Hoje é o último dia para conferir as novidades da Fenasan 2024 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), o maior evento de saneamento da América Latina. A Unipar, importante empresa do setor químico e petroquímico, está presente com um estande interativo que utiliza realidade virtual para demonstrar seu processo produtivo de cloro, soda e PVC, fundamentais para o saneamento no Brasil. Os visitantes ainda têm a oportunidade de entender como esses produtos são essenciais para o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis no país.
“Estamos entusiasmados em trazer uma experiência imersiva para os visitantes do nosso estande. Por meio da realidade virtual, eles poderão entender melhor nosso processo produtivo e como nossos produtos impactam o setor de saneamento,” afirma Alexandre de Castro, diretor executivo comercial da Unipar.
A experiência se dará por meio de óculos de realidade virtual, que estarão disponíveis no estande durante todo o evento. Nela, os visitantes farão parte de uma missão intergaláctica e poderão se miniaturizar numa aventura pela eletrólise, com a oportunidade de explorar o processo e combinar moléculas para criar os produtos fabricados pela Unipar.
“Nossa presença na Fenasan é uma oportunidade para reafirmarmos nosso papel no setor. Queremos não apenas compartilhar nossos avanços, mas também reforçar parcerias que fortaleçam o saneamento no Brasil, demonstrando nossa transparência e confiabilidade em todas as nossas relações,” destaca o executivo.
A companhia vem trabalhando consistentemente em melhorias e no aumento de capacidade em suas operações e está pronta para atender à crescente demanda dedicada aos projetos de saneamento. Em 2023, a conclusão da expansão da unidade de Santo André (SP), que recebeu investimentos na ordem de R$100 milhões, gerou a ampliação da sua capacidade de produção de cloro, soda cáustica e ácido clorídrico, produtos essenciais para o tratamento de água e esgoto. A instalação de um novo eletrolisador e um forno de ácido clorídrico proporcionou uma redução de 18% no uso de energia elétrica e de 60% no consumo de água de resfriamento. A unidade diminuiu, ainda, o consumo de gás natural e deixou de emitir mais de 2 mil toneladas de CO² ao ano.
Outro exemplo, neste sentido, é a modernização da unidade de Cubatão (SP), que inicialmente previa atender às diretrizes da Convenção de Minamata – que estabelece o banimento do mercúrio em operações industriais até 2025 no Brasil –, mas se transformou numa completa conversão tecnológica que substitui não apenas a produção via célula de mercúrio, mas também a de diafragma, modernizando todo o processo produtivo com uma planta via células de membrana. Essa unificação será responsável pela produção de 210 mil toneladas de cloro por ano, o que representa 60% da capacidade atual da unidade – uma vez que os outros 40% já são produzidos via membrana no local. Além de requerer um conjunto menor de equipamentos, o que demandará menos manutenção, a nova tecnologia irá liberar espaço físico para outras expansões da planta e será responsável por evitar a emissão de 70 mil toneladas de CO² por ano, tendo como referência o ano-base 2020. A previsão é de que o projeto seja finalizado no segundo semestre de 2025.
Primeira fábrica no Nordeste vai atender demanda de cloro-soda
A construção da primeira planta no formato greenfield e fora da região Sudeste, em Camaçari (BA), reforça o olhar e o investimento da companhia neste tema. A nova unidade, que deve entrar em operação até o final de 2024, é a primeira fábrica da empresa no Nordeste brasileiro, e se conecta com a expansão de mercado de saneamento do Brasil, aproximando a companhia dos clientes da região. O objetivo é atender a demanda crescente de cloro-soda na localidade, que deve concentrar o maior desenvolvimento destes serviços na próxima década.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.
Informações para a Imprensa:
unipar@giusticom.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE CARVALHO NOVAES FURLAN
caroline.novaes@giusticom.com.br