São Paulo, fevereiro de 2025 – O Fundo Agbara lança o Programa Asa Dudu, uma iniciativa que busca transformar a indústria da moda por meio da inclusão produtiva de mulheres negras e afro-indígenas. O projeto patrocinado pela Viação Cometa e Grupo Soma, em parceria estratégica com o Instituto JCA, tem o objetivo de ampliar a representatividade e fortalecer marcas lideradas por empreendedoras, promovendo sua presença em espaços de criação. Serão 30 participantes que irão passar por formação com a designer Monica dos Anjos e o ateliê TRANSMoras.
A ação é voltada para mulheres periféricas, residentes na região da grande São Paulo e oferecerá uma jornada formativa com duração de 68h, aliada a aportes financeiros, para impulsionar suas carreiras no setor. Na primeira etapa, as 30 selecionadas participarão de encontros inspiradores com grandes nomes da moda, abordando temas como processo criativo, gestão, relações étnico-raciais e comunicação.
Das selecionadas, 10 irão avançar para a segunda fase, que inclui formações técnicas e criativas em encontros presenciais realizados aos sábados, além de aulas sobre moda. Nesta etapa, as participantes irão desenvolver um plano de negócios detalhado e uma coleção autoral, que será apresentada em um desfile final aberto ao público e a uma banca avaliadora.
Segundo Aline Odara, diretora-executiva do Fundo Agbara, o objetivo do programa é uma oportunidade de ressignificar esse espaço criando um ambiente mais inclusivo. “Queremos criar caminhos reais de desenvolvimento e protagonismo para essas mulheres na indústria da moda, um setor historicamente elitizado e excludente. O Asa Dudu é uma ferramenta de transformação, não só para as participantes, mas para o próprio mercado.”
Além do suporte formativo, o programa oferecerá auxílio financeiro para garantir a participação nos encontros e um investimento de R$ 5.000 para cada uma das 10 marcas finalistas, destinado à produção das coleções. O desfile final contará também com apresentações artísticas e registro audiovisual, conectando as participantes a importantes marcas do setor e ampliando suas oportunidades de inserção no mercado.
A designer e estilista brasileira Mônica Anjos, reconhecida por seu trabalho na valorização da cultura afro-brasileira na moda e pela promoção da moda inclusiva, se une ao Agbara como parceira e realizadora do Asa Dudu. Sua trajetória enquanto mulher negra empreendedora fortalece o propósito do programa, que busca ampliar as oportunidades para marcas lideradas por mulheres negras e afro-indígenas.
O Ateliê TRANSmoras, coletivo que une moda, arte e ativismo com foco na população trans e periférica, também desempenha um papel fundamental na construção do Asa Dudu. A parceria entre o Fundo Agbara, Mônica Anjos e o Ateliê TRANSmoras amplia o impacto do programa, garantindo que ele seja um espaço de formação, criação e fortalecimento para as participantes.
“Ter a colaboração de Mônica Anjos e do Ateliê TRANSmoras na implementação do Asa Dudu reforça nosso compromisso com a moda como ferramenta de identidade, resistência e transformação social. Essa união possibilita a troca de saberes e a construção de um ecossistema mais diverso e representativo”, destaca Jéssica Gonçalves, Gerente Institucional do Fundo Agbara.
As inscrições para o Asa Dudu estão abertas até o dia 21/02 e contemplam iniciativas lideradas por mulheres negras e afro-indígenas com CNPJ ativo, produção autoral e, no mínimo, um ano de atividade comprovada. O programa valoriza marcas que promovam impacto socioambiental positivo ou que reflitam a cultura afro-brasileira, garantindo pontuação extra para candidatas em maior vulnerabilidade, como mães-solo e pessoas trans femininas.
Para mais informações, acesse https://forms.gle/6akAc5duWiM3rpz29
Serviço:
Programa: Asa Dudu
Inscrições: de 05/02 a 21/02/2025
Quem pode participar: Mulheres negras e afro-indígenas, moradoras da cidade de São Paulo ou regiões metropolitanas do estado de São Paulo, ter uma iniciativa ou marca com CNPJ, devem saber costurar, as participantes devem ter produção autoral de seus produtos e faixa de renda média de 1 a 3 salários-mínimos.
Informações no link: https://fundoagbara.org.br/asa-dudu/
Sobre o Fundo Agbara
Fundado em 2020, o Fundo Agbara, inspirado pela palavra yorubá que significa “potência”, é uma organização sem fins lucrativos e de impacto social, que tem como principal missão a justiça e direitos econômicos de mulheres negras, e por consequência a promoção de dignidade, equidade racial e de gênero. Atuando em quatro frentes principais: Fomento, Conhecimento e Advocacy, Consultoria em Diversidade e Inclusão e Diálogos sobre Raça e Cultura Negra.
O Fundo Agbara fortalece iniciativas lideradas por mulheres negras por meio de aportes financeiros, programas de formação e redes de colaboração. Além disso, realiza pesquisas e divulga a memória da população negra por meio de seu núcleo de pesquisa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAYARA OLIVEIRA SILVEIRA
mayara.osilveira@gmail.com