Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Economia e eficiência são principais ganhos quando empresas buscam a IA generativa para melhorar a experiência do cliente
TECNOLOGIA

Economia e eficiência são principais ganhos quando empresas buscam a IA generativa para melhorar a experiência do cliente

25/04/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Atualmente, a eficiência e a personalização são alguns dos fatores apontados como mais cruciais para o sucesso no varejo. Diante disso, a Inteligência Artificial generativa desponta como uma poderosa aliada para alcançar este objetivo. A tecnologia permite a criação de conteúdo original em tempo real e está, cada vez mais, mudando a maneira como os varejistas interagem com seus clientes. O resultado tem sido economia substancial, pois um só chatbot é capaz de responder todas as mensagens com redução do tempo de espera, disponibilidade a qualquer momento e experiência do cliente aprimorada. 

Uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2023 destaca o crescimento explosivo da adoção de IA generativa nos negócios. Suas capacidades são tão significativas que 40% das empresas estão aumentando os investimentos gerais em IA por causa delas. Com relação ao potencial de receita, a IA generativa pode adicionar de US$400 a US$660 bilhões anualmente para varejistas. 

“A IA generativa, capaz de produzir conteúdo autêntico sem intervenção humana, oferece ao varejo uma oportunidade única de otimizar suas operações e agradar seus clientes de formas que até pouco tempo pareciam impensadas”, destaca Bárbara Kohut, especialista de produto LATAM da Infobip. A empresa croata de comunicação em nuvem tem explorado esse mercado há um tempo, oferecendo soluções que se utilizam da IA generativa para proporcionar um serviço de mais qualidade, com ganho de tempo e economia financeira para clientes como Nivea, Vodafone e Leroy Merlin ao redor do mundo.

Segundo relatório Gartner até 2025, 30% das mensagens de outbound marketing das grandes organizações serão geradas artificialmente, um aumento significativo em relação aos 2% em 2022. Ao automatizar processos como atendimento ao cliente, personalização de marketing e criação de conteúdo, as empresas varejistas podem não apenas economizar recursos, mas também oferecer uma experiência mais relevante e envolvente para seus consumidores.

Segundo Bárbara, com a implantação da IA generativa em chatbots, como recursos conversacionais personalizáveis e de qualidade, a estimativa de redução de custos pode ser bastante significativa. “Além disso, ao criar conteúdo personalizado e relevante para cada cliente, a tecnologia promove uma experiência mais agradável e gratificante, aumentando a fidelidade do cliente e impulsionando vendas”, acrescenta.

Inclusive, em recente pesquisa realizada pela empresa nos Estados Unidos, 61,8% dos entrevistados revelaram que estão dispostos a gastar mais dinheiro em um varejista que oferece uma experiência ideal de atendimento ao cliente e 88% afirmam que uma ótima experiência nesse quesito o tornaria mais fiel a uma empresa específica.

Com a IA generativa liderando o caminho, o varejo se prepara para uma nova era de eficiência e personalização. Conforme mais empresas adotam essa tecnologia, é esperado que o setor experimente uma transformação radical em sua abordagem de atendimento ao cliente. “Esse cenário representa inúmeros ganhos para as empresas, mas não podemos deixar de lado que a satisfação do cliente também é um fator de extrema importância, que a IA generativa também tem sido capaz de contribuir”, conclui Bárbara. 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood Benefícios segue inovação acelerada e anuncia mais duas funcionalidades para transformar a gestão de RH

13/05/2025

Painéis de LED impulsionam negócios e se consolidam como ferramenta estratégica no varejo e serviços

13/05/2025
EM DESTAQUE

Cuidados com a pele dos pets no verão é o tema do programa Miados e Latidos deste sábado, 30

30/11/20240

O uso da Inteligência Artificial no Total Experience: como a tecnologia pode contribuir para uma experiência completa de excelência

25/10/20230

Fevest Experience 2025 recebe lançamento do livro "Mulheres de Sucesso 5- Costurando Histórias, Transformando Vidas"

12/05/20251

Em “Família é Tudo”, Daphne Bozaski ressalta lado noveleira na pele da romântica Lupita

10/04/20240

Butantan estuda molécula modificada que pode combater o Alzheimer

11/11/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.