Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Fiocruz, Institut Pasteur e UFC assinam memorando de cooperção em saúde
BEM-ESTAR

Fiocruz, Institut Pasteur e UFC assinam memorando de cooperção em saúde

fatimabrasil25/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A cooperação científica entre Brasil e França avança com a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) entre a Fiocruz, o Institut Pasteur de Paris e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento, que ocorrerá no Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, situado no campus da Fiocruz Ceará, no Eusébio, no dia 25 de março de 2025, às 9h, contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. A cerimônia de assinatura representa a oficialização de um compromisso já firmado pelo presidente da Fiocruz, Mário Moreira, pela presidente do Institut Pasteur de Paris, Yasmine Belkaid, e pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, para reforçar a colaboração em pesquisa, inovação e intercâmbio acadêmico nas áreas da imunologia e da imunoterapia.
No evento, estarão presentes os co-coordenadores do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, Caroline Passaes e João Hermínio Martins, o assessor da Fiocruz para Cooperação com Instituições Científicas e Tecnológicas Francesas, Wilson Savino, o reitor da UFC, Custódio Almeida, o Cônsul-Geral da França no Recife, Serge Gas, e a coordenadora Geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, e suas respectivas equipes.
O memorando de entendimento tem como foco a ampliação das ações de cooperação científica e educacional entre as instituições. A parceria busca fomentar o intercâmbio científico no campo da saúde, além da organização de cursos, programas de pós-graduação em rede, seminários e conferências científicas. O documento também prevê a divulgação de resultados científicos por meio de publicações e trabalhos acadêmicos, o incentivo ao acesso ao Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC) para a realização de estudos científicos, e a orientação mútua de alunos de mestrado e doutorado da UFC, Fiocruz e Institut Pasteur. Além disso, a cooperação entre as instituições também pretende promover treinamentos e capacitações técnico-científicas para a sociedade.
Um dos destaques dessa colaboração é a possibilidade de utilizar o Biotério do NPDM/UFC, que é um dos poucos do Brasil certificados internacionalmente para estudos pré-clínicos de novos fármacos, para a condução dos projetos de pesquisa colaborativos entre os pesquisadores das três instituições. No núcleo, há diversos laboratórios que desenvolvem pesquisas inovadoras para a criação de novos fármacos com potencial anticâncer a partir da biodiversidade brasileira, o que reforça a importância desse acordo para a ciência nacional.
O Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia é fruto da cooperação científica entre o Institut Pasteur, na França, e a Fiocruz. Inaugurado em maio de 2024, sua missão é acelerar a pesquisa no campo da imunologia e impulsionar o desenvolvimento de imunoterapias inovadoras para o tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis. O centro desenvolve pesquisas voltadas para o câncer, doenças emergentes e infecciosas, além de doenças autoimunes e neurodegenerativas. Sua criação fortalece a capacidade de resposta às demandas globais de saúde pública e promove a pesquisa translacional, possibilitando a aplicação dos conhecimentos científicos na criação de novas terapias que possam ser disponibilizadas à população.
O centro atua na concepção e desenvolvimento de novas terapias e estudos translacionais. Essa parceria com a UFC reforça as capacidades de realização de ensaios pré-clínicos e clínicos, etapas cruciais para o desenvolvimento de novas imunoterapias. Entre as terapias desenvolvidas, estão o desenvolvimento de anticorpos monoclonais e moléculas relacionadas, bem como a pesquisa e aprimoramento de terapias celulares baseadas na atividade de células T e células NK. O objetivo é expandir o acesso a tratamentos avançados e desenvolver soluções terapêuticas para doenças que impactam diretamente a população brasileira.
De acordo com os co-coordenadores do Centro, Caroline e João “a assinatura do memorando reafirma um avanço significativo na cooperação científica entre Brasil e França, promovendo a troca de conhecimento e o desenvolvimento de inovações tecnológicas voltadas à saúde pública. O evento reforça o compromisso das instituições com a pesquisa, a inovação e a qualificação de novos profissionais nas áreas da imunologia e imunoterapia, consolidando parcerias estratégicas para o futuro da ciência e beneficiando diretamente a sociedade”.
Para a vice-reitora Diana Azevedo, a participação da UFC nessa parceria é relevante por fortalecer a internacionalização da universidade, ao inseri-la em uma rede global de pesquisa. “Isso é crucial para enfrentar desafios como epidemias, pandemias e outras crises de saúde pública”, considera Diana.
Essa é também a visão da pesquisadora Cláudia do Ó Pessoa, coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC. “Essa parceria permitirá o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na UFC por diversos grupos de pesquisa, promovendo a troca de conhecimento e capacitação. Além disso, contribuirá para avanços no desenvolvimento de vacinas e terapias, proporcionando acesso a infraestrutura e tecnologias de ponta”, afirma.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Camila Pontes de Albuquerque
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde

10/05/2025

Mais precisão diagnóstica para reduzir cirurgias desnecessárias de tireoide é aposta da ATA em novo guideline

10/05/2025

ACG Home Care valoriza os Enfermeiros e oferece oportunidade como franqueado

10/05/2025
EM DESTAQUE

O artista Elliot Moss, de nova york, lança seu novo álbum

17/02/20240

“Inquietos por Natureza”: Segundo livro gamificado do Brasil é lançado pela TuTo Digital em parceria com Editora Gente

28/11/20230

GP de Fórmula 1: governo de SP prepara segurança com drones e mais de 1,1 mil PMs

01/11/20230

Gamificação no ambiente corporativo: Como engajar colaboradores com estratégias lúdicas

08/02/20250

Gato de Salto reforça time de beldades do desfile da Em Cima da Hora

22/01/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.