São Paulo, 28 de outubro de 2024 – A moda brasileira ganha uma nova expressão cultural com o surgimento do Folcore, movimento idealizado por Lucas Ferreira Silva, um artista que busca ressignificar a estética folclórica brasileira. Inspirado nas cores, vestimentas e tradições do folclore nacional, o Folcore traz à tona um visual que não apenas valoriza a identidade cultural do país, mas também dá protagonismo a grupos marginalizados.
Em seu primeiro desfile, o diretor criativo reuniu 10 criativos da periferia de São Paulo e brasileiros residentes em Nova Iorque para desenvolver looks que reinterpretam o folclore brasileiro sob uma nova ótica. Além do desfile, o artista contou com uma exposição de um editorial realizado na Brasilândia.
“A premissa central do Folcore é a valorização da cultura brasileira em sua essência, reforçando a importância da nossa identidade cultural. Neste mês, temos uma data simbólica que reforça esse movimento, que é o Dia do Saci, celebrado em 31 de outubro. Coincidindo com o Halloween, essa data exalta figuras do nosso folclore e mostra que a nossa cultura também pode ser protagonista em grandes eventos culturais”, explica Lucas Ferreira.
O movimento não se limita apenas à moda, mas carrega consigo uma forte mensagem social. Lucas acredita que tanto arte quanto estética, em suas mais variadas formas, tem o poder de transformar e gerar diálogos importantes, e a moda é uma dessas ferramentas. “Em todos os projetos, procuro trazer responsabilidade social, porque acredito que a arte pode não só refletir, mas também influenciar mudanças na sociedade. O Folcore é mais que uma tendência de moda, é um chamado para celebrarmos a pluralidade e a riqueza cultural do Brasil”, afirma o criador.
Com a missão de tornar a estética folclórica uma parte essencial da cultura brasileira contemporânea, o Folcore se posiciona como um movimento inovador que reflete a herança cultural do país, ao mesmo tempo em que promove a inclusão e o protagonismo de vozes muitas vezes silenciadas.
O Folcore já desponta como uma tendência de moda que promete impactar não só as passarelas, mas também as discussões culturais e sociais. A proposta do diretor criativo de expandir a cultura brasileira por meio de diversas linguagens artísticas coloca o movimento como uma referência emergente para a moda contemporânea, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Confira as imagens em alta através deste link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA DA SILVA MIRANDA
giovanna.miranda@xcom.net.br