Divulgados pela ABF (Associação Brasileira do Franchising) no último dia 5 de fevereiro, os dados mostram que o franchising faturou R$ 273,083 bilhões em 2024, 13,5% a mais do que no ano anterior. Os três setores que mais cresceram foram: em primeiro lugar Entretenimento e Lazer, com um crescimento de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar e 16,5%, e Alimentação, com crescimento de 16,1%. Segundo André Vidmar, especialista em franchising e fundador da Oficina de Franquias, empresa especializada na formatação e expansão de franquias, esse crescimento se deve ao aumento da confiança dos investidores no setor, principalmente depois de tantos resultados positivos, ano após ano.
“As franquias já são negócios prontos e completos, testados e avaliados no mercado. Isso faz com que o investidor economize alguns passos em sua jornada empreendedora. Essa é uma das razões pelas quais o franchising tem crescido tanto. Ter esse suporte de quem já trilhou o caminho é muito mais fácil do que trilhá-lo sozinho”, comenta André Vidmar, fundador da Oficina de Franquias.
De acordo com o especialista, muitos desafios devem ser observados por franqueados e franqueadores ao longo do ano, como a mudança de comportamento do consumidor, o uso da inteligência artificial, além de tendências que estão ficando cada vez mais fortes, como ESG (Environmental, Social and Governance) que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, por exemplo.
“Para investidores, é possível adquirir uma franquia com segurança, mas lembrem-se sempre de pesquisar bastante sobre a reputação da marca e avaliar não somente os aspectos financeiros, mas também os mercadológicos. Para empresários que desejam um crescimento exponencial para o seu negócio, a formatação da sua própria franquia é uma excelente opção, desde que, seja executada de forma profissional e redobrado os cuidados para que tudo ocorra de forma planejada, promissora e saudável”, conclui Vidmar.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAEL DE ALMEIDA ROLIM
agenciaampliecomunicacao@gmail.com