Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Diferenças entre escritório de design e agência de publicidade

Diferenças entre escritório de design e agência de publicidade

30/11/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

É comum pensarmos que design e publicidade são a mesma coisa e compartilham a mesma função, mas engana-se quem pensa desta forma. Apesar de colaborarem juntas quando o assunto é posicionamento e comunicação das marcas no mercado, as duas áreas são distintas e assumem papéis complementares nesta relação.

 

Entre os fatores responsáveis por essa confusão estão a falta de conhecimento acerca da função exata de um designer e a forte presença desses profissionais nas milhares de agências de publicidade espalhadas pelo país.

 

Segundo Vanessa Queiroz, sócia-fundadora do Estúdio Colletivo, escritório de design multidisciplinar, o primeiro ponto, e talvez o mais importante, para diferenciar as duas áreas é entender que “design consiste em um projeto desenvolvido para resolver a dor do cliente, marca, serviço ou projeto”. Assim, o trabalho de uma equipe de designers visa realizar diferentes tipos de pesquisas aprofundadas para entender o universo de uma marca. 

 

“A parte gráfica do design é apenas a ponta do iceberg. É o fim de vários processos de estudos realizados para conhecer a marca, como é o mercado em que ela está inserida, como ela se diferencia da concorrência, qual o tom de voz utilizado, dentre outros aspectos necessários para o desenvolvimento do trabalho solicitado”, explica Vanessa.

 

Depois que todos esses processos de análise são concluídos, os designers criam o projeto e sua mensagem, seja a identidade visual de um negócio, o reposicionamento dessa empresa no mercado ou o site desta organização, dentre outras possibilidades estratégicas. Somente depois destas etapas é que a agência de publicidade entra no circuito com a função de comunicar e promover o projeto, por meio de campanhas, ações e pontos de vendas, por exemplo. “Então, o profissional de design de uma agência tem um olhar muito mais voltado à campanha do produto do que o desenvolvimento de aspectos desse produto”, comenta Vanessa.

 

“Por exemplo, quando uma marca investe no seu reposicionamento, por meio da reformulação da embalagem do produto, a parte de pesquisa é essencial para fazer com que a linguagem da marca transpareça no design gráfico. O cliente lê a embalagem e entende das características do produto e o que ele oferece. Essa arquitetura da informação é pensada por uma equipe de designers que  olha para o projeto como um todo, do começo ao fim, e entende como aquele produto vai chegar até o cliente final, seja ele B2B ou B2C”, defende Vanessa.

 

Sobre o Colletivo

Há 20 anos no mercado, o Colletivo está entre os principais estúdios de design e comunicação do país, sendo referência na integração entre pesquisa, estratégia, tecnologia e design junto a marcas brasileiras, globais e startups, em projetos multifacetados. Evidenciando a brasilidade, a irreverência e a experimentação em seus trabalhos nacionais e internacionais, a empresa conta com grandes nomes no portfólio, como Gold&Ko, Colorado, Matilha, Bohemia e Torra, além de Nike, Pepsi, Netflix e Spotify.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
EM DESTAQUE

50ª Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto termina neste domingo (15)

19/10/20230

Pátio Alcântara tem lojas com promoções imperdíveis e faz parceria por tempo indeterminado para dar desconto no estacionamento aos clientes

19/01/20240

Perucas e autoestima: como a Cia dos Cabelos transforma vidas

14/04/20250

Governo Federal implementa Rota do Cacau no estado de Rondônia

01/11/20230

Confira o horário de funcionamento do Outlet Premium Fortaleza durante o feriado do Dia do Trabalho

30/04/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.