Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - NEGÓCIOS - FERROFRENTE solicita audiências com lideranças do Legislativo, TCU e MPTCU para discutir a renovação da concessão da Malha Oeste
NEGÓCIOS

FERROFRENTE solicita audiências com lideranças do Legislativo, TCU e MPTCU para discutir a renovação da concessão da Malha Oeste

fatimabrasil28/02/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente), entidade sem fins lucrativos dedicada à retomada do transporte ferroviário de passageiros e à expansão da malha ferroviária de cargas no Brasil, manifesta profunda preocupação com a renovação da concessão da Malha Oeste à empresa Rumo Logística S.A., recentemente aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Sob a liderança do engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, a FerroFrente solicitou audiências com importantes lideranças do Congresso Nacional e do TCU para debater os impactos dessa decisão e propor soluções que garantam mais eficácia e transparência na gestão ferroviária do país.

A entidade, juntamente com a AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) e a ALAF (Associação Latino-Americana de Ferrovias), encaminhou pedidos formais de audiência ao senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal, e ao deputado Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados. Além disso, solicitou a realização de audiências públicas nas Comissões de Infraestrutura do Senado, Desenvolvimento Econômico da Câmara e Viação e Transportes, para permitir um amplo debate com especialistas e representantes da sociedade.

A FerroFrente também protocolou ofícios junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), solicitando a revisão do processo de renovação da concessão e a análise dos impactos da concentração de mercado no setor ferroviário.

Preocupação com a concessão da Malha Oeste

A FerroFrente considera a renovação da concessão da Malha Oeste por mais 30 anos altamente questionável, especialmente diante do histórico de abandono da infraestrutura ferroviária por parte da Rumo Logística S.A. Durante anos, a concessionária negligenciou a manutenção e a operação adequadas da malha, comprometendo a segurança e a eficiência do sistema.

“Renovar uma concessão sem concorrência e sem exigir da operadora o cumprimento de suas obrigações é premiar o descaso e comprometer o futuro da infraestrutura ferroviária no Brasil. A Malha Oeste não pode continuar sendo tratada como um ativo privado de uma única empresa, mas sim como um pilar estratégico para o desenvolvimento nacional. Precisamos de planejamento, investimentos e transparência para evitar que erros do passado continuem se repetindo”, declarou o Eng. José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Ferrofrente.

Entre as principais preocupações da entidade estão:

Segregação da Malha Oeste: A proposta de divisão da malha ferroviária entre Mato Grosso do Sul e São Paulo compromete a integração nacional e fere os princípios da continuidade do serviço público e do planejamento estratégico do setor.

Concentração de mercado e restrição à concorrência: A crescente presença da Rumo Logística no setor ferroviário limita a entrada de novos operadores, reduzindo a competitividade e prejudicando a qualidade dos serviços prestados.

Falta de investimentos no estado de São Paulo: Enquanto Mato Grosso do Sul recebe atenção especial na concessão, São Paulo segue com uma malha ferroviária precarizada e sem previsão de melhorias estruturais.

Descumprimento de recomendações técnicas: Estudos realizados em 2023 apontam a necessidade de utilização integral da Malha Oeste, incluindo a implantação de terminais logísticos em Mairinque, Corumbá, Campo Grande e Três Lagoas. A divisão da malha contraria essas diretrizes e compromete a logística nacional.

Histórico de abandono e descumprimento contratual: A Rumo Logística abandonou a operação da Malha Oeste, levando à degradação da infraestrutura. Manter a concessão sem uma nova licitação gera insegurança jurídica e afronta o princípio da isonomia entre concorrentes.

Renovação sem processo licitatório: A prorrogação da concessão sem concorrência compromete a transparência e a economicidade da gestão do patrimônio ferroviário nacional.

Reivindicações da FerroFrente ao TCU

Diante desse cenário, a FerroFrente solicitou ao Tribunal de Contas da União que:

Instale um procedimento administrativo para avaliar o cumprimento das obrigações contratuais da Rumo Logística S.A.;

Analise os impactos da concentração de mercado no setor ferroviário e seus reflexos na concorrência e eficiência logística;

Avalie medidas para promover maior concorrência e evitar monopólios no setor ferroviário;

Realize uma auditoria para apurar eventuais prejuízos ao erário e à infraestrutura ferroviária, considerando o histórico de abandono da Malha Oeste.

A FerroFrente segue mobilizada para garantir que a malha ferroviária nacional seja gerida com transparência, eficiência e sempre em prol do interesse público, contribuindo para um sistema de transporte ferroviário moderno e competitivo no Brasil.antir que a malha ferroviária nacional seja gerida com transparência, eficácia e em benefício do interesse público, contribuindo para a modernização e ampliação do sistema ferroviário brasileiro.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MORGANA SANTOS OLIVEIRA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025
EM DESTAQUE

Murilo Rosa acredita que Beleza Fatal”, da Max, pode amplificar a produção de novelas

06/02/20250

Produtos da linha de beleza estão entre os queridinhos neste Natal

09/12/20230

Top 5: Veja dicas de como aplicar aromatizadores de ambiente e potencializar os benefícios da aromaterapia

24/10/20240

Adidas chega a Osasco no SuperShopping Osasco

30/11/20240

Como usar goma xantana no sorvete

11/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.