Lançada na última semana, a “ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MERCADO E ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES SETORIAIS DA CADEIA PRODUTIVA DE PVC” mostrou que, da demanda doméstica de PVC no Brasil, em 2024, que foi da ordem de 1.307 mil toneladas, 62% foram destinadas à construção civil, 10% à infraestrutura.
O trabalho, realizado pelo Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC), representante legítimo dos assuntos referentes a essa cadeia de valor, em parceria com a MaxiQuim, comprova a relevância do PVC nessas aplicações. E é sobre isso que o IBPVC reforça durante a FEICON 2025, maior feira da construção civil da América Latina, que está sendo realizada no São Paulo Expo na capital paulista.
O PVC é um material extremamente versátil, podendo ser flexível ou rígido, além de poder adquirir cores variadas e propriedades específicas à cada tipo de aplicação. Trata-se de um material atóxico, leve, resistente, fácil de instalar, de limpar, que não propaga chamas, com ótimo isolamento termoacústico, excelente custo-benefício, além de ser durável – característica ambiental importantíssima visto que, quanto mais durável o produto, menos energia e recursos são gastos para sua substituição. Além disso, os produtos de PVC são 100% recicláveis.
Por tudo isso, o PVC é amplamente utilizado na construção civil, assim como na arquitetura, com cerca de 70% da demanda mundial destinada a estes segmentos. Sua principal aplicação, com desempenho consagrado, é na fabricação de tubos e conexões, em que se destaca por não sofrer corrosão e ter alta durabilidade, evitando a perda de água, recurso escasso em todo mundo. Esses produtos são utilizados para condução de água potável e esgoto, seja em instalações prediais ou infraestrutura, drenagem, irrigação, entre outros, e também, em larga escala, na substituição de tubulação antigas.
“ESTUDO TÉCNICO DE UTILIZAÇÃO DO PVC NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL”, realizado pelo IBPVC com base em 2021, estratificou cada aplicação do PVC na indústria da construção e os destaques ficaram por conta de tubos e conexões, que detêm 68,6% do mercado de PVC para a construção, seguido de forros (10,2%), fios e cabos (6,3%), siding e perfis (4%), divisórias (2,3%), esquadrias e portas (1,7%), pisos vinílicos (1,4%), geomembranas (1,2%), eletrodutos (1,2%), coberturas tensionadas (1%) e outros abaixo de 1%.
FEICON 2025
Os executivos do IBPVC estão presentes na FEICON 2025, visitando os estandes das empresas associadas, levando informações sobre o PVC para o mercado e interagindo com os executivos que apoiam a entidade na disseminação das qualidades do PVC.
Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para representar, defender e difundir os interesses da cadeia produtiva do PVC para o mercado, poder público, academia, entidades nacionais e internacionais, além da sociedade de forma geral, mantendo a individualidade de cada associado e apoiando a integração e o desenvolvimento dessa indústria, fundamentado na postura ética e no respeito ao bem-estar social e ao meio ambiente. Tem como visão consolidar-se como referência legítima e proativa sobre os assuntos relacionados ao PVC, com foco em sua versatilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação e qualidade das diversas aplicações. Para mais informações: www.pvc.org.br
Para saber mais sobre a Feicon 2025, acesse o site do evento: https://www.feicon.com.br/pt-br/credenciamento.html?utm_source=adwords&utm_campaign=credenciamento&utm_medium=search&utm_content=gaads_cred&utm_ref=gaads_cred&utm_term=gaads_cred_search_202412171531&gad_source=1&gclid=CjwKCAjwtdi_BhACEiwA97y8BE3o6YlSyvFpO_mzzBIynVkJiqN50gCSYzFeyS0wT6E42IcWiwkj7xoC98gQAvD_BwE
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YARA LUCIA PROVATTI DE LIMA
robertaprovatti@hotmail.com