No Dia do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro, a Abstartups reuniu líderes de destaque do ecossistema de inovação para compartilhar suas recomendações de leitura. Com a experiência de quem está à frente do desenvolvimento de milhares de startups no Brasil, os executivos indicam obras que exploram desde a mentalidade empreendedora até estratégias práticas de gestão e inovação.
Segundo o mapeamento de ecossistemas realizado pela associação em 2023, atualmente existem cerca de 12,7 mil startups espalhadas pelo território nacional. Com o mercado em constante crescimento e o ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, a leitura continua sendo uma poderosa ferramenta para adquirir conhecimentos fundamentais e enfrentar os desafios da criação de uma empresa. Pensando nisso, Ingrid Barth, Júnior Rodrigues e Claudia Schulz destacaram as obras que marcaram suas carreiras, e servem até hoje como uma inspiração para projetos pessoais e profissionais.
Ingrid Barth, CEO da Pilotln e Presidente da Abstartups, recomenda o livro “Apaixone-se pelo problema, não pela solução”, de Uri Levine. Segundo ela, os ensinamentos de Levine, fundador de dois unicórnios, são essenciais para quem busca sucesso em startups no longo prazo, enfatizando a importância de se apaixonar pelo problema que o empreendedor quer resolver, e não apenas pela solução, além de reforçar alguns pontos bem relevantes de como montar uma boa estratégia, exercer a paciência e persistência porque a jornada é longa mesmo.
Já Júnior Rodrigues, Diretor de Capital da Abstartups, sugere as obras “Leaders Legacy”, de Barry Z. Posner e James M. Kouzes e “Effectuation, Just Enough”, de Erika Hall. Esses livros abordam liderança com propósito e resiliência, e oferecem uma visão prática sobre como empreendedores podem começar pequenos, com os recursos que possuem, e evoluir progressivamente, sem cair em comparações prejudiciais.
Cláudia Schulz, Diretora de Programas Especiais para Comunidades e Ecossistemas na Abstartups, destaca “Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes”, de Dan Cockerell. Para ela, o livro foi crucial em sua jornada como gestora, pois a ensinou a importância de colocar as pessoas no centro do negócio e criar experiências memoráveis que transformam clientes em verdadeiros embaixadores da marca.
“Essas leituras oferecem lições fundamentais para empreendedores que desejam entender melhor como navegar pelo complexo universo dos negócios, desde a criação de uma cultura empresarial sólida até a construção de estratégias que encantam clientes e alavancam resultados” complementa Mariane Takahashi, CEO da Abstartups
Sobre a Abstartups
Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), nasceu em um momento em que o conceito de startups ainda era novidade no Brasil. Ao longo dos anos, empreendedores de diversas regiões do país começaram a se conectar, impulsionando um movimento que viria a transformar o cenário de inovação nacional. A Abstartups surgiu da união desses empreendedores, com a missão de criar uma rede coesa e colaborativa, voltada para o aprendizado, fomento e geração de oportunidades para startups brasileiras.
Hoje, a associação existe para construir o ambiente ideal para que as startups possam transformar o Brasil. A atuação da associação ocorre de maneira transversal ao ecossistema, buscando criar e fomentar relações entre todos os seus agentes. Ao longo dos seus 13 anos de existência, já realizou 150 eventos com mais de 180 mil empreendedores impactados.
Informações para a imprensa:
Bianca Carolina – bianca.carolina@pinepr.com
Gabriela Andrade – gabriela.andrade@pinepr.com
Emeline Domingues – emeline.domingues@pinepr.com
Mariah Freitas – mariah@pinepr.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
gabriela.andrade@pinepr.com