Vindo de uma família ítalo-libanesa, Evandro Martino atuou no setor de restaurantes e hotéis por mais de 20 anos. A primeira unidade em Minas Gerais da Barberia VIP foi na cidade de Viçosa a qual Evandro é nativo. Inaugurada por seu amigo de infância e hoje sócio Mateus Rangel, Evandro começou a frequentar a Barbearia VIP, a maior rede de centros de estética masculina da América Latina, e se encantou pela experiência que a empresa oferecia aos seus clientes. Com vasta experiência como administrador, Evandro acreditou que o negócio era interessante e se animou ao descobrir que a rede trabalhava com franquias. A convite de seu amigo Mateus Rangel para abrir uma unidade na cidade de ponte nova, Evandro não pensou duas vezes e logo aceitou o desafio. Em sociedade com amigos, hoje Evandro possui três franquias da rede em Minas Gerais: uma na cidade de Ponte Nova, outra em Conselheiro Lafaiete e uma com previsão de abertura no primeiro semestre de 2025, em Juiz de Fora.
“O que me encantou na Barbearia VIP foi, primeiro, a minha experiência como cliente. Eles são mais do que uma barbearia, mas sim um espaço de socialização. Foram os primeiros a servir cerveja, água e cafés gratuitos aos seus clientes. Outras barbearias se preocupam somente com o serviço em si. A Barbearia VIP se preocupa com isso e com o atendimento. Tudo isso faz o consumidor olhar com carinho para a marca e voltar. Isso fideliza o cliente e, consequentemente, aumenta o faturamento dos franqueados. A unidade de ponte nova foi inaugurada exatamente pouco antes da pandemia. Quando a franqueadora me ofereceu todo o suporte de que precisava para continuar. Ao estabilizar a primeira unidade já planejei abrir a segunda, dessa vez na cidade de Conselheiro Lafaiete, em 2023. Agora, tenho previsão de abrir outra em Juiz de Fora”, relembra Evandro Martino, empresário e multifranqueado da Barbearia VIP.
Segundo Martino, o suporte e o treinamento que a rede oferece foram fundamentais para ele entender o negócio e comandá-lo.
“Eu sou da área de hotelaria e restaurantes, não de estética. Toda a orientação de quem já percorreu esse caminho fez com que eu tivesse segurança para abrir novas franquias da marca”, comenta o empresário.
Na prática, o franqueado da Barbearia VIP deve administrar a unidade. Além dos serviços de cabelo e barba, a rede trabalha também com inserção e remoção de tatuagens, massagens, podologia e depilação. Para fidelizar os clientes, as unidades contam com fliperamas, videogames, mesas de sinuca e pimbolim. Além disso, oferecem gratuitamente aos clientes café, água e cerveja, sendo a primeira barbearia verdadeiramente open bar do Brasil. Não é necessário que o franqueado seja do setor de estética, pois a rede se compromete a treinar e dar suporte aos seus franqueados.
“Para o futuro, planejo, aos poucos, ir mudando de área. Gostei muito do setor e tenho a expectativa de abrir pelo menos mais três franquias da rede em cinco anos. Vejo a Barbearia VIP com uma visão de longuíssimo prazo, que vai colaborar muito com o meu patrimônio”, conclui.
Atualmente, a rede possui uma plataforma que une inteligência artificial com visagismo e oferece uma solução ainda mais personalizada ao cliente, identificando o tipo de pelo e cabelo, formato do rosto, textura da pele e outros dados. Com isso, por meio da tecnologia, o cliente consegue visualizar como ficará o seu corte ou a sua barba antes mesmo de fazê-lo. O investimento inicial na Barbearia VIP é de R$ 280 mil, com prazo médio de retorno em 24 meses e faturamento médio mensal de R$ 100 mil.
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RAFAEL DE ALMEIDA ROLIM
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