A indústria de panetones está otimista em relação ao desempenho do mercado para 2024, com previsão de um crescimento entre 5% e 8% no faturamento e de 3% a 5% no volume de vendas, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).
Esse otimismo vem após o crescimento de 31,5% nas vendas de panetones durante o período natalino de 2023, que alcançaram 37,6 milhões de lares brasileiros. Os clássicos panetones com frutas cristalizadas e gotas de chocolate ainda são os queridinhos do público, representando 43% das vendas. Entretanto, o mercado está se expandindo para atrair um público mais jovem e diversificado, que busca tanto tradição quanto novidades.
Esse cenário se mostra promissor, principalmente para novos empreendedores que desejam aproveitar a temporada de festas para entrar no mercado gastronômico, com foco em doces e produtos natalinos. No Instituto Gourmet, a demanda por cursos de panificação e confeitaria cresceu 45% desde o início de outubro, especialmente nos módulos de panetones.
“Observamos um crescente interesse de pessoas que desejam empreender durante o período de festas, aproveitando o aumento da demanda. Nossos cursos oferecem suporte não só na produção, mas também no planejamento e nas estratégias para atrair e fidelizar clientes”, aponta o representante e CEO do Instituto, Glaucio Athayde.
O diferencial do Instituto é sua estrutura que imita cozinhas residenciais, permitindo que os alunos aprendam a produzir em casa e, ao mesmo tempo, explorem o mercado com produtos caseiros de alta qualidade. As tendências para 2024 incluem panetones recheados com brigadeiro, doce de leite, pistache, e até sabores mais ousados, como café.
Além disso, panetones trufados e de massa integral com ingredientes saudáveis têm conquistado consumidores que buscam opções mais modernas e personalizadas. “Hoje em dia, quem deseja empreender no setor de panetones precisa estar atento às novas tendências. Produtos diferenciados, bem decorados e com uma boa apresentação fazem toda a diferença nas vendas,” reforça o representante. Para quem está começando, as vendas online e o uso das redes sociais podem ser os principais aliados na hora de potencializar o negócio. “As redes sociais são uma vitrine poderosa. Um bom post com uma foto atraente pode ser o suficiente para gerar vendas. Plataformas como Instagram e WhatsApp permitem que o empreendedor converse diretamente com o cliente, o que facilita muito o processo de venda e fidelização. Além disso, com as vendas online, é possível atingir consumidores de outras regiões sem precisar de uma loja física”, explica aponta o representante e CEO do Instituto, Glaucio Athayde.
Entre os estados que mais consomem panetones durante as festas de fim de ano estão São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, impulsionados por suas grandes populações e uma forte tradição natalina. No entanto, regiões como o Nordeste e o Sul, especialmente Bahia e Rio Grande do Sul, também vêm se destacando, com um aumento significativo na demanda por produtos personalizados que valorizam ingredientes regionais.
Além do crescimento nas vendas tradicionais, o mercado online de panetones tem mostrado um grande potencial. Com a combinação de tendências inovadoras, vendas online e o uso estratégico das redes sociais, o mercado de panetones em 2024 promete ser uma excelente oportunidade para novos empreendedores. Seja para vender o tradicional ou o inovador, há espaço para todos que estiverem dispostos a aproveitar o crescimento do setor e as oportunidades do comércio digital.
Sobre Instituto Gourmet
Completando dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH MONTEIRO DE CARVALHO
diretoria.airam@gmail.com