Após grandes metrópoles como São Paulo, Goiânia e Cuiabá vivenciarem um boom de empreendimentos voltados para apartamentos do tipo studio, esse conceito começa a ganhar força no mercado imobiliário de Sorriso, no norte do Mato Grosso. Para se ter uma ideia do impacto desse modelo de moradia compacta, a expectativa é que, só em 2025, 15% dos apartamentos entregues na cidade estejam dentro dessa categoria.
De acordo com Tiago Borba, CEO da Foco Negócios Imobiliários, uma das principais imobiliárias do interior mato-grossense, a chegada desse conceito à cidade representa uma mudança significativa no comportamento do mercado local. Aspectos como praticidade e funcionalidade deixam de ser apenas uma tendência e passam a ser fatores decisivos para quem deseja adquirir, principalmente, o primeiro imóvel.
Ainda segundo ele, os apartamentos estúdios, que possuem, em média 40 m², devem atender a um novo perfil de morador. Além de priorizar metragens reduzidas, esse público busca um layout inteligente e espaços planejados para otimizar a funcionalidade do dia a dia.
“Esse formato de imóvel é ideal para profissionais em início de carreira, casais jovens e estudantes e tem atraído tanto quem pretende realizar o sonho do primeiro imóvel quanto aqueles que optam pelo aluguel. Além disso, os investidores também estão de olho nessa tendência por conta do grande potencial de valorização”, afirma o especialista.
A prova que o investimento em apartamentos estúdios pode ser uma alternativa rentável é que, em diversas cidades onde a modalidade já está consolidada, a taxa de ocupação – seja com aluguel de longa duração ou curta duração – é considerada alta, acima de 80% em muitos casos.
“A chegada dos apartamentos compactos em Sorriso mostra a força desse mercado, que tem deixado de ser uma realidade apenas em capitais como Goiânia e Cuiabá, para avançar nas regiões mais prósperas do interior brasileiro”, comenta Tiago.
Alternativa eficiente para o corre-corre
Com a rotina cada vez mais acelerada, muitas pessoas passam menos tempo dentro de casa e preferem imóveis mais compactos, que ofereçam praticidade, conforto e, sobretudo, uma localização estratégica.
“Além disso, muitos empreendimentos com apartamentos estúdios costumam contar com áreas compartilhadas, como coworkings, espaços fitness e lavanderias coletivas, agregando ainda mais modernidade e conveniência ao dia a dia dos moradores”, ressalta o CEO da Foco Negócios Imobiliários.
Crescimento de Sorriso pode impulsionar a demanda
A perspectiva de um aumento na procura por imóveis compactos em Sorriso pode ser atribuída a diversos fatores, mas, especialmente, ao crescimento contínuo da população jovem na cidade. Esse é um dos aspectos mais relevantes para o fortalecimento desse segmento, assim como a chegada dos chamados “imigrantes brasileiros” – pessoas que vêm de outras regiões do país em busca de oportunidades para estudar, trabalhar e viver.
“A previsão é que, até 2028, pelo menos 200 novos apartamentos estúdios sejam disponibilizados no mercado imobiliário de Sorriso. Esse número evidencia a crescente adesão às moradias compactas e inteligentes”, conclui Tiago Borba.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HAMILTON MARCOS DOS SANTOS JUNIOR
hamilton@hmscomunicacao.com.br