Considerada um dos clássicos contemporâneos, a Margarita é uma bebida composta por tequila , sal, suco de limão e licor de laranja. Assim como a grande maioria dos drinks, não se sabe ao certo quando ela foi criada. No entanto, a única certeza é que a receita nasceu no México e conquistou todo o mundo, por conta de seu sabor cítrico e salgado. Em homenagem ao Dia da Margarita (22/2), renomados chefs do Vale do Paraíba compartilham suas receitas e sugerem pratos para acompanhá-la.
Chef Rodrigo Arino
O chef Rodrigo Arino, que comanda o restaurante Maricota, localizado em Guararema, traz uma receita de Margarita que combina muito com os dias quentes, pois possui toques frescos, adicionando manjericão ou sálvia. A sugestão do chef contém: tequila branca, licor de laranja, suco de limão Taiti fresco, xarope de mel de engenho (ou melado de cana), folhas de manjericão ou sálvia, uma pitada de sal defumado e um rodela de limão grelhado. ‘’Os pontos diferenciais dessa versão são o mel de engenho, que substitui o tradicional xarope de açúcar, trazendo um sabor brasileiro rústico e caramelizado; o manjericão que remete um frescor herbal, combinando bem com a tequila; o sal defumado na borda para um toque que remete ao churrasco e comida de boteco; e a rodela de limão grelhado reforça esse clima boteco-churrasqueiro, trazendo um aroma tostado’’, explica o chef.
Modo de Preparo:
Comece preparando a taça onde será apreciado o drink, passando uma fatia de limão na borda do copo e mergulhe levemente no sal defumado, e reserve.
Na sequência, em uma coqueteleira, macere levemente as folhas de 3 folhas grandes de manjericão ou 2 de sálvia com 30ml de suco de limão e 10ml xarope de mel de engenho. Adicione 50ml tequila, 25ml licor de laranja (Cointreau ou Triple Sec) e bastante gelo. Agite vigorosamente por 10/15 segundos.
Coe para um copo baixo (old fashioned) ou uma taça margarita cheia de gelo, e finalize com a rodela de limão grelhado na borda.
Para acompanhar o drink, o chef indica petiscos tradicionais de boteco, como pastel de camarão ou torresminho crocante.
Chef Executivo Gustavo Ubarana
A margarita do chef executivo Gustavo Ubarana, que comanda o Vivá Gastronomia e Eventos, em Taubaté, sugere uma receita de margarita criativa e com toque oriental. Sua receita é composta por tequila branca, saquê, suco de limão-taiti, xarope e gengibre, com borda de furikake. Um drink cítrico, equilibrado e com um toque umami (o quinto gosto básico do paladar humano). Para acompanhar o drink, o chef indica variedade de sushis e sashimis preparados com peixes frescos. ‘’A acidez do yuzu e o frescor do gengibre realçam o sabor dos peixes, enquanto a borda de furikake reforça os elementos umami da cozinha japonesa. A tequila branca mantém o equilíbrio sem sobrecarregar os sabores delicados do sushi’’, explica Gustavo.
Receita do drink:
Comece preparando o copo umedecendo a borda com uma fatia de limão e passe o furikake, e reserve. Em seguida, em uma panela coloque 100ml de suco de limão-siciliano, 50g de açúcar e 10g de gengibre ralado. Ferva até dissolver o açúcar, coe e deixe esfriar.
Após o xarope estar frio, em uma coqueteleira, adicione 50ml de tequila branca, 30ml de saquê seco, 25ml de suco de limão-taiti e 20ml de xarope de limão e gengibre. Em seguida, complete a coqueteleira com gelo e agite vigorosamente por cerca de 15 segundos. No copo preparado com a borda de furikake, coloque gelo e coe a mistura da coqueteleira. Finalize com uma fatia de limão ou uma folha de shiso na borda.
Chef Marcel Strass
O chef do Hotel Savoy Excellence Campos do Jordão, Marcel Strass, segue uma linha mais tradicional da receita: tequila prata, suco de limão, licor de laranja, xarope de açúcar e gelo. Para harmonizar com o drink, o chef Strass indica uma das especialidades do restaurante: o “Medalhão a Savoy”, um delicioso grelhado servido com molho de mostarda sete grãos e risoto com bacon. ‘’A charcutaria artesanal é um dos pontos altos da gastronomia reunindo defumados como pancetas e linguiças de diversos sabores e bacon, indicados para harmonizar com o sabor cítrico da margarita’’, opina Strass.
Receita do drink:
Em uma coqueteleira coloque gelo, 25 ml de suco de limão, 50ml de tequila prata, 10ml de xarope de açúcar e 15ml de licor de laranja, tampe a coqueteleira e bata vigorosamente por 15 segundos. Pegue a taça de sua preferência e faça uma crosta de limão e sal na borda. Transfira a bebida para a taça fazendo uma dupla coagem e decore com uma rodela de limão.
Sobre o Restaurante Maricota
Localizado em Guararema, a 80 km de São Paulo, o Restaurante Maricota é um espaço que reúne experiência, turismo e lazer. O estabelecimento atrai mais de 1300 pessoas mensalmente. O público vem da capital paulista e do Vale do Paraíba em busca de tranquilidade e gastronomia de qualidade. Além do restaurante, com um cardápio voltado para a culinária familiar, com toque autoral, o chef Rodrigo Arino compartilha algumas das receitas em suas redes sociaise, e outros clássicos da culinária, para seus mais de 470 mil seguidores.
Sobre o restaurante Vivá Gastronomia e Eventos:
Com 8 anos de história e localizado em Tatuapé, o Vivá Gastronomia e Eventos se consolidou como um dos principais destinos gastronômicos e de eventos da região do Vale do Paraíba, atraindo turistas em trânsito na região e moradores locais em busca de uma experiência única e refinada. Localizado em uma casa histórica, que remonta à época do desenvolvimento industrial na cidade, o restaurante destaca-se pela qualidade de sua culinária internacional e pela sofisticação de seu ambiente, e também pela preservação de aspectos culturais que remetem ao passado de Taubaté e sua relação com o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALVARO CAMPAGNOLI NETO
emanuelle@prismacomunicacao.com