São Paulo, 12 de maio de 2025: A Associação PAGOS de Gestão de Pagamentos Eletrônicos promoveu um encontro com associados no dia 6 de maio, no Café Journal, São Paulo, para debater a próxima era dos meios de pagamentos, com foco em disrupção, competição e o futuro do Card Scheme. A noite, que foi repleta de atualizações e bate-papos, contou com a participação de Henrique Capdeville, executivo e especialista do setor e Senior Advisor na InterPag, e Luiz Carlos Pereira, Diretor Executivo e Vice-Presidente de Tecnologia e Governança da PAGOS.
PAGOS na Eletrolar 2025
Durante a reunião, Claudia Mansur, Diretora de Relacionamento com Associados, anunciou a participação da PAGOS na Eletrolar 2025, que acontecerá do dia 23 a 25 de junho, no Anhembi Morumbi, em São Paulo. A feira, que espera 70 mil visitantes para este ano, reconhece a PAGOS como pioneira na gestão de pagamentos eletrônicos, representando um ecossistema dinâmico, o que permitiu à Associação garantir um espaço no evento. “A Eletrolar possibilitará o encontro com compradores, distribuidores e vendedores do setor. Em 2024, a feira recebeu 40 mil visitantes e espera receber 70 mil agora, em 2025, portanto vale a pena participar. A PAGOS já tem um espaço garantido na feira, que enxerga na Associação, o pioneirismo na gestão de meios de pagamentos eletrônicos, e hoje é reconhecida pelo mercado e órgãos reguladores como uma entidade que representa um ecossistema diversificado e dinâmico”, comentou a executiva durante sua introdução.
Homenagem aos Associados
Em continuidade, houve a entrega das placas comemorativas aos associados PAGOS, EcommIT, TNS, PicMoney, expositores na Autocom 2025, bem como à Afrac e à própria Autocom, em agradecimento pela colaboração no evento. “O projeto de exposição na Autocom 2025 foi o primeiro grande evento com participação da PAGOS, por isso, aproveitamos para entregar as placas comemorativas para agradecer, de forma singela, às empresas e aos parceiros que nos ajudaram neste evento”, afirmou o Diretor Executivo da Associação, Luiz Carlos Pereira.
A Próxima Era dos Meios de Pagamento
A personalidade convidada, Henrique Capdeville, conduziu o debate sobre a evolução da indústria de pagamentos, desde o manual ao eletrônico e, agora, ao digital, destacando a mudança na estrutura de custos e a atuação dos bancos centrais.
“A indústria evolui brutalmente, substituindo o dinheiro, e com a entrada de novos consumidores e novos lojistas. Nós passamos do manual para o eletrônico, uma revolução para as primeiras máquinas de POS que têm feito todos migrarem”, afirmou. “Essa digitalização joga uma outra realidade de custo completamente diferente”, reiterou o executivo, dizendo que essa realidade se une à intervenção de bancos centrais, não só no Brasil, mas mundo afora, revendo um ambiente que foi fundamental para a propagação do produto que já estava se tornando uma barreira competitiva.
O Papel Regulatório do Card Scheme em 2025 (Segundo o Banco Central)
O Banco Central do Brasil (BCB) aponta momentos cruciais para a atuação regulatória dos Card Schemes, Arranjos de Pagamentos, que utilizam cartões de crédito e débito para realizar transações financeiras, em 2025:
Regulamentação da tokenização: O BCB está em consulta pública sobre a tokenização de cartões. A adaptação dos Card Schemes a essa regulamentação impactará a segurança digital. O BCB avalia regular os solicitantes de tokens de forma direta ou indireta, via regulamentos dos arranjos de pagamento;
Integração com o Open Finance: O avanço do Open Finance exige que os Card Schemes definam padrões para iniciação de pagamentos e compartilhamento de dados, garantindo segurança e eficiência em um ambiente mais aberto e competitivo;
Limitação das tarifas de interoperabilidade: O BCB limitou as tarifas entre registradoras de recebíveis de cartões para estimular a competição, impactando a estrutura de custos dos Card Schemes.
Capdeville enfatizou que o Card Scheme mantém um papel regulador importante, atrelado à conveniência e à segurança, mas ainda enfrenta o desafio de custos mais baixos para a sociedade. “O Card Scheme não vai acabar. Ele tem um papel importante, como regulador, mas nos lugares onde houver uma resistência de baixa de custo para sociedade, a sociedade jamais vai pagar um custo maior do que aquilo vale. O Card Scheme está sob risco” , afirma Capdeville, explicando que o grande desafio do Card Scheme vai continuar atrelado à conveniência e à segurança.
Em consonância, o BCB e a ABECS reforçam a importância contínua dos Card Schemes como reguladores “privados”, definindo regras, promovendo segurança e interoperabilidade, e adaptando-se às novas tecnologias.
Segurança Digital e Conectividade
Para 2025, já há previsões de ataques mais sofisticados, como ransomware inteligente, enquanto que, de acordo com a MIT Technology Review, a IA terá papel crucial na defesa e na criação de ameaças. Luiz Carlos Pereira mencionou investimentos bancários em anti-quebra de criptografia quântica, diante do aumento da sofisticação das fraudes impulsionadas por IA. Ao mesmo tempo, pesquisas indicam que 2025 é um ano-chave para aprimorar a segurança digital e expandir a conectividade (5G, redes não terrestres, Wi-Fi 7) no Brasil. “As novas soluções nascem com uma vantagem com conhecimento dos tipos de fraudes e golpes, e as antigas soluções foram aprendendo com o tempo. Porém, existe muito mais gente pensando em como fraudar, do que em criar segurança”, explicou o Diretor Executivo e Vice-Presidente de Tecnologia e Governança da PAGOS.
“Hoje em dia, a automação e a IA promovem e dão uma oferta para os fraudadores muito boa”, reitera o executivo. Com base em pesquisas sobre segurança e conectividade, 2025 é um ano crucial para o avanço da segurança digital no Brasil, com a necessidade de lidar com ameaças mais sofisticadas e a implementação de medidas de proteção mais robustas. Na conectividade, o país segue expandindo o 5G e explorando novas tecnologias para aumentar o acesso e a qualidade da internet.
Sobre a Associação PAGOS
A PAGOS é uma Associação de empresas e profissionais especializados em meios de pagamentos, que busca soluções eficientes para o setor, focando em questões legais, regulatórias, inovações tecnológicas e demandas do mercado, com o objetivo de aprimorar a informação ao consumidor.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LÍVIA IKEDA MARTINS
[email protected]