédito do banco. Nesta época, ela volta para a casa dos pais com as duas filhas e passou a contar com a ajuda da mãe e das irmãs para o cuidado das filhas pequenas.
Com esforço e determinação, em 2010 iniciou um MBA em Finanças na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e, ao concluir, em 2012, migrou da área de Investimentos para o Private Bank e lá estabeleceu relacionamento com clientes com patrimônios elevados. Em 2017, ela recebeu o convite para trabalhar no Banco Safra, na área de Private Bank também. Apesar da possibilidade de crescimento na carreira e dos benefícios, após cerca de 3 anos, Ana passou a não mais se identificar com a política da instituição e sentia-se insatisfeita porque não conseguia oferecer um serviço de excelência aos seus clientes investidores. Foi então que, em 2021, uniu forças com Andressa Bergamo, fundadora da AVG Capital, e iniciou sua jornada como sócia e assessora de investimentos no escritório parceiro do BTG Pactual.
Desde então, Ana encontrou na AVG Capital o espaço para alinhar seus valores ao trabalho. Em apenas seis meses, bateu todos os números de captação que havia mensurado com o Banco BTG. E hoje, lidera uma carteira robusta de clientes, construindo e mantendo relacionamentos sólidos, ajudando famílias a planejarem seus futuros financeiros com um atendimento exclusivo e com muita transparência, ética e dedicação.
De criança empreendedora a líder de sucesso no mercado financeiro, ela inspira tanto aqueles que desejam traçar seus próprios caminhos sendo empreendedores e saindo de suas carreiras CLT, como também mulheres e mães, que, apesar de todos os desafios, buscam equilibrar a vida de mãe e profissional em um mercado tão competitivo e ainda predominantemente masculino.
SHZ AGÊNCIA
Adriane Schultz
(11) 99179-6141
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Guilherme Hanna Adario
guilhermeadario@gmail.com