No dia 27 de abril, celebramos o Dia da Empregada Doméstica, uma data que nos convida a reconhecer as profissionais que desempenham um papel fundamental em nossos lares e na sociedade. No entanto, é também um momento de reflexão sobre a realidade enfrentada por essas trabalhadoras, que ainda lutam por direitos e reconhecimento.
De acordo com dados do IBGE, o Brasil conta atualmente com 5,7 milhões de trabalhadores domésticos, um número que caiu em 300 mil pessoas no último trimestre e 219 mil no último ano. A taxa de informalidade entre esses trabalhadores é alarmante, com 38,1% da população ocupada sendo composta por trabalhadores informais. Essa realidade destaca a necessidade urgente de formalização e regulamentação do trabalho doméstico.
Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal (IDL) lembra que: “O Dia da Empregada Doméstica deve ser um momento de celebração, mas também de compromisso com a luta por um trabalho digno e respeitado para todas as profissionais do setor. A pauta deve incentivar a sociedade a se engajar na valorização e formalização do trabalho doméstico, promovendo um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA INÊS DIAS DELL’ERBA
[email protected]